Busca

                
 
 
Alunos de diferentes cursos de graduação marcaram presença no curso de férias “Tópicos de Metodologia da Pesquisa na universidade”, oferecido pelo Curso de Licenciatura em História do CTH e conduzido pelo professor Sergio Gonçalves da Cunha. Entre os temas abordados, discutiu-se conceitos elementares necessários para a produção acadêmica e científica, paradigmas de ciência, correntes epistemológicas dos séculos XX e XXI, tipos de pesquisa e o atual contexto da pesquisa científica nas universidades brasileiras. O curso foi realizado entre os dias 09 e 11 de janeiro, no auditório do Campus BC (Sala 98) das 19h30min às 22h30min.

“A pesquisa dentro das instituições de ensino superior é algo altamente relevante não somente para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade, especialmente em países como o Brasil em que grande parte da produção científica se concentra dentro de tais instituições. Muitas demandas sociais podem ser atendidas através de novas descobertas que podem colaborar com políticas públicas mais eficazes” explica o Prof. Sergio. O Professor ainda reforça a opinião de diversos pesquisadores sobre a necessidade de se fortalecer uma cultura científica na sociedade brasileira: “questionamento e curiosidade - características que temos desde crianças - são alguns dos elementos fundamentais para a produção de uma boa pesquisa. Para que essa cultura se fortaleça temos que estimulá-la desde a educação básica com projetos diferenciados nesse sentido. Compartilhar essas ideias com os alunos de graduação - na sua posição de futuros pesquisadores - e especialmente como futuros professores, é algo fundamental”.



Alunos no Curso de Férias oferecido pelo CTH da UCP.

No encerramento das atividades, o professor Bruno Tamancoldi, coordenador no curso de História, destacou a importância das Ciências Humanas nesse processo e agradeceu a expressiva participação de todos. Na oportunidade, o docente aproveitou para convidar os presentes para participarem dos próximos cursos de férias oferecidos pela Licenciatura em História neste mês de janeiro.


Professor da UCP, Bruno Tamancoldi com o professor palestrante, Sergio Gonçalves da Cunha.

No encerramento das atividades, o professor Bruno Tamancoldi, coordenador no curso de História, destacou a importância das Ciências Humanas nesse processo e agradeceu a expressiva participação de todos. Na oportunidade, o docente aproveitou para convidar os alunos presentes para participarem dos próximos cursos de férias oferecidos pela Licenciatura em História neste mês de janeiro.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000