Busca

                
 
 
Uma questão no país vizinho, mas que abala toda a sociedade e afeta, diretamente, o Brasil. A Crise Venezuelana foi o mote da palestra pelo Dia do Internacionalista – comemorado em setembro – realizada na sexta-feira (11.10) no Campus Dom Veloso da UCP. O evento aconteceu no Salão Nobre e foi ministrado pelo Doutor em Ciência Política, Paulo Velasco.



O objetivo foi debater sobre a polêmica crise venezuelana, assim como a atual situação do governo Maduro e as diferentes respostas da comunidade internacional. O assunto abre o debate sobre as relações internacionais.

“Quando a gente pensa no entorno regional brasileiro, é o caso mais crítico que temos visto atualmente que impacta na estabilidade da América do Sul como um todo, e naturalmente afeta muitos interesses do Brasil na região. Basta vermos a questão relativa aos imigrantes e refugiados venezuelanos como tem afetado a estabilidade de estados, como Roraima. Nos últimos tempos tem trazido muitas preocupações para o estado brasileiro”, comenta o palestrante, que frisa sobre a relevância dos alunos de RI em refletir e debater sobre o tema.

“Pensando no interesse dos alunos de Relações Internacionais de uma universidade brasileira como a UCP, evidentemente que conhecer o que está acontecendo na Venezuela e os impactos disso para a região é algo absolutamente crucial. E uma data como essa, se torna muito mais importante”, destaca o palestrante, que atualmente é professor adjunto de Política Internacional e Chefe do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e também atua como professor do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Instituição e professor do MBA em Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000