Busca

                
 
 
Trabalho sobre Sistema de Visão Computacional para reconhecimento de caracteres de rotuladora autoadesiva foi defendido no início do mês
Mais que nota 10 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aluno de Engenharia Mecânica da UCP, Paulo Henrique Ferreira, terá seu projeto implantado na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis. O trabalho sobre Sistema de Visão Computacional para reconhecimento de caracteres de rotuladora autoadesiva foi defendido no início do mês, no dia 7, e aprovado sem restrições e com nota máxima.

Participaram da banca os professores Bruno Guingo, orientador do trabalho; Luis Alexandre Estevão da Silva, do curso de Engenharia da Computação; e Alexandre Sheremetieff, coordenador do curso de Engenharia Mecânica.



Para o projeto, o aluno também fez um curso em São Paulo, direcionado para sistemas de visão computacional, seguindo orientação do prof. Bruno Guingo, que possibilitou o graduando conhecer in loco as tecnologias empregadas nos sistemas de visão computacional, e assim, testar e verificar os equipamentos que são os mais apropriados para compor o sistema de visão que foi elaborado.

O trabalho desenvolvido pelo aluno foi apresentado à gerência da Cervejaria Bohemia, local onde ele trabalha, e o mesmo será implantado no próximo ano como solução de um problema naquela empresa. Além disso, numa visita de uma coordenadora regional (com sede em Curitiba) na cervejaria, o aluno Paulo teve a oportunidade de apresentar seu projeto e foi muito elogiado pela coordenadora, que informou que desconhecia o emprego do sistema para a resolução do problema junto à rotuladora e que fará uma solicitação de implantação em unidades da Ambev.

“O trabalho é fruto de dedicação do aluno, que vislumbrou um problema na empresa, propôs uma solução viável e todo o desenvolvimento do sistema. O TCC fez de forma clara a integração entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho. Além disso, diz respeito à integração da Engenharia Mecânica e a Engenharia de Computação como realidade futura já presente no âmbito do Centro de Engenharia e Computação da UCP”, resumiu o orientador, Prof. Bruno Guingo.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000