www.ucp.br

Estudantes da UCP recebem a empresa VEG Brigadeiro para apresentação de estudo de caso

Na última terça, dia 21 de março, às 19h30min, no auditório do Campus BC, os estudantes dos Cursos de Marketing, Comunicação Social e Administração da UCP, receberam os empresários George Vasconcellos e Vânia Gonçalves, fundadores da empresa Veg Brigadeiros, para palestra dando sequência às atividades de desenvolvimento teoria e prática, apresentando um diagnóstico mercadológico e de comunicação.

Para a coordenadora do Curso de Bacharelado em Marketing e Comunicação Social, professora Katia Manangao, “esses encontros, propiciados pela metodologia de estudo de casos na disciplina de estágio supervisionado, permitem uma aproximação com a realidade de mercado. Neste contexto, em especial, os estudantes estão construindo o estudo de caso, apoiados pelos depoimentos de empresários que trazem suas experiências para serem compartilhadas. É, sem dúvida, de grande crescimento e aprendizado não só para os alunos, mas também para o gestor do negócio, que ao ser questionado pelo grupo, reflete sobre suas práticas”. 

 

veg

Os empresários, George Vasconcellos e Vânia Gonçalves, se apresentando no auditório do Campus BC. 

 

A Veg brigadeiro é uma microempresa que atua no ramo de doces, bolos e tortas. Iniciou suas primeiras atividades em meados de 2010. Fundada pelo casal George Vasconcellos e Vânia Gonçalves, que arriscaram os primeiros passos no empreendedorismo, fazendo brigadeiros para complementação de renda da família. Na época não passava pela cabeça do casal que esse seria hoje o seu negócio. O casal começou a aprender cada dia mais, através de pesquisas feitas na internet e também comprando livros e revistas de confeitaria, acreditando a partir daí que expandindo seus conhecimentos, poderiam estar diante do seu futuro negócio. No final de 2015, o casal sente a necessidade de expandir o seu negócio e vê que a produção em sua casa, depois de seis anos, não era mais viável, pelo fato de precisarem de espaço e aumentar a produção. Eles alugam um espaço onde montam o seu ateliê, com sala de montagem dos bolos, cozinha independente e sala de reunião, deixando de ser uma produção caseira para alcançar um patamar maior, na opinião deles “trazendo um ar profissional para alavancar a marca”.

O sistema do fluxo de trabalho da Veg Brigadeiro é todo baseado em encomendas, não tendo uma loja física para exposição dos produtos, sendo feita a divulgação e exposição por Facebook e Instagram. As negociações são feitas por inbox, whatsapp e telefone. Todo esse trabalho de administrar, produzir, comprar e toda ou qualquer outra função é feita sempre pelo casal. Localizados no bairro do alto da serra, trabalham com fornecedores que os atendem em seu ateliê, efetuando a compra dos produtos de maior uso, como farinha, manteiga, chocolate e leite. No ateliê eles recebem clientes, na sua maioria mulheres, que marcam visita para conhecer melhor o trabalho e degustar algo do interesse.

O empresário, George Vasconcellos, agradeceu a oportunidade de se reunir com os estudantes da UCP, "foi um enorme prazer poder contar nossa história, como tudo começou e como está sendo viver nosso sonho. Gostaríamos de agradecer à Universidade Católica de Petrópolis, aos Professores José Ferrari e Márcia Julião, que nos deu esta oportunidade e que nos recebeu com tanto carinho. Aos alunos de Marketing e comunicação Social pela atenção dispensada a nós e por superarem nossas expectativas com suas perguntas".

 

ferrari

George Vasconcellos e o professor do curso de Administração, José Ferrari.

 

O encontro reuniu os estudantes de Marketing em cumprimento à disciplina de Estágio Supervisionado, de Comunicação Social, para a disciplina de Planejamento de comunicação e o Curso de Administração como atividade complementar.

