www.ucp.br

Secretaria de Educação e UCP realizam evento de encerramento do curso de Gestão Pública Escolar

Na última quarta-feira, dia 07 de dezembro, no Salão Nobre do campus Benjamin Constant, a Universidade Católica de Petrópolis realizou o encerramento do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública Escolar - projeto desenvolvido pela Instituição (UCP) como parte do Programa de Enfrentamento à Evasão Escolar, 'Escola, presente!', da Secretaria de Educação. Iniciado em 2015, o curso incluiu aulas práticas e teóricas e teve como objetivo atualizar conhecimentos e experiências do setor e desta forma promover a capacitação e evolução contínua dos gestores escolares de Petrópolis.

O curso foi dividido em módulos e ofereceu conteúdos relacionados à liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e financeiro, empreendedorismo, a estruturação de projetos, a administração de conflitos e o atendimento à comunidade escolar, entre outros.

Cerca de 180 pessoas, entre gestores e outros profissionais da Secretaria de Educação do município, participaram do evento de encerramento, que realizou uma dinâmica de integração e palestra motivacional.

“Este evento de encerramento acontece exatamente neste momento, para ir além de sua proposta inicial, que seria de consolidação do curso: fizemos um evento integrado à Secretaria de Educação para simbolicamente encerrar as atividades de 2016, propondo uma reflexão sobre o impacto do curso na vida dos gestores, além de oferecer dinâmica e palestra motivadoras, para “empoderá-los” emocionalmente para os desafios de 2017 em suas vidas profissionais”, comentou  a coordenadora acadêmica do projeto, professora Katia Manangão.

A abertura do evento foi realizada pelo Coral e Orquestra da Casa da Educação Visconde de Mauá, apresentados pela diretora Kelly Grandi.

 

gestao

Apresentação do Coral e Orquestra da Casa da Educação Visconde de Mauá.

 

 A subsecretária de Educação Infantil de Petrópolis, Jaqueline Assis, continuou o evento agradecendo à UCP “pela parceria na formação dos gestores da Rede Municipal de ensino de Petrópolis. Também agradeceu a todos pelo acolhimento no período de gestão e passou a palavra à secretária de educação, Maria Elisa Badia, que fez uma breve retrospectiva das conquistas, das dificuldades superadas e por fim, agradeceu a todos pelo empenho, ressaltando o crescimento profissional dos gestores, após a participação destes no curso de aperfeiçoamento realizado em parceria com a UCP. 

Após as palavras da secretária, foi ofertada uma singela lembrança da SED a cada um dos presentes, para simbolicamente celebrar o encerramento do ano e agradecer à equipe de trabalho e gestores presentes pela dedicação e atuação.

Em depoimento à equipe de imprensa da UCP, Maria Elisa apresentou sua avaliação sobre o curso: “hoje eu pude, junto com o grupo de gestores, celebrar o encerramento do curso que foi um divisor de águas para nossa rede; um curso que agregou de fato na rotina das escolas diante desse paradigma que é poder relacionar teoria com a prática, fruto de muitos meses de estudos e troca de experiências. Muito me orgulha falar, afinal iniciei o curso de Gestores como diretora ao lado de muitos colegas e hoje celebro o encerramento na posição de pilota da nave, comandando um time de peso. Nós que somos profissionais da área e temos os estudantes como foco principal do trabalho, estamos retribuindo todo aprendizado. Desejo que em 2017 todo esse conhecimento seja posto em prática e continuemos avançando como cidade, principalmente na base da educação.”

 

gestao7

Jaqueline Assis falando para os Gestores Escolares. 

 

gestao1

 Os diretores participaram de uma emocionante dinâmica durante o evento.

 

 O diretor João Vitor de Moura Carmo, da escola Doutor Barros Franco, falou entusiasmado sobre a conclusão do curso: “Participei do curso de gestores este ano e me ajudou bastante nas funções do dia-a-dia. Além de toda riqueza de conhecimento adquirido com os professores, havia a troca constante com os colegas gestores e suas experiências. Discutimos assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, das nossas demandas da função, e nos incentivou a buscar mais conhecimentos todos os dias. ”

O prof. Antônio Rubens, do curso de psicologia da UCP, que também acompanhou os gestores durante o curso em alguns módulos comportamentais, aplicou a dinâmica fazendo com que todos levantassem e dançassem ao som de Roberto Carlos.  

 

gestao4

O professor Antônio Rubens no momento da dinâmica com os Gestores Escolares.  

 

gestao2

Durante a dinâmica, o prof. Antônio Rubens convidou os gestores que estavam se aposentando para subirem ao palco e receberem os aplausos dos colegas.

 

“No curso de gestores trabalhamos em 3 módulos: Administração de conflitos, Administração do tempo e Dinâmica de grupo, com aulas sempre voltadas para a prática no cotidiano visando a melhoria da Gestão Escolar e do processo ensino aprendizagem. No encerramento realizei uma Dinâmica de integração através da música “Além do horizonte”, do Roberto Carlos, foi contagiante. Cantamos unidos com alegria e desejamos aos colegas fé, esperança e alegria no futuro. Também fizemos uma linda e justa homenagem aos gestores que estarão se aposentando nos próximos meses. ” - Disse o professor Antônio Rubens.  

Após coffee break, a professora Maracy Alves, do curso de psicologia da UCP, ministrou a palestra “Satisfação ou sofrimento psíquico no trabalho? Podemos escolher”.

 

gestao6

Professora Maracy Alves palestrando para os gestores. 

 

gestao10

Reunidos na foto, gestores escolares e equipe de trabalho da secretaria de educação de Petrópolis.

 

O evento encerrou no final da tarde, com mais agradecimentos de Jaqueline Assis à UCP, reforçando a certeza da bagagem que os diretores levarão para enfrentar a missão de gerir uma escola, bem como pelo belo encerramento motivacional oferecido pela UCP às gestoras, encerrando as atividades de 2016. 

 

Petrópolis, 14 de dezembro de 2016

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos