www.ucp.br

A Universidade Católica de Petrópolis realiza o 41º Concerto de Natal em comemoração aos 40 anos do seu Coral

Celebrando os 40 anos de fundação do Coral da UCP, que iniciou suas atividades em 1976, foi realizado o 41° Concerto, onde foi recebido diversos ex-componentes do coral e da orquestra da UCP.

O concerto deste ano foi dividido em dois momentos, o primeiro foi realizado no último domingo, dia 11 de dezembro, às 19h00, na Capela da UCP e a próxima apresentação ocorrerá no dia 18 de dezembro, às 19h00, no Theatro Dom Pedro.

A primeira apresentação iniciou-se com o Coral da UCP, seguido da Orquestra de Câmara da UCP, Conjunto Anima e Cuore da UCP e a participação especial do Coral Universitário Contraponto da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco).

O Coral da UTFPR foi fundado e é dirigido pelo Prof. Dr. Rodrigo Xavier, petropolitano e ex-componente do coral e da orquestra da UCP, para ele, “é uma enorme satisfação participar dos 40 anos do Coral da UCP. Eu fui filho desta casa durante 8 anos. Foi graças ao Coral e ao maestro Gastão que me formei aqui e voltei depois como professor. O Coral da UTFPR foi fruto de uma parceria com o professor Gastão e a UCP desde 2012. Eu costumo dizer aos meus amigos que há algo de mim nas paredes dessa Universidade. Se eu pudesse escolher, eu escolheria nunca ter saído daqui, mas foi necessário para passos maiores e sou muito saudoso e honrado por fazer parte desse momento. ”

IMG 20161211 190752733 FILEminimizer

Prof. Dr. Rodrigo Xavier, maestro do Coral da UTFPR.

 

Com a Capela repleta, o 41° Concerto comemorativo dos 40 anos do Coral da UCP, contou com a presença da diretora de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Evany Noel, do reitor da universidade, Padre Pedro Paulo, além de diversos ex-coralistas que também participaram do concerto.

“É uma emoção muito grande estar aqui hoje, pois eu acompanho esse Coral desde o início. Nós vemos a continuidade dessa obra todos os anos e na verdade já se tornou um patrimônio de Petrópolis. Quero parabenizar à UCP por dirigir esse lindo trabalho a todos que fazem parte. ” – Disse Evany Noel.

O reitor Padre Pedro Paulo ressaltou a importância do espírito natalino, "Neste período do ano, e a cada ano casas, lojas, muitos lugares públicos recebem iluminação extra. Tudo fica mais colorido com as cores vermelha e branca, verde e dourada. Muitos amigos ou colegas de trabalho se reúnem para confraternizarem. As pessoas ficam mais bem-humoradas e desejam que todos tenham o mínimo suficiente para viverem com dignidade. Fazem doações de alimentos e presentes. Não querem ver ninguém triste. Somos tomados pelo chamado ‘espírito natalino’ ou ‘espírito de Natal’. O que, às vezes, não nos damos conta é que tudo isso só se tornou possível porque ‘Deus do horizonte infinito de seu amor, tomou uma decisão: entrar nos limites de nossa história’ (Papa Bento XVI) e resgatar o que há de mais bonito em nossos corações, o que há de melhor em nós, o que nós somos. O Concerto de Natal da UCP se insere neste contexto, colaborando para despertar esse ‘espírito’ no mundo da cultura erudita com músicas clássicas e populares, que nesse ano de 2016 o realiza com um sabor especial, pois completa 40 anos da criação oficial do Coral da UCP. Há 40 anos a UCP investe de forma comprometida e sistemática na cultura do canto coral concedendo bolsas de estudos aos seus coralistas. Parabéns ao Maestro A. Gastão e a todos os seus coralistas. ” 

IMG 20161211 201830827 FILEminimizer

Orquestra de Câmara da UCP se apresentando.

 

“Entrei na faculdade em 1992 cantando no Coral da UCP e estou até hoje, 24 anos. A emoção é grande em poder participar todos anos desse evento. No próximo ano, estarei cantando no meu 25° concerto de natal da UCP, é um grande presente. Ao longo desses anos, fiz grandes amigos e espero ter saúde para continuar cantando por muitos anos no Coral da UCP. ” – Disse Roney Theobald, Coralista da UCP.

A emoção também foi vivida por aqueles que estão iniciando sua vida acadêmica musical, como Breno Eduardo da silva mendes, Coralista da UCP, que está no seu segundo período do curso de licenciatura em música, “Estou cursando o meu primeiro ano do Curso de música e desde então participo do Coral e Conjunto Anima e Cuore da UCP. Entrei agora no Coral, mas sempre acompanhei a vida musical de Petrópolis e com isso, acabamos conhecendo todos os músicos da cidade. É um prazer estar participando do meu primeiro ano de Concerto pela UCP e mais gratificante ainda por ser um Concerto em comemoração aos 40 anos do Coral. ” – Disse Breno Eduardo da silva mendes, Coralista da UCP.”

Maristela Justen Moreira, formada em Direito pela UCP e ex-coralista, ressaltou a importância na sua formação a inclusão no Coral, “Eu tive a oportunidade de cantar no Coral da UCP de 2004 a 2010. Estou muito feliz em poder participar de um momento tão especial em comemoração aos 40 anos. O Coral representou uma parte importante na minha vida, não só acadêmica, mas na minha formação pessoal também. Aprendi a lidar melhor com responsabilidades de horários e comprometimento. Além disso, o professor Gastão é um exemplo que tenho como referência na minha vida, aprendi muito com ele e tive oportunidade através dele. “

Os ex-coralistas que estiveram na apresentação do 41° Concerto de Natal da UCP demonstraram emoção ao reviver memórias dos concertos mais antigos, como disse Wagner Moreira de Souza, ex-coralistas do Coral da UCP, “entrei no Coral em 1982 junto com meu ingresso na faculdade de administração na UCP, no mesmo ano, e estive até a Fundação do Coral de Petrópolis. A emoção de retornar aqui é indescritível, é muito sentimento envolvido. Estar aqui hoje me faz lembrar dos concertos antigos, do memorável momento em que cantávamos “noite feliz” e víamos a satisfação do público, é inesquecível. ” 

 

IMG 20161211 195342351 FILEminimizer

Coral da UCP se apresentando.

 

IMG 20161211 202403990 FILEminimizer

Maestro Antônio Gastão.

 

Segundo Antônio Gastão, Maestro e Professor da UCP, “É fantástico poder comemorar esta data. Eu já rejo o Coral da UCP há quase três décadas, participei da comemoração dos 20 anos, dos 30 anos e agora estou aqui celebrando os 40 anos com muito orgulho. O orgulho é maior ainda quando vejo que marcamos a vida de muitas pessoas, algumas que estão no Coral desde a fundação, e vejo o amor que é empregado e dedicado. Realmente influenciamos a vida dessas pessoas. Fato engraçado é que o Coral está completando 40 anos e estamos no 41° concerto, porque o primeiro Concerto de Natal foi feito antes mesmo de completarmos um ano.”

A próxima e última apresentação ocorrerá neste domingo, às 19h00 no Theatro Dom Pedro, com a participação do Coral da UCP, Coral Laus Deo, Coral Regina Caeli, Orquestra de Câmara da UCP, Conjunto Anima e Cuore da UCP e ex-componentes dos grupos artísticos universitários, sob regência de Antônio Gastão, Marcelo Vizani e Rebeca Kappaun Henaut. 

 

Petrópolis, 15 de dezembro de 2016

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos