Busca

            
 
 
A professora da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP, Luciana Xavier Senra coordenou o simpósio Características da violência contra os meninos e o impacto na sua vida realizado durante o IX Congreso Iberoamericano de Psicología Clínica y de la Salud, na Universidad de Medellín, na Colômbia. O evento aconteceu entre os dias 24 a 27 de setembro.

No simpósio que tratou sobre violência contra crianças, a Profª. Drª. ministrou a palestra Depressão e bullying em contexto escolar, um recorte da pesquisa desenvolvida pela docente junto ao grupo de pesquisa na UCP. Na ocasião, a aluna da graduação, Manuella Costa também apresentou o trabalho Impactos da violência na família e da medicalização da Infância, fruto de relato de experiência de estágio. Os trabalhos colocam em evidência o eixo ensino e pesquisa, por meio do diálogo entre graduação e pós graduação, já que a professora é também supervisora do Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos.



“Os trabalhos apresentados durante este evento possibilitaram a renovação da colaboração com as pesquisas transculturais sobre os temas de saúde mental, crianças e adolescentes. Além disso, colocou em destaque a pesquisa desenvolvida na UCP há um ano e seis meses junto ao curso de mestrado em Psicologia, sobre violência nas escolas, suportes familiar e social entre adolescentes no município de Petrópolis”, comenta a docente.

O evento foi organizado por Isabel Salazar e Vicente Caballo, dirigentes da Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y Salud-APICSA, sediada na Universidad de Granada, Espanha. Ambos são psicólogos do Grupo de Investigación Avances em Psicopatología y Terapia de Conducta, os quais, esporadicamente, contam com a colaboração de pesquisadores brasileiros, inclusive a professora Luciana Senra desde 2011.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000