www.ucp.br

UCP participa da Sétima Mostra de audiovisual de Petrópolis

A Mostra de Audiovisual de Petrópolis nasceu de uma iniciativa do Curso de Ensino Médio Integrado em Produção de Audiovisual do Colégio Estadual D. Pedro II e conta com o apoio da Universidade Católica de Petrópolis em todas as suas edições, desde a participação de professores palestrantes, atividades culturais, até a cessão de espaços para exibição de filmes.

A proposta do ensino médio integrado está estruturada a partir de três princípios: ciência, cultura e trabalho. O curso tem duração de três anos, em horário integral, e atende a cerca de 180 alunos. Nele os jovens, na faixa etária dos 14 aos 18 anos, têm aulas das disciplinas regulares do ensino médio e disciplinas do núcleo de formação técnica que convergem conteúdos, habilidades e atitudes profissionais em torno de projetos audiovisuais. As obras daí provenientes são divulgadas em festivais e nas mídias locais. Além disso, são oferecidas atividades complementares tendo em vista ampliar a bagagem cultural e imagética e contribuir para a formação cidadã dos alunos.

A Mostra oferece à Petrópolis filmes inéditos, produtores, diretores e atores para debates sobre a construção técnica e sobre as diversas dimensões do audiovisual, artística, filosófica, conceitual, política, histórica, cultural, entre outros enriquecimentos.

“As oficinas são direcionadas aos estudantes do curso de ensino médio integrado em audiovisual do Colégio Estadual D. Pedro II e para a comunidade em geral. Essa é mais uma oportunidade de diálogo colaborativo entre a Universidade e a Educação Pública, trazendo os jovens para experiências culturais dentro da UCP, favorecendo e promovendo um rico intercâmbio! ” – Disse a professora do curso de Filosofia, Psicologia e Pedagogia da UCP, Lara Sayão.

Este ano, a UCP participou oferecendo duas oficinas: "Cinema e Filosofia" com o aluno do Curso de Filosofia Lucas Santa Rosa e "Composição de trilha sonora para o audiovisual", com o Coordenador do Curso de Licenciatura em Música, Maestro Antônio Gastão, com a proposta de incentivar o uso do audiovisual como metodologia pedagógica, estimulando a pesquisa e a produção de conhecimento através dos recursos e da linguagem audiovisual.

 

unnamed

Identidade Visual elaborada por Luiz Marcel Ferraz (Noiabing) e Claudio Partes para a 7° Mostra.

 

IMG 0657 FILEminimizer

 Alunos do ensino médio na oficina "Cinema e Filosofia" com o aluno do Curso de Filosofia da UCP, Lucas Santa Rosa, e a professora Lara Sayão.

 

 Petrópolis, 20 de dezembro de 2016

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos