Busca

            
 
 
  • Na última sexta-feira (22.11), estudantes de Educação Física da UCP e profissionais da área participaram da palestra Pedagogia do esporte: conceitos na prática, com o Doutor em Educação Física, Alexandre Jackson Chan Vianna. O evento aconteceu no Auditório I do Campus Dom Cintra. A ideia foi discutir os conceitos da pedagogia do esporte na iniciação esportiva.

  • De 18 a 22 de novembro, a UCP realizou a I Semana da Música, com programação gratuita e aberta ao público. O evento, voltado a alunos da licenciatura em Música, estudantes de música, profissionais e interessados, ofereceu palestras e apresentações musicais e de trabalhos.

    “A ideia do evento é sempre trazer os trabalhos acadêmicos dos alunos de Música, que este ano estaremos formando a primeira turma da licenciatura. E com isso já começamos a ter os trabalhos frutificando. Tivemos apresentação de monografias e dos grupos de pesquisa. Além disso, também queremos trazer para os nossos alunos visões fora um pouco do contexto acadêmico, mas da prática educacional relacionada com outras atividades musicais”, explica o coordenador do curso de Música, maestro Antônio Gastão.

    A proposta também é mostrar aos estudantes de música as possibilidades na área, abrindo o campo de atuação.

    “Vamos falar da música relacionada à educação e aos projetos sociais e ONGs; e também falamos de música e educação e performance, ou seja, a ligação entre o ensino musical e a forma de apresentar esses trabalhos. Queremos mostrar que o trabalho não é ele só se formar aqui, fazer um concurso e trabalhar numa escola. Você tem diversas outras possibilidades de aplicar o conhecimento que recebeu aqui, na educação musical, em outros ambientes“, completa.

  • Na última sexta-feira (22.11), o professor do curso de Psicologia da UCP, Carlos Henrique Gonçalves ministrou uma palestra para jovens entre 11 e 21 anos atendidos pela Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis, a COMAC. A pedido da diretora Fernanda Ferreira, ele falou sobre o tema Ansiedade, Depressão, Automutilação e Suicídio.

  • CCom objetivo de explicar como funcionam os planos de saúde, saber como é a assistência e serviços prestados ao cliente, em especial ao público da terceira idade, a UCP promoveu, nesta sexta-feira (22.11), uma palestra gratuita sobre o assunto. Com o tema Planos de Saúde: esclareça suas dúvidas, o evento aberto ao público aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso.

    A ideia foi orientar e esclarecer os idosos beneficiários de planos de saúde tudo que o serviço pode oferecer. Na palestra foram abordadas questões como o home care, atendimento domiciliar, carência, reajuste, portabilidade, entre outras.

    “Os consumidores idosos têm enfrentado inúmeras situações abusivas no mercado de seguros e planos de saúde, como por exemplo reajuste abusivo em razão de faixa etária; recusa indevida de cobertura de serviços e tratamentos; rescisão de contrato infundada; recusa de adesão de consumidor idoso; entre outras.  Assim, o Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP, atento a essa questão e preocupado em prevenir e coibir o abuso, busca esclarecer esse segmento da sociedade dos seus direitos”, explica a coordenadora do Núcleo, Flávia Castellain.

  • Nesta terça-feira (19.11), o curso de Engenharia Civil da UCP promoveu o Seminário Laboratório de Concreto da UCP x Labus/Inmetro. O evento, voltado a alunos e profissionais da área, teve como objetivo passar aos ouvintes a troca de experiências desenvolvidas pelas duas instituições. O coordenador do curso, Prof. Dr. Robson Gaiofatto mediou o seminário, que contou com a participação dos pesquisadores do Inmetro, Rodrigo Costa-Felix e Tiago Dourado; do professor da UCP, do professor da UCP, Vinícius Costa Furtado da Rosa; e também de alunos da Instituição.

  • Os temas Angústia, Estresse, Ansiedade e Depressão foram discutidos entre alunos do Colégio Estadual Cardoso Fontes e a equipe do programa JUNTOS da UCP. O encontro, a convite da direção da escola, aconteceu na última quinta-feira (14.11) durante o cine debate com o filme Bicho de Sete Cabeças. Participaram a psicóloga Aline Sinésio da Silva, os alunos Carolina Imbelloni e Emanuel Paes, todos integrantes do JUNTOS.

  • A UCP foi uma das contempladas no VIII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2019, com menção honrosa na categoria Graduação, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) concedida a docentes e alunos, e também a Universidade, com certificado e troféu como Instituição. A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (13.11), no auditório do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

    Prestigiaram o evento os professores Giovane Quadrelli (coordenador do curso de Engenharia Elétrica e do mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia) e Ricardo Franciss, orientadores de TCC da ex-aluna do curso de Engenharia do Petróleo da UCP, Marianna Rezende de Morais Mendonça. A egressa foi premiada com o TCC, Rede Neural Artificial aplicada à estimativa da pressão de poros de uma formação rochosa.

