Busca

                
 
 
Durante todo o mês de Junho, a TV UCP exibiu a websérie especial produzida pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso celebrando o mês dedicado à proteção desse público, o Junho Violeta. Foram 10 entrevistas com especialistas de diversas áreas que falaram sobre diversos temas pertinentes ao público da melhor idade, como questões de saúde, financeiras e até sobre o isolamento social durante a pandemia. A websérie terminou nesta quarta-feira (1º.07) com a participação da juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Jacarepaguá, Dra. Lísia Carla Vieira Rodrigues.

Na ocasião, a juíza falou sobre mediação de conflitos no combate à violência contra o idoso.

“Lamentavelmente os índices de violência contra a pessoa idosa são expressivos e lamentavelmente nesta situação de pandemia os hipervulneráveis acabaram sofrendo mais ainda com a violência e também os idosos que entram nesta categoria. E muito mais lamentavelmente ainda que em muitos casos os agressores são os familiares, incluindo filhos, netos, vizinhos, parentes em geral, pessoas que tem um convívio próximo com o idoso”, pontua a juíza, que apresentou os números sobre os idosos.



“Hoje no Brasil 14.3% da população é de idosos, o que representa 2,9 milhões de pessoas. E que em 2030, por exemplo, teremos mais idosos do que crianças e adolescentes. Nós vamos ter 18% de idosos acima de 60 anos e 17% de crianças e adolescentes. Então a população de idosos vai aumentar cada vez mais”, lembra a juíza, que destaca a importância do Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP.

“O pólo avançado do CEJUSC instalado na UCP é importante pela mediação e pelo aspecto da promoção da cidadania. O idoso tem que ter consciência de que ele tem direito, tem voz e de que ele pode falar. Espero que os idosos continuem envelhecendo bem não só fisicamente, mas também psicologicamente e para isso é importante que eles saibam que eles tem direitos, tem voz, tem que ser ouvidos e que tem que ser bem tratados e com carinho”, finalizou.  

As 10 entrevistas da websérie especial comemorativa pelo Junho Violeta podem ser conferidas no canal no Youtube da UCP.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000