Busca

                
 
 
O Programa de Pós-graduação em Direito da UCP propôs reflexões atuais e contemporâneas sobre a área na aula inaugural do curso, realizada virtualmente nessa quinta-feira (21.05) com transmissão na TV UCP, canal no Youtube da Universidade. O evento teve o convidado, prof. dr. Gilvan Luiz Hansen, docente do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal Fluminense, que ministrou a palestra A insustentável leveza do Direito.

Hansen tem experiência e publicações na área de Filosofia e em Direito, com ênfase em Ética, História do Direito, Filosofia do Direito, Teoria do Direito, Filosofia da Educação e Filosofia Política. 

O coordenador do PPGD, prof. dr. Daniel Machado Gomes

“O tema, em uma referência à principal obra de Milan Kundera, A insustentável leveza do Ser, aponta para uma tensão que me parece presente no campo do Direito desde os seus primórdios que envolve os dois aspectos: da segurança e estabilidade, por um lado, versus a insegurança e instabilidade do outro. O Direito se digladia com essas duas perspectivas, sempre buscando-se afirmar como instância de estabilidade e de segurança. E isso está muito presente em todo momento da história e hoje no Brasil”, disse Hansen depois de falar um pouco sobre a obra literária em questão iniciando a analogia ao Direito. 

Além da reflexão sobre o Direito, que atraiu público em geral interessado no tema, a aula também buscou uma integração entre os alunos da graduação e do mestrado em Direito da UCP. 

O conteúdo da palestra A insustentável leveza do Direito pode ser conferido no canal da UCP no Youtube.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000