Busca

                
 
 
Expandir o campo de possibilidades e mostrar a interação da Economia com outras áreas do saber. Esse foi o mote da palestra  Formação do Economista e o Diálogo com outros Campos do Saber, realizada nesta quarta-feira (09.10) com o Prof. Dr. Ronaldo Fiani para alunos de Economia, Relações Internacionais e Administração da UCP, além de interessados no tema. O evento aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso.
 
“Há uma tendência da teoria econômica, da ciência econômica, do campo econômico interagir com outros campos do saber. Por exemplo, Relações Internacionais que gera a economia política internacional. A Administração que está gerando um campo da economia voltado para a inovação. O que faço é apresentar dois exemplos dessas interações e mostrar como a Economia só tem a ganhar com esse diálogo com outras áreas próximas à teoria econômica”, explica Fiani, que já foi assessor do Ministério da Fazenda, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e pesquisador-visitante no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford e no IPEA.



Mais do que falar sobre a profissão do Economista, a palestra com o especialista, que é petropolitano, teve o objetivo de ilustrar e mostrar a importância deste diálogo para a formação do economista, utilizando esses dois exemplos.

“Quero mostrar que é um diálogo que os dois lados ganham. Que essa abordagem interdisciplinar e multidisciplinar é muito mais produtiva do que você formar um economista fechado só na teoria econômica, só focado naquelas questões econômicas e que não enxerga o resto. Porque na verdade a sociedade é uma só. Tem seus aspectos econômicos, políticos, culturais, de gestão. Se você não abre o economista para considerar esses outros aspectos também, você acaba formando um profissional que pode conhecer bem as técnicas da profissão. Mas na hora de aplicar um problema concreto ele terá uma dificuldade de perceber o contexto que ele está trabalhando”, pontua o palestrante que atualmente é professor Associado em regime de dedicação exclusiva do Instituto de Economia da UFRJ.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000