Universidade Católica de Petrópolis

Seminário

A ciência de dados
na publicidade

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

Cada vez mais integrada a soluções em comunicação, a ciência de dados pode auxiliar em uma melhor análise para incrementar as taxas de conversão em sites, identificação de afinidades de grupos entre variáveis, micro segmentação de leads, análise de sentimentos para estreitamento de relacionamento, integrando de forma mais holística os pontos de contato da organização com seus públicos.

Já é tempo de assumir a cultura de dados integrada à cultura das empresas, permeando todos os processos, incluindo a comunicação e mais especificamente, a publicidade.

O evento tem como objetivo apresentar a ciência de dados e contextualizá-la no campo da publicidade por meio de estudos de casos em pesquisa aplicada.

Público-alvo

Estudantes de publicidade da disciplina de DATASCIENCE e demais interessados no tema.

  • Data

    Dia 14 de maio de 2022

  • Horário

    Às 09h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestra: "Análise de Corpus aplicada à redação publicitária"

Raquel Lobão

Professora

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRJ (2004), mestrado em Comunicação pelo ISCEM/UNB (2009), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho/UNB (2014) e especialização em Jornalismo Digital pela UNESA (2020). É professora do quadro principal da CCSA da Universidade Católica de Petrópolis, onde coordena o Grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Subjetividades e o projeto de extensão Teoria Explica a Vida. Paralelamente, mantém vínculo junto ao INEP como avaliadora de cursos do ensino superior e elaboradora de itens ENADE. Tem experiência profissional como repórter na área de cultura (2004-2007) e como coordenadora de projetos de intercâmbio financiados pela União Europeia voltados para educação de jovens e adultos (2007-2014)

Palestra: "Clusterização aplicada à segmentação de clientes"

Cristiano Santana do Nascimento

Tem graduação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduação em Inteligência Artificial e Machine Learning. Atualmente, cursa Licenciatura em Matemática. Acumula 13 anos de experiência profissional na produção e análise de sistemas no Tribunal Regional do Trabalho. Seu interesse de pesquisa centra-se nas possíveis aplicações de inteligência artificial no campo do Direito e da Comunicação.

Palestra: "Aplicação de NLP para análise de interações nas mídias sociais."

Guilherme Schmitt Ternis

Graduado em Publicidade e Propaganda, MBA em Marketing em Mídias Digitais, atualmente cursando especialização em Business Intelligence e Big Data. Coordenador da equipe de Business Intelligence da Info4, onde desenvolve projetos nas áreas de Business Intelligence e Ciência de dados para empresas de segmentos variados.

Outras informações:

Durante a transmissão do evento será informado o procedimento para registro de presença.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h