Busca

            
 
 
Fundado em novembro de 1986, o Anima e Cuore tem em seu currículo centenas de apresentações de grande sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por alunos bolsistas da Universidade e voluntários amantes da música, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Nos últimos anos, tem dedicado especial atenção à música pré-barroca, realizando concertos com obras de Henry Purcell, Cantos e Danças da Renascença Francesa e Italiana, trechos do “Oratório de Natal” de Heinrich Schütz e Música do Século de Ouro da Renascença Espanhola. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

Destacam-se entre suas apresentações os concertos realizados na Sala de Música do Imperador (no Museu Imperial de Petrópolis), na Casa da Princesa Isabel, nos festivais de Inverno da ABRARTE, no Consulado da República Federal da Alemanha, na Casa de Cláudio de Souza, no Palácio Rio Negro e nas comemorações dos 200 anos da morte de Mozart. Um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, foi apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas.

O conjunto é dirigido desde a sua fundação pelo Maestro Antônio Gastão. A formação camerística do conjunto, que raramente ultrapassa o número de dez componentes, exige participantes hábeis, experientes e seguros. O repertório sofisticado e o número limitado de ensaios exige dos músicos grande concentração e dedicação ao estudo individual.
 

Como ingressar?

Os integrantes do conjunto são escolhidos pelo maestro entre membros destacados do Coral e da Orquestra de Câmara da UCP.
 

Concessão de bolsa

Os alunos que se tornam participantes regulares do conjunto recebem uma bolsa no valor de 1 crédito acadêmico ao mês.
 

Ensaios

O conjunto ensaia na Escola de Música UCP, no Campus Dom Veloso. Os ensaios, dedicados à preparação do repertório, acontecem nas sextas-feiras, das 08h30min às 11h30min.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000