Busca

                
 
 
A psicologia também tem papel fundamental no enfrentamento da covid-19. O tema foi discutido, nesta quinta-feira (28.05), na palestra Novas rotinas da Psicologia Hospitalar frente à pandemia de covid-19, que foi transmitida ao vivo na TV UCP, canal oficial da Instituição no Youtube.

Quem compartilhou suas experiências foram Jociane Gatto Justen Coutinho, psicóloga clínica e hospitalar, coordenadora das equipes de psicologia do Hospital Santa Teresa e Hospital Unimed, e diretora presidente da Unifop (cooperativa de trabalho de saúde e reabilitação); e a graduada e mestranda em Psicologia pela UCP, Letícia Nascimento Mello, especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde; psicóloga no Hospital Santa Teresa.



O evento teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela Psicologia Hospitalar no enfrentamento à pandemia que estamos vivendo, revelando adaptações, desafios e cuidado com as equipes de saúde. Para a coordenadora do curso de Psicologia da UCP, Profª. Rosilene Ribeiro foi uma grande oportunidade de entender o papel do psicólogo nesse momento tão novo que vivemos.

“Os relatos das psicólogas, extremamente sensíveis, puderam revelar o processo de ressignificação das práticas psicológicas em hospital. Na verdade elas estão reconstruindo as práticas para esse contexto tão inédito. Também compartilharam os desafios que têm enfrentado nesse contexto, junto a familiares, demais profissionais de saúde e aos próprios pacientes. E todo esse movimento tem resultado no protagonismo da Psicologia nessas ações, um maior reconhecimento da área. Foi uma grande oportunidade para os estudantes, profissionais de Psicologia e todos os interessados conhecerem a atuação do psicólogo no âmbito do hospital, na linha de frente da covid. Foi um encontro muito significativo. Uma prestação de serviço muito importante”, frisa a docente.

Todo o conteúdo da palesta Novas rotinas na Psicologia Hospitalar frente à pandemia de covid-19 pode ser conferido no canal oficial da UCP no Youtube.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000