Busca

            
 
 

Docentes e discentes da graduação e do mestrado participaram dos eventos realizados durante a reunião apresentando trabalhos e pesquisas


A UCP esteve representada durante a 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Professores e alunos da graduação e do mestrado participaram de mesas-redondas, painéis, sessão e simpósios coordenando, apresentando trabalhos e pesquisas.

O evento contou com apresentação de painéis de pesquisa, como a intitulada Autorregulação de Valores Éticos, Perdão e Religiosidade em Estudantes Universitários Brasileiros, orientada pela Profa. Dra. Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte com participação do Prof. Dr. Pedro Rosário - da Universidade do Minho - e dos estudantes Alice Alves de Freitas Melo, Augusto Maia Felippe, Luciana Cordeiro Telles, Cristiane de Castro Areal, Fabíola da Silva Salustiano, Jadair de Oliveira Fernandes, Claudio Manoel Luiz de Santana, Luiz Fabio Domingos.



Também foi apresentado o trabalho A linguagem não verbal aplicada aos pareceres psicológicos nas investigações policiais, fruto de uma pesquisa teórica do estudante do 8º período, Lucas Rodrigues Andrade das Neves, orientado pela professora do mestrado em Psicologia, Luciana Senra.

Orientadas pelo Prof. Dr. Rodrigo da Cunha Teixeira Lopes, as alunas do mestrado, Maria Adriana Teixeira Sampaio Svacina e Mariana Correia Gamarano apresentaram as respectivas pesquisas: Crenças de autoeficácia dos usuários de uma intervenção on-line para depressão e Avaliação da experiência de usuários de um programa online autoguiado para tratamento da depressão: estudo de casos. Ambas são resultado do Projeto Fica Bem, que estuda a eficácia do programa de intervenção on-line para depressão.

Participação em mesa-redonda

A Profa. Dra. Cristiane Moreira da Silva coordenou a mesa-redonda Avaliação Psicológica no âmbito jurídico: práticas e desafios, na qual foram apresentados trabalhos, incluindo Análise da Produção de Relatórios Psicossociais na Vara de Família, pesquisa orientada pela professora e desenvolvida pelas mestrandas Angelica Scharder Dimitriou e Silvia Maria Zalona Vieira.

O Prof. José Carlos Tavares da Silva coordenou a mesa Uso das TICs em apoio às pesquisas em Psicologia usando ambientes virtuais, na qual foram apresentadas pesquisa desenvolvida pelo próprio, AGAT-FS – Um Agente de Apoio ao Tratamento da Fobia Social, com participação dos estudantes Liliane Senra e Matheus Mercaldo; e também outras, como Interações mediadas e o uso de bots no enfrentamento à pornografia de vingança, da Profa. Cristiane Moreira.



O Prof. Dr. Luis Antonio Monteiro Campos coordenou a mesa Crenças e estereótipos, na qual foram apresentadas as pesquisas Interculturalidade: um estudo de auto e hetero estereótipos de guardas municipais em relação a brancos, afrodescendentes e indígenas, orientada pelo próprio com participação do Prof. Me. da UNESA, Diogo Bonioli, dos Profs Drs da UFRJ, Rodolfo Ribas e Américo Pastor e da estudante, Julia Bonfim.

Também foram apresentadas as pesquisas Crenças dos moradores de rua e dos que cuidam dos moradores de rua no Centro POP – Petrópolis, desenvolvida pelo Prof. Dr. José Carlos Tavares e as estudantes Nathalia Carvalho de Mello e Amanda Lima; e a pesquisa orientada pela Profa. Dra. Cristiane Moreira, Cognição Social e Psicologia Jurídica: influência de crenças parentais no estabelecimento da guarda compartilhada, desenvolvida pelas mestrandas Silvia Maria Zalona Vieira e Angelica Dimitriou Scharder e pela psicóloga egressa Mayara da Rocha Lima.

Participação em Sessão Coordenada

A estudante Nathalia Melo de Carvalho coordenou a sessão Diminuindo vieses de medidas psicológicas: instrumentos implícitos para aferir atitudes e personalidade.
Participação em Simpósio

Participaram do Simpósio Fatores psicossociais adversos: sua atuação na geração de transtornos mentais e implicações para o tratamento pela Terapia Cognitivo-Comportamental, os professores José Carlos Tavares, com o tema A Influência dos Conflitos Intrapessoais e Interpessoais na Formação das Crenças Disfuncionais sob a Ótica da Cognição Social, e Helmuth Kruger com o tema Estrutura e dinâmica de conflitos e desajustamentos.



O Prof. Dr. Helmuth Kruger coordenou o Simpósio Preconceitos Políticos, Violência e Comportamento Social, no qual apresentou o tema Ideologias e Preconceitos Políticos, com participação do Prof. Dr. Lélio Moura Lourenço da UFJF abordando A Violência Política: Uma Análise Psicossocial e Prof. Dr. Luis Antonio Monteiro Campos com o tema Preconceitos políticos e comportamento social.

A Profa. Dra. Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte coordenou o Simpósio Logoterapia e Religião, no qual apresentou o tema O inconsciente espiritual na obra de Viktor Frankl, com participação da Profa. Dra. Helga Hinkenickel Reinhold da UNIFEOB, com o tema Orientação Espiritual e Logoterapia e Prof. Dr. Helmuth Kruger com o tema Psicoterapia e Religião.

Alunos da graduação e do mestrado reconhecem importância da participação em eventos acadêmicos

 “A SBP é um lugar onde flui conhecimento. Nela nós fazemos contatos, criamos novas ideias, pensamos em coisas que jamais tínhamos pensado antes, nos deparamos com o conteúdo acadêmico sem fronteiras, vemos o que está se produzindo de ponta a ponta do nosso Brasil. Mas para mim, este congresso foi, principalmente, o reconhecimento do quanto de orgulho que tenho em ser UCP”, disse a estudante Alice Freitas, do 6° período.

“Levar este trabalho de iniciação científica para um congresso nacional, o qual existem inúmeros trabalhos, ganha-se experiência de vida e acadêmica, e é uma responsabilidade grande por levar-se o nome de todos os integrantes e da faculdade, a qual orgulho-me em levar o seu nome para o estado da Paraíba”, comenta o aluno do 9º período, Augusto Maia.

“O congresso da SBP tem larga abrangência nacional e é uma das plataformas para boas trocas de experiência, aprendizado, informação e divulgação de trabalhos científicos”, pontua Maria Adriana Svacina, mestranda em Psicologia.

“Foi muito importante a participação do mestrado neste evento, pois a apresentação dos resultados das pesquisas que realizamos são importantes principalmente para incentivar o crescimento da iniciação científica na universidade”, frisa a mestranda Silvia Vieira.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000