    Também foram contemplados o coordenador do curso de Engenharia Civil, Robson Gaiofatto, e o seu orientando, o aluno Paulo Felipe da Silva Carreiro com o TCC intitulado Comparação de consumo de materiais variando-se a resistência à compressão do concreto utilizando-se o software CAD/TQS.

  • A relevância e importância da pesquisa no universo acadêmico e fora dos muros da Universidade foram destacadas durante a XXI Jornada de Iniciação Científica da UCP, que aconteceu nesta quarta-feira (13.11), no Campus Dom Veloso. Foram apresentados 78 trabalhos, entre 39 exposições de pôsteres de projetos de novas pesquisas e 39 apresentações orais do resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do último ano.  

    Participaram da solenidade de abertura do evento, o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles; além dos diretores dos Centros Acadêmicos da Instituição.

       

    Atualmente, a UCP tem 70 grupos de pesquisa, grande parte financiada por meio de bolsas - pelo PIBIC/CNPq, pelo Fundo Celso da Rocha Miranda e pela própria UCP – incluindo cinco estudantes do Ensino Médio do CAUCP, que estão contemplados com bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do CNPq, na categoria Junior.

    “A universidade se caracteriza pela capacidade de manter a memória das pesquisas que foram realizadas não só aqui dentro, mas para além das nossas próprias fronteiras, e essa memória se dá, sobretudo, através do ensino. A UCP tem um ensino de excelência, que mantém viva a pesquisa que é realizada no âmbito acadêmico. Mas quando inauguramos esse projeto de iniciação científica, significa um passo além. Estamos dizendo para os nossos alunos que que eles também podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, da inovação que é o que o país precisa também num momento de crise”, observa o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles, destacando o incentivo da pesquisa desde o Ensino Médio, no CAUCP.



    Além do trabalho desenvolvido na pesquisa na Instituição, ele também destaca o diferencial em dedicar um dia exclusivo a esse universo, reunindo jovens pesquisadores com profissionais que permitem esse intercâmbio de conhecimento.

    “É a oportunidade que os alunos têm de receber professores de fora, de instituições de todo o estado e também de outros, além dos próprios professores. Porque são olhares diversos que complementam a pesquisa realizada, e também fazem o reconhecimento que dá para o nosso aluno respaldo de que ele está no caminho certo. São sugestões muito valiosas. É um espaço de diálogo, interação e convivência acadêmica. Também uma oportunidade para que os próprios professores da casa saibam o que seus colegas estão fazendo, possibilitando ainda trocas entre os grupos, que podem trabalhar em conjunto, promovendo a interdisciplinaridade”, disse.

    Após a solenidade de abertura, o público teve a oportunidade de conhecer nos pôsteres expostos as pesquisas em andamento e em seguida, nas salas de aula, a apresentação dos trabalhos iniciados em 2018 e concluídos em 2019 que foram analisados pelos comitês interno - composto por docentes da Instituição e externo – formado por professores de instituições convidados.

  • O Comitê de Ética em Pesquisa da UCP (CEP/UCP) participou nesta segunda (11.11) e terça-feira (12.11) do Treinamento para o Sistema CEP/CONEP, que foi realizado no INCA, no Rio de Janeiro. O treinamento fez parte de uma ação contínua de atualização, avaliação e diálogo com os CEPs.



    Os temas trabalhados foram Papel e a participação do Representante de Usuários, Especificidades Éticas nas Pesquisas que utilizam Metodologias de Ciências Humanas e Sociais e Metodologias das Ciências Biomédicas, do SUS e Relatos de Casos.

    Participaram do evento a coordenadora do CEP/UCP, Profa. Ave Regina de Azevedo Silva; o vice-coordenador, Prof. Leandro Couto Carreira Ricon; a representante de usuários, Ana Maria Gonçalves Nilsson Stutzel; e a secretária administrativa, Tatiana Cordeiro Benaion Coelho, que integra o setor administrativo da Universidade.

  • Na última sexta-feira (08.11), a Escola de Música UCP promoveu mais um concerto didático. Com o tema As obras para piano de Alexandre Schubert: reflexões e interpretação, o evento reuniu alunos da EMUCP, da licenciatura em Música, músicos profissionais e interessados no tema. O concerto didático tem a proposta de oferecer ao público contato com o compositor, intérprete e as possibilidades de desenvolvimento da obra e sua execução.

     
    Compositor brasileiro premiado, Alexandre Shubert é autor de mais de 170 composições frequentemente tocadas no Brasil e no mundo afora. Participou de inúmeros álbuns de intérpretes renomados com suas músicas. É professor doutor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com artigos e livros didáticos publicados.

    O evento contou, também, com o premiado Thalyson Rodrigues, mestre e bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ, com licenciatura em Música pela Universidade Cândido Mendes.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000