“Trabalho com encomendas de chocolates desde os 16 anos, após entrar no curso estou desenvolvendo cada vez mais um bom trabalho, é muito bom ouvir como um pequeno negócio cresce e vai se desenvolvendo aos poucos. A palestra me possibilitou afirmar que tudo é possível quando se rega seus sonhos com dedicação! ” – Disse a estudante Ana Clara Cunha, do 3ª período do Curso de Comunicação Social.

Para o estudante Alessandro da Silva de Vasconcellos, do 7° período de Comunicação Social, “a palestra foi produtiva. Relatando a utilização das mídias sociais em uma microempresa do ramo da confeitaria”.

“A palestra sobre empreendedorismo possibilitou a mim e aos meus colegas uma visão mais concreta sobre como a mídia social pode ajudar a expandir um negócio. Além disso, nos fez perceber a importância de um estagiário de Marketing e como ele pode ser eficiente no aumento das vendas de uma empresa. ” – Disse Lucas Assad, estudante do 3º Período de Marketing.

Para o Pedro Henrique Duarte e Ávila, do 7° Período do Curso de Marketing, a palestra exemplificou o quanto é necessário a implantação das mídias sociais dentro de uma empresa, “uma forma de promover uma maior comunicação. Simples e eficaz! ”.

“Ficamos muito honrados em receber um casal tão jovem e com tanta história bonita para contar. Além disso, verificamos como os nossos alunos podem utilizar conceitos e aprendizados adquiridos em sala de aula para contribuir profissionalmente para as empresas. ” – Disse a professora do Curso de Marketing da UCP.” 

“Ter contato com vários negócios, por meio de estudos de caso e visitas técnicas, são práticas rotineiras em várias disciplinas de nosso curso de marketing e agora, também, no curso de comunicação social. Comunicação em marketing, marketing de varejo, marketing esportivo e cultural, empreendedorismo e novos negócios, são outras disciplinas, além de estágio supervisionado, que contemplam a experiência de gestores em seus negócios, permitindo estreitamento da prática com a teoria- indissociáveis para uma formação de excelência." – Finalizou a coordenadora, professora Katia Manangao. 

 

Petrópolis, 27 de março de 2017

Universidade Católica de Petrópolis firma parceria com a Universidade Católica Portuguesa

Além das instituições na Europa, a UCP possui convênio com universidades na Colômbia, no Peru e no Uruguai.

 

No dia 13 de março, a Universidade Católica de Petrópolis recebeu representantes da Universidade Católica Portuguesa para assinatura do convênio de cooperação entre as Instituições e visita às instalações.

As representantes da universidade Católica Portuguesa, Magda Ferro, Chefe do gabinete de Relações Internacionais, e Cristina Vilela, coordenadora de Relações Públicas, foram recepcionadas pelo Vice-reitor, Marcelo Vizani, e pela assessora jurídica e internacional do Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica - NIICC , Aline Rispoli. 

O Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica (NIICC) é uma estrutura da UCP criada para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos, docentes, pesquisadores e colaboradores por meio de ações realizadas em parceria com instituições conveniadas.

Para a responsável pelo NIICC, Aline Rispoli, "o convênio com a Universidade Católica Portuguesa tem, em um primeiro momento, a expectativa de beneficiar os cursos de graduação de Psicologia e Pedagogia, bem como os mestrados em Psicologia e em Educação, entretanto a expansão aos cursos de graduação Biomedicina e Engenharias, já está sendo estudada. Estamos honrados com mais uma parceria”. Aline complementou dizendo que o papel da UCP com relação ao intercâmbio “é preparar o estudante para que se torne um profissional com diferencial no mercado de trabalho e isso somente será possível se o aluno for comprometido e empreendedor”.

 

DSC 0586 FILEminimizer

Cristina Vilela, Magda Ferro, Marcelo Vizani e Aline Rispoli no ato da assinatura do contrato entre as instituições.

