Busca

                
/images/UCP/EXTENSAO/eventos/TesteiraSite_II-Jornada-Discente-do-CTH.png

O Centro de Teologia e Humanidades da UCP promove a II Jornada Discente do CTH no dia 15 de agosto de 2020, que em sua segunda edição, tem por tema Educação e pesquisa: estudos específicos e contemporaneidade.

O evento tem como objetivo discutir os desafios e as possibilidades de pesquisa na atualidade, sobretudo, em momento de pandemia. Apresentando, dessa maneira, as especificidades e as demandas de cada área. O evento destina-se a toda comunidade acadêmica, sobretudo estudantes e pesquisadores da graduação.


PROGRAMAÇÃO: Dia 15 de agosto de 2020

Mesa-redonda de Filosofia e Letras: "A importância da arte na quarentena: uma abordagem literária e filosófica"

Horário: Às 11h
 

Palestrantes: 

Denise Mercedes Nuñez Nascimento Lopes Salles: Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (2012). Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora do Mestrado em Direito e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora Geral de Pesquisa, Presidente da Comissão Própria de Avaliação e Professora do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais do UniLaSalle/RJ. Dedica-se às seguintes áreas de pesquisa: Direitos Humanos, Democracia e Cultura Política na América Latina; Migrações e Direitos Humanos e Política para os Migrantes e Refugiados no Brasil.

Aline de Almeida Rodrigues: Possui graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora - Secretaria de Educação Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Mediadora: Maria Carolina Matias Marques de Carvalho (Graduanda em Letras pelo Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Integra o Diretório Acadêmico Mattoso Câmara.)


Mesa-redonda de História: "A pesquisa em História na contemporaneidade: a História oral e a pesquisa em arquivos"

Horário: Às 13h30min

Palestrantes: 

Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas: Doutoranda e Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2019) - Área de Concentração: História Política/Linha de Pesquisa: Política e Cultura. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008) e em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Servidora do Museu Imperial/Ibram/Ministério do Turismo, atuando na Área de Pesquisa. Possui experiência em projetos relacionados ao acervo histórico e artístico da instituição. Participou do projeto de elaboração do dossiê que rendeu aos Documentos relativos às viagens do Imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo a nominação no Programa Memória do Mundo Internacional da UNESCO. Trabalhou como Técnica em Acervo do Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial - Dami. É editora do Anuário do Museu Imperial. Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Processos Criativos (NUPROC/UFSC), dedicado ao estudo e à divulgação da produção intelectual de d. Pedro II. Associada da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos. Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

Marcus Vinicius de Oliveira: Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF, onde realizou o mestrado (2019) e a graduação (2016). Desenvolve atividades de pesquisa sobre fotografia, acervo fotográfico, intelectuais e colonialismo português, assim como trabalhos de História Oral no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF (LABHOI-UFF), onde é membro do corpo de pesquisadores.

Mediador: Lucas Ventura da Silva (Estagiário do Museu Imperial/Ibram/Ministério do Turismo. Graduando em História pelo Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Integra os grupos de pesquisa "Fontes Eclesiásticas e História Social" e "A cidade de Petrópolis: múltiplas formas de estudo", vinculados à mesma universidade. É membro do Diretório Acadêmico Leonardo Candu.)


Mesa-redonda de Música: "Educação musical e ensino a distância: é possível conciliar?"

Horário: Às 15h

Palestrantes: 

Julien Bacelar: Possui graduação em Música, sendo formado na primeira turma do curso de Licenciatura em Música do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis.

Pedro Ernesto: Graduando em Música pelo Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis.

Mediadora: Sabrina Marvila Ferreira (Graduanda em Música pelo Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Integra o Diretório Acadêmico Villa-Lobos.)


Mesa-redonda de Pedagogia: "O sentido da escola na pandemia"

Horário: Às 17h

Palestrantes: 

Ana Lucia Tarouquella Schilke: Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Educação na Universidade Estácio de Sá - UNESA . Possui Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em Educação e Saúde pela FIOCRUZ. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em Curso de Formação de professores, Coordenação Pedagógica, escolarização da criança hospitalizada e programas de educação e saúde.

Marta Nidia Varella Gomes Maia: Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense na área de Educação da Infância. Pesquisadora do Grupo FIAR – Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte. Foi professora da Educação Básica entre 1985 e 2018, Supervisora Educacional na Educação Básica entre 2004 e 2018 e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas da PUC-Rio entre 2016 e 2018. Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016). Possui Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2011), Especialização em Saúde Mental na Infância e Adolescência pela CESANTA (2006), Especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela UFF (2003), Graduação em Pedagogia pela UFF (2000). Áreas de interesse: Infância, Educação Infantil, Currículo, Políticas para a Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Ciclos.

Mediadora: Gabriela Penna de Castro (Estudante de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Estagiária do Colégio de Aplicação da UCP. Desenvolve pesquisa relacionada ao ensino remoto na Educação Infantil durante o período de suspensão das aulas presenciais devida a Pandemia da Covid-19.)



APOIO

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000