Busca

            
 
 
Alunos já contam com o Estágio Supervisionado em Fisioterapia Desportiva inserido na matriz curricular

A atenção e cuidado na área do Esporte tem crescido cada vez mais, aumentando a demanda de profissionais que atuam nesse campo. Um deles é o fisioterapeuta, figura importante na prevenção e tratamento de lesões dos atletas, além da contribuição na melhora do desempenho. Pensando nisso, a UCP inseriu na matriz curricular do curso de Fisioterapia o Estágio Supervisionado obrigatório em Fisioterapia Desportiva, ampliando o conhecimento nas diversas possibilidades da área. 

Com 50 anos de existência, o curso de Fisioterapia da UCP busca, permanentemente, estar em sintonia com o mercado, trabalhando, desde sua criação, aliar a teoria à prática. No curso, o aluno conta com a clínica escola, o Cidepe, onde realiza o Estágio Supervisionado em Fisioterapia, que permeia diversas áreas: além do Esporte, Ortopedia e Traumatologia; Cardiorrespiratória; Reumatologia; Neurologia Pediátrica e do Adulto; Saúde do Trabalhador e Saúde do Idoso. Também realizam estágios em instituições conveniadas na área hospitalar, como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na hidroterapia e no atendimento comunitário sob supervisão do corpo docente.



No caso do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Desportiva, o aluno realiza no Centro Poliesportivo da UCP, que fica no Bingen, tendo a oportunidade de usufruir toda a estrutura do Laboratório de Ciências do Esporte e do Exercício da UCP (LaCEE), também usado pelo curso de Educação Física da Instituição, para auxiliar da melhor maneira no aprendizado dado na disciplina de Fisioterapia Desportiva.

“No estágio em Fisioterapia Desportiva a gente não somente reabilita lesões. Avaliamos para dar mais informações ao atleta e sua equipe, que é multidisciplinar, com o Educador Físico, médico, fisiologista e fisioterapeuta, para prevenir as lesões e melhorar seu desempenho. Em Petrópolis, não temos nenhum serviço especializado, específico em Fisioterapia Desportiva. O único que tem é oferecido pela nossa Universidade, no estágio. Temos clínicas ortopédicas que atendem atletas. Um serviço exclusivo para atletas só nosso estágio que tem”, explica Sandro Emílio Vieira, professor da disciplina e supervisor do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Desportiva da UCP.

Especialidade amplia possibilidades do futuro profissional da fisioterapia

Sandro destaca o pioneirismo da UCP em ofertar ao aluno o estágio nessa área, tão crescente e respeitada dentro do universo esportivo, abrindo mais uma possibilidade já consolidada de atuação, agregando ainda mais conhecimento na formação do estudante.

“A Fisioterapia Desportiva brasileira é reconhecida no mundo inteiro como uma das melhores. Demos um show nessa área durante as Olimpíadas no Rio. Além disso, ela é altamente divulgada por conta do esporte ser um hábito e um gosto do brasileiro. A Fisioterapia Desportiva nos últimos 30 anos tomou um espaço muito grande da área da Saúde e do Esporte. A Universidade oferecendo esse diferencial mostra que estamos indo na mesma direção do que a tendência da fisioterapia e do esporte de alto rendimento e esporte como prática de atividade física, pelo fato das pessoas estarem se cuidando melhor”, disse.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000