 

"Promover oportunidades de estudo no exterior com instituições conceituadas, com o objetivo de facilitar a troca de estudantes entre os países, é uma meta constante para a nossa Universidade. O convênio entre a UCP e a Universidade Católica Portuguesa, no Porto, é mais uma conquista neste processo de internacionalização da UCP e uma conquista representativa para os estudantes das duas instituições." - Disse o vice-reitor da Universidade Catolica de Petrópolis, Marcelo Vizani. 

 

Sobre a Universidade Católica Portuguesa:

A Universidade Católica Portuguesa é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública. É a primeira universidade portuguesa moderna que não foi instituída pelo Estado, mas sim pela Igreja Católica, ao abrigo da Concordata de 1940 entre o Governo português e a Santa Sé. Desde então, tem dado um contributo significativo para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal.

O ensino na Universidade que, em 49 anos de existência, concedeu graus a mais de 44.000 alunos, procura aliar excelência acadêmica e formação para os valores. Sua estrutura é regional, embora a Universidade seja uma só, a compõem quatro grandes centros: Lisboa (sede da Universidade), Porto, Braga e Viseu.

Para mais informações: http://www.ucp.pt

 

Petrópolis, 23 de março de 2017

 

UCP e Sicomércio oferecem treinamento de Psicologia do Consumidor

 Projeto acontece nos dias 22 e 29 de maio, com inscrições gratuitas

Empresários e funcionários do comércio terão a oportunidade de realizar gratuitamente o treinamento para o setor de vendas, voltado para a psicologia do consumidor. O projeto é uma parceria entre a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio). O treinamento será ministrado por estudantes da instituição de ensino, nos dias 22 e 29 de maio, das 8h às 12h, na sede do sindicato.  

Os estudantes serão supervisionados por professores da universidade e a dinâmica será dividida em algumas etapas. Após a aula expositiva, haverá discussão dos temas e dramatização de situações do cotidiano de um vendedor, finalizando com as avaliações sobre o conteúdo passado.

Para o professor da UCP, Antônio Rubens de Meira Coelho, psicólogo e mestre em psicologia social, a psicologia do consumidor pode ajudar a melhorar o atendimento das empresas, trazendo benefícios para todo o setor, estaando assim, melhor preparado para receber os visitantes da cidade. “Esse ramo da psicologia estuda os processos mentais envolvidos no ato de comprar, ajudando as empresas a entenderem bem o cliente, que são parte importante do sucesso de um negócio”, declarou o professor.

A fase inicial do projeto começará em abril, quando os estudantes da UCP farão um Levantamento das Necessidades de Treinamento com lojistas da cidade. A intenção é identificar carências e fazer um diagnóstico das reais necessidades e problemas de treinamento, para que o projeto possa atuar diretamente em cima dessas questões.

“Essa é uma política de melhora da produtividade do trabalhador do comércio, que só tende a trazer resultados positivos para a cidade, sobretudo no atendimento aos turistas. Lembrando que essa é uma oportunidade única e totalmente gratuita. “ - Explicou o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

 

sicomercio

 Representantes da UCP e do Sicomércio na assinatura do convênio de parceria. 

 

As inscrições para o treinamento podem ser realizadas pelo telefone 2237-0806 ou no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Petrópolis, 22 de março de 2017

Professora e estudantes do programa de pós-graduação em Educação da UCP se apresentam no VI seminário estadual da ANPAE - RJ e o XIII Encontro Estadual da ANFOPE

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, foi promovido o VI Seminário Estadual da ANPAE - RJ e XIII Encontro Estadual da ANFOPE na Universidade Federal Fluminense, com o tema: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE. O evento contou com a presença de diversos pesquisadores renomados, como: Gaudêncio Frigotto, Jorge Najjar, Maria Celi Vasconcelos, Lucília Lino, Iria Brzezinski, entre outros.

