Busca

                
 
 
Na última quinta-feira, dia 23 de março, às 19h, no Campus BA, foi assinado o termo de parceria entre a representação regional do PMI (Chapter Rio de Janeiro) e a Universidade Católica de Petrópolis, por meio de sua Fundação de apoio – Fundação Dom Cintra.
 
O Chapter PMI-RIO é uma organização sem fins lucrativos. Sua missão é disseminar as metas da maior entidade internacional em Gerenciamento de Projetos, o Project Management Institute. O PMI-RIO desenvolve e encoraja atividades locais que podem contribuir ao crescimento do Gerenciamento de Projetos.
 
Com a parceria, a UCP e a FDC poderão solicitar o apoio do Chapter PMI Rio para a validação do conteúdo programático e a seleção dos instrutores (preferencialmente profissionais certificados e filiados ao Chapter Rio) para a oferta de cursos de extensão e pós-graduação lato sensu na área de gerenciamento de projetos. Em contrapartida, os cursos da UCP serão divulgados para os associados do Chapter Rio e os alunos destes cursos serão (caso ainda não sejam associados) inscritos no PMI e no Chapter Rio do PMI.  O primeiro curso oferecido será um preparatório para as certificações CAPM e PMP.
 
O Professor de Gerência de Projetos da UCP e presidente da Fundação Dom Cintra, Paulo Cerqueira, PMP, explica que “a certificação do PMI é reconhecida e exigida mundialmente, além de ser a mais importante para a indústria. A Certificação é uma comprovação de que o profissional possui formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos”. 
 
O evento iniciou-se com a palestra realizada pelo Presidente do Chapter Rio, Carlos Augusto Freitas, aos estudantes.
 
"O evento brindou a parceria UCP - Fundação Dom Cintra junto ao PMI-RJ. Nossa expectativa é, a partir de agora, proporcionar aos nossos alunos eventos, cursos e palestras voltadas ao gerenciamento de projetos, acrescentando habilidades de gestão na sua formação." – Disse o professor de Gerência de Projetos da UCP, Paulo Salles, PMP, PMI-RMP.
 
Logo após à palestra, o Vice-reitor da UCP, Marcelo Vizani, o Presidente da Fundação Dom Cintra, Paulo Cerqueira e o Presidente do PMI-RJ, Carlos Augusto Freitas, realizaram a assinatura do termo de parceria entre as instituições. 
 
Para Conrado Alexsander Soares, estudante do Curso de Engenharia Mecânica da UCP e ganhador do sorteio realizado durante o evento, “foi uma palestra bastante esclarecedora, mostrando a origem e as motivações da gerência de projetos. Como é uma área do meu interesse, aprendi bastante quanto ao tipo de profissional que o mercado precisa nesse ramo e o que esperar da carreira. Informações novas como qual a real posição do gerente de projetos e suas responsabilidades foram abordadas de maneira clara, de forma que pude visualizar inclusive no meu dia-a-dia como estagiário na indústria”. Conrado finalizou dizendo que muitos presentes, assim como ele, estão prestes a começarem suas carreiras profissionais e “para quem já trabalhou em corporações, percebe que há uma certa dificuldade para novatos entrarem na área. Nesse sentido, minha pergunta foi sobre o que é necessário para nós iniciantes nos destacarmos e conseguirmos mais chances. A resposta dos palestrantes foi que a capacitação técnica é de extrema importância, mas como podemos ver, a experiência em gestão se passa também pelo contato com as pessoas, e isso é exatamente o que devemos focar e melhorar, o jeito com o qual criamos nossas relações com as pessoas e como aplicamos nossas técnicas de gerência com elas. Para nós do ramo da Engenharia, esses conceitos ficam muito distantes e abstratos ao longo do curso e, como consequência, devemos estudar e nos refinar cada vez mais nesses aspectos se queremos ascender na gerência de projetos”.
 
“Estive na palestra a respeito da parceria da PMI com a UCP e fiquei muito feliz com tudo que ouvi, por saber que existem meios de se valorizar como profissional em áreas da gestão de projetos com as certificações que são reconhecidas internacionalmente. “ – Disse a estudante do 6° período do Curso de Engenharia de Produção, Marcela Satilho. 
 
Na foto, Paulo Salles, Professor de Gerência de Projetos da UCP, Paulo Cerqueira, Professor Gerência de Projetos da UCP e Presidente da Fundação Dom Cintra, o Vice-reitor da UCP, Marcelo Vizani, a Pró-reitora de graduação, Regina Máximo, o Presidente do Chapter PMI Rio, Carlos Augusto Freitas e o VP de Operações do PMI, Roberto Pinheiro Paranhos.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000