Busca

            
 
 
Curso de Educação Física da Universidade promove com os alunos da escola os estágios supervisionados curriculares

O conhecimento adquirido na graduação é primordial para a formação do aluno. Mas também é incontestável que a teoria aliada à prática possibilita uma formação ainda mais ampla e realista com o mercado de trabalho nesse futuro profissional. O trabalho desenvolvido entre a Universidade Católica de Petrópolis e o Colégio de Aplicação da UCP, criado com o papel de ser um campo de atuação prática dos estudantes da graduação, estimula nos alunos essa vivência na sua formação. O curso de Educação Física promove entre os alunos da Universidade parte dos estágios supervisionados da matriz curricular com os alunos da escola. 


Dos cinco estágios obrigatórios na grade do curso, três deles são realizados com os estudantes do CAUCP. São eles os estágios em Recreação e Lazer, com alunos do Contraturno, da Educação Infantil e Fundamental I; em Ginástica Adaptada, que é feito com os estudantes com deficiência que praticam atividades específicas para suas habilidades; e o Estágio Supervisionado em Iniciação Esportiva, inserido recentemente na matriz curricular, realizado com alunos do Ensino Fundamental II e Médio começando com handebol feminino e futsal masculino. 

Pelo menos cerca de 100 alunos do CAUCP - passando por todas as faixas etárias, da Educação Infantil ao Ensino Médio - são atendidos com os estágios supervisionados do curso de Educação Física, promovendo um diálogo entre a Universidade e o colégio, valorizando a essência da escola de ser, como o nome diz, um colégio de aplicação do conhecimento oferecido na Universidade. 

Parceria garante benefícios para estudantes da graduação e do colégio

O coordenador do curso de Educação Física da UCP, Cristiano Queiroz de Oliveira, destaca o diferencial da prática promovida integralmente na Instituição.

“Todos os nossos estágios são integralmente supervisionados por um professor, que propõe, conduz, administra e observa a ação dos acadêmicos. Os alunos, além de acompanhar as atividades e fazer relatórios, também formulam e conduzem as atividades. Na grande maioria dos estágios externos o aluno fica apenas observando. Aqui são eles que fazem o serviço. Eles têm a oportunidade de vivenciar com mais realidade o mercado de trabalho, com responsabilidade de elaboração, condução e planejamento de atividades”, pontua.


A parceria beneficia não apenas os estudantes da graduação, mas também agrega valor ao trabalho desenvolvido com os alunos do CAUCP.

“Essa interligação é um benefício mútuo para o curso e para o colégio. Os alunos do CAUCP que participam dessas atividades ganham aprimoramento na parte esportiva, com mais quatro horas de atividades físicas por semana. Eles vivenciam coisas que dificilmente vão vivenciar em uma escolinha, pois estão dentro de um espaço acadêmico. Além disso, têm essa vivência com os universitários, que é algo bastante interessante. Já para o curso é uma oportunidade de desenvolver mais o trabalho específico da iniciação esportiva, usando a escola como um laboratório para pesquisar e testar novas formas de executar o trabalho”, destaca Cristiano.

Todo o trabalho desenvolvido tem o suporte do Laboratório de Ciências do Esporte e Exercício (LaCEE) da UCP, ferramenta utilizada pelo curso de Educação Física da UCP, além de outros cursos, como a Fisioterapia que também auxilia os estudantes do CAUCP com os alunos da graduação que fazem o Estágio Supervisionado em Fisioterapia Desportiva. 

Time de futsal do CAUCP criado no Estágio Supervisionado em Iniciação
Esportiva da UCP,que venceu um campeonato entre escolas

Os interessados em cursar Educação Física ou uma das outras 23 graduações oferecidas pela UCP podem se inscrever para o vestibular, que tem inscrição aberta até 22 de janeiro, no site vestibular.ucp.br, com prova no dia 26. Mais informações sobre os cursos no site ucp.br e pelo telefone 2244-4044. Já os pais que queiram seu filho estudando no CAUCP as matrículas estão abertas. Informações no site aplicação.ucp.br e pelo telefone 2244-4015.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000