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação, ANPAE, visa à realização periódica dos Seminários Estaduais do Rio de Janeiro para fidelização de um grupo de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, além de profissionais das redes públicas de educação básica em torno da ANPAE, fortalecendo a instituição e a discussão das questões sobre gestão e políticas públicas da educação no Brasil. Fortalecendo, também, a pesquisa acerca dessas temáticas nas universidades do estado.

A UCP foi representada no encontro pela Profa. Dra. Jane do Carmo Machado e os estudantes Denize Amorim Azevedo Mendes, Gisela Guedes Duarte Silva de Oliveira, Juliana Luiza Pintos dos Santos Teixeira, Moacir dos Santos da Silva e Daniela A. do Nascimento que apresentaram as pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da UCP por meio de comunicações orais e pôsteres. 

 

unnamed 2

Mestranda Gisela Guedes Duarte Sila de Oliveira e a Professora Doutora Jane do Carmos Machado.

 

f

Mestrandas Juliana Luiza Pintos dos Santos Teixeira e Daniela A. do Nascimento, Professora Doutora Jane do Carmos Machado e a Mestranda Denise Amorim Azevedo Mendes.

 

Petrópolis, 22 de março de 2017

Curso de Psicologia da UCP realiza visita técnica com os estudantes na Cervejaria Bohemia

O Centro de Ciências da Saúde, através do Curso de Psicologia, realizou, no dia 15 de março,  uma visita técnica na Cervejaria Bohemia com os estudantes matriculados no Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos de Gestão, com o objetivo de aproximar a teoria da prática profissional, oferecendo oportunidades para um crescimento pessoal e profissional.

"O curso de Psicologia da UCP preocupa-se com a qualidade em seu processo de formação em todas as áreas do conhecimento em que se propõe formar o estudante. Nosso curso prima pela excelência em suas atividades e busca de consolidação dos conteúdos em atividades de extensão. Vale ressaltar a relevância em oferecer oportunidades para que nossos estudantes tenham uma visão de mercado de trabalho. Esta é uma preocupação de nosso corpo docente visando uma aproximação entre teoria e prática". – Disse a coordenadora do Curso de Psicologia da UCP, professora Mara Noel. 

 

unnamed 11

Os estudantes foram assessorados pelo Prof. do Estágio Supervisionado, Antônio Rubens. 

 

“Os estudantes realizaram o Tour interativo onde foi montada a primeira fábrica de cerveja do Brasil, para posteriormente aplicarem os conhecimentos da Psicologia organizacional através do Recrutamento Seleção e Treinamento dos futuros e atuais colaboradores da empresa parceira. Assim, o curso de psicologia da UCP, com a iniciativa da coordenadora do curso Professora Mara Noel, se consolida junto ao setor empresarial de Petrópolis como parceira, ofertando aos estudantes um campo de estágio para a prática do conhecimento adquirido na sala de aula. ” – Explicou o professor Antônio Rubens, responsável pelo Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos de Gestão I e II.

 

unnamed 10

Professor Antonio Rubens com os estudantes Eulília G. Rangel, Betiza Benaion, Fernanda G. Brandolin, Diana K. de Castro, Breno Figueiredo, Lucas Guarisa, Thais Oliveira (estudante de Psicologia e Supervisora de RH da Cervejaria Bohemia) e Maciel G. B. Schifler.

 

Para o estudante de psicologia, Breno Figueiredo, “a visita foi fundamental para os estudantes em processo de formação, pois conhecendo a organização, seus setores e assistindo alguns funcionários no exercício de suas funções, tivemos acesso às reais necessidades da empresa e também das competências necessárias para que os cargos dentro da Bohemia sejam preenchidos. Assim, temos mais condições para a realização de entrevistas no processo seletivo de vagas para a empresa e melhor noção da responsabilidade implicada nessa tarefa". 

 

Petrópolis, 21 de março de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos