Busca

                
 
 

Tradicional programa educacional da Universidade aconteceu nesta terça-feira (24.09), no Campus Dom Cintra


Imagina conhecer uma cena de crime e participar de um júri, acompanhando  como funciona o papel do Direito, que se utiliza também da Biomedicina para analisar as provas por meio da perícia? Essa simulação foi uma das atividades do UCP Portas Abertas, que em sua 10ª edição reuniu público recorde de cerca de 1.800 estudantes do Ensino Médio, de 23 escolas das redes pública e privada de ensino, no Campus Dom Cintra. O evento que auxilia os jovens na escolha da carreira, apresentando as profissões e o mercado de trabalho, aconteceu durante toda a manhã desta terça-feira (24.09). 

“Para nós, da UCP, é muito gratificante ver a proporção que o evento tomou nesses 10 anos, comprovando que é mais que um evento, mas um programa educacional consolidado. Antes mesmo de abrirmos as inscrições já tínhamos escolas, inclusive de outros municípios, nos procurando para garantir sua vaga, o que mostra a seriedade, relevância e tradição da UCP no Ensino Superior. Isso só nos motiva a sempre buscar o melhor para nossa Instituição e nossos alunos”, pontua o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.
Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências diferenciadas nos mais de 20 laboratórios da Universidade, conhecendo a coordenação e o corpo docente e discente dos 25 cursos de graduação da Instituição por meio de uma programação dinâmica e objetiva. 

Além da simulação promovida pelos cursos de Direito e Biomedicina, destaque também para as atividades dos cursos de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, como a oficina sobre a arte de pintar com luz; a oficina Brainstorm Direcionado: as inúmeras atuações do profissional da Educação Física; oficina Socorros de Urgência, da Biomedicina; a oficina Música Brasileira: Cantoria e Percussão Corporal, da licenciatura em Música, entre tantas outras. Foram mais de 60 atividades na programação que contou com palestras, oficinas e visitas guiadas aos laboratórios.

Evento contribui na escolha dos alunos

Além de mostrar ao público seus 25 cursos de graduação e uma trajetória de ensino sólido e que forma profissionais competentes para o mercado de trabalho, o UCP Portas abertas tem a proposta de contribuir na escolha da carreira dos estudantes do Ensino Médio. 

“Eu comecei a me interessar pela área da Saúde quando iniciei o técnico de enfermagem, nesse ano. Aí comecei a olhar mais para as outras profissões dessa área. Até fui na palestra de Direito, mas me senti deslocada. Quando entrei nos laboratórios aí me senti bem, me senti em casa. Achei incrível os laboratórios e toda a estrutura. Cheguei até me emocionar vendo tudo isso”, comenta Bianca Fernando da Silva, estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Veríssimo, que fica na Raiz da Serra.

Diferente da amiga, a estudante Isabela Franciolo, já veio decidida pelo Direito. “Achei tudo muito interessante. Esse evento ajuda demais a escolhermos a nossa profissão. A UCP é a minha primeira opção”, disse.

Concordam com elas os alunos de um colégio particular da cidade que levou um grupo com 90 estudantes. 

“Achamos incrível vir na Universidade e ter essa experiência. Eu já tinha Artes na cabeça. Mas fui na palestra de Direito e fiquei apaixonada”, contou Júlia Monteiro Loeiro, do 2º Ano. Ao contrário dela, os amigos Pedro e Estevão já vieram decididos. “Eu quero Engenharia da Computação”, disse Estevão Carvalho Botelho. “Eu já sei o que quero, que é Engenharia da Computação. E vir aqui conhecer tudo, a estrutura realmente faz com que a UCP seja uma opção da faculdade”, disse o aluno Pedro de Carvalho Pinheiro.

Por outro lado, para aqueles que ainda tinham dúvida, o evento foi a palavra final. “Eu estava inclinado com a Engenharia Mecânica, mas também tinha dúvidas com a Elétrica. Mas fui nas atividades da Mecânica e descobri que é o que quero mesmo. Conhecer a estrutura da universidade, os laboratórios ajuda muito nessa escola. Com certeza a UCP é uma escolha no vestibular”, disse Gabriel Sanches.

Pela primeira vez no evento, o orientador educacional Cirleno Alves da Silva levou 33 alunos do 3º Ano que farão o Enem para conhecer os cursos oferecidos pela UCP. Eles são do Colégio Estadual Monteiro Lobato, que fica em Duque de Caxias. 

“Esse evento é muito bacana para eles despertarem sobre as carreiras que existem. É muito interessante tanto para a Universidade quanto para os alunos. Com certeza agora viremos todos os anos”, comentou. 
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000