Busca

                
 
 
Com o título Módulo de Elasticidade do Concreto: Um estudo semi probabilístico e seus desdobramentos, o artigo escrito a quatro mãos pelos professores da UCP, Ana Carolina Carius e Vinícius Furtado, pelo técnico de laboratório, Alex Justen Teixeira, e pelo aluno Leonardo de Souza Corrêa será publicado em um livro sobre Engenharia Civil. O convite é resultado da apresentação do trabalho no VI Congresso de Engenharia Civil, o Conenge, que aconteceu em maio deste ano, na cidade mineira de Juiz de Fora.

O trabalho é uma pesquisa feita pela professora Ana Carolina, que contou com a parceria dos colegas e do aluno, sobre módulo de elasticidade do concreto, na qual propõe um ajuste na forma de cálculo do módulo de elasticidade.

Docentes e aluno da UCP terão artigo publicado em livro sobre Engenharia Civil
A Profª Drª Ana Carolina Carius com o aluno de Engenharia Civil, Leonardo de Souza Corrêa na apresentação do trabalho no Conenge

“Fizemos a medição de vários corpos de prova e um ensaio do modo de elasticidade. Pelo fato do concreto ser heterogêneo, nem sempre esses valores dão iguais. Mas conseguimos provar que o conjunto de valores que foi extraído desses ensaios se comportou conforme uma distribuição normal de probabilidade. Então conseguimos com 99% de certeza colocar os valores dentro de um intervalo. Conseguimos provar que 99% dos corpos de prova que testamos estavam com os valores dentro desse intervalo”, explica Ana Carolina, apontando a importância do resultado.

“Esses valores que obtivemos foram pouco diferentes do que a norma propõe para o cálculo do módulo de elasticidade do concreto baseado no teste de resistência. Então acreditamos que trabalhar da forma que fizemos estamos mais próximo da realidade do que uma fórmula que eles chegaram a um valor. Isso agrega um comportamento mecânico ao concreto. Claro que o módulo de elasticidade não diz tudo sobre o concreto. Mas ele dá algumas informações importantes do ponto de vista mecânico e estamos também usando esses valores em outra pesquisa”, completa a docente.

Esse estudo desenvolvido pelo grupo da UCP vai compor um capítulo específico do e-book Engenharia de Construção Civil e Urbana, previsto para ser publicado em dezembro deste ano.

“Como professora do ciclo básico e formada em matemática, é uma honra aplicar os conhecimentos nos problemas de engenharia civil. Fazer com que meus alunos reflitam sobre os problemas, devolvam senso crítico, criatividade e inovem em soluções. É a concretização de um trabalho que só é possível graças ao laboratório da universidade e o apoio às pesquisas, que ocorrem desde 2016”, comenta a Profª Ana Carolina, que acabou de publicar também o livro Cálculo Diferencial e Integral para Químicos, fruto de outro trabalho de pesquisa.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000