Busca

                
 
 
A Profa. Dra. Diana Ramos de Oliveira, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCP, atuou, no período de janeiro e fevereiro, como professora visitante e pesquisadora na Universidade de Granada, na Espanha, na Faculdade de Psicologia no Centro de Mente, Cérebro e Comportamento. Ela foi selecionada numa concorrência internacional no Edital Europeu (Edital Internacional C-2019, Brazilian Faculty, Academic Mobility and International Scholarships, União Europeia), que aconteceu no final do ano passado.

“Considero esta experiência docente internacional muito importante para minha carreira profissional, visto que, propicia transferência de conhecimento para mim e para meus alunos do PPGPsi e da Graduação em Psicologia da UCP. Na ocasião da atividade, pude apresentar resultados das pesquisas realizadas por mim e meu grupo de pesquisa em Cognição Social, área da Psicologia Social muito relevante nas universidade europeias”, afirma a professora.



A docente foi recebida pelo Professor Catedrático Dr. Miguel Moya (foto), com quem estabeleceu parceria entre os grupos de pesquisa das duas instituições. Essa iniciativa atende a alguns critérios de internacionalização propostos pela CAPES, como a pesquisa, a produção intelectual e a mobilidade e atuação acadêmica. Além disso, a docente ofereceu lectures aos alunos de pós-graduação stricto sensu e também da graduação da universidade visitante.

“Chamou muita a minha atenção como a formação em Psicologia na Europa é interdisciplinar, requerendo a expertise de docentes de diversas áreas do conhecimento, visto que, historicamente, a ciência psicológica sempre recebeu notáveis contribuições de não psicólogos. A interdisciplinaridade em Psicologia é o fundamento dos grandes laboratórios de Psicologia Social europeus. A ausência deste entendimento técnico-conceitual dificulta os avanços na comunidade acadêmica e produz consequências nos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Psicologia”, indicou Diana.

A professora ainda destacou a relevância dessa experiência.

“Essa experiência será muito importante para compartilhar com as turmas da UCP. Eu me sinto muito agradecida à UCP pelo constante apoio em mais essa empreitada acadêmica”, disse.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000