Busca

                
 
 
A graduanda do curso de Biomedicina da UCP, Gabriela Morais, recebeu uma menção honrosa pelo trabalho científico que desenvolve no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. Com o título Phenotypical and pharmacological differences evoked by in vitro aging of LLC-PK1 proximal tubule renal cells, a honraria foi concedida durante o Congresso Internacional V Meeting on Cardiotonic Steroids and the Na+ Pump, que aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro em Divinópolis, na Universidade Federal de São João del-Rei. O evento reuniu cientistas de renome internacional na área.

O trabalho do qual participa a aluna da UCP investiga as alterações morfológicas e fisiológicas associadas ao envelhecimento celular. O envelhecimento é um processo degenerativo progressivo que ocorre com todas as células do corpo. Assim, há perda da sua capacidade de adaptação e reparação, e resulta em transformações fenotípicas (ou seja, de suas características originais) que podem culminar na morte da célula. Além disso, ele modifica a resposta farmacológica à fármacos. Nossa perspectiva é que este estudo possa contribuir para o conhecimento das modificações celulares causadas pelo envelhecimento e como isso pode estar relacionado à resposta ao tratamento medicamentoso.

Aluna Gabriela Morais na apresentação oral do trabalho
O primeiro trabalho científico da estudante, desde a iniciação científica, também foi aceito em outro evento internacional, o 51° Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, em Maceió.

“Foi muito gratificante e desafiador. Mesmo antes de receber a menção, o sentimento de realização já estava presente desde quando o professor Luis Eduardo Menezes Quintas possibilitou a submissão do projeto, não só em forma de pôster, mas também em apresentação oral em inglês, estando a menos de um ano na pesquisa. Quando o resumo foi aceito e selecionado como um dos melhores, e ter sido visitado por avaliadores internacionais renomados, foi ainda mais retribuidor. Todo esforço foi recompensado e através dele pode representar não somente a nossa universidade, a UCP, mas também a UFRJ”, disse Gabriela.

A aluna (primeira à direita) com as Dras. Sandrine Pierre (EUA), Natalya Fedosova (Dinamarca), Kathleen Sweadner (EUA) e as finalistas de melhor trabalho apresentado
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000