Universidade Católica de Petrópolis

Orientações e Informações:
Retorno das aulas presenciais 2022

Seguindo a recomendação do Ministério da Educação em priorizar o retorno presencial das aulas e atividades educacionais, é com muita satisfação que a UCP e o Colégio de Aplicação iniciam na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022, o período letivo com a volta dos nossos alunos às salas de aula e corredores da Universidade.

Isso será possível graças ao avanço da imunização da população contra a Covid-19 e a flexibilização das condições de segurança sanitária que restringiram por 2 anos a presencialidade das aulas.

Orientações gerais:

O uso de máscaras permanece obrigatório por todos que frequentam o campus e em todas as áreas internas e externas dos prédios. Recomenda-se o uso das máscaras N95 ou PFF2. No caso de utilização de outros tipos de máscaras, as mesmas deverão ser trocadas a cada 4 horas ou antes, se necessário. Por isso, leve sempre consigo uma máscara reserva para troca.

Manter a higiene das mãos, lavando-as (com água e sabão) frequentemente ou utilizando álcool em gel 70%.

Evitar contato físico direto com as pessoas. Objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados.

Nas salas de aula é importante manter a circulação de ar livre, deixando portas e janelas abertas. Não será permitido o uso de ventiladores.

Respeitar rigorosamente a organização das salas de aula observando a arrumação das carteiras, garantindo o distanciamento social.

Deve-se evitar sentar no chão e nas muretas, principalmente em corredores, escadas e jardins.

Cantinas e bebedouros:

  • Bloqueio temporário do modo de esguicho (bocais) dos bebedouros. A água sairá apenas pelas torneiras adequadas para o enchimento de copos e garrafas de uso pessoal.
  • O usuário não deve encostar a garrafa ou copo na torneira do bebedouro.
  • Recomenda-se higienizar as mãos antes e após o uso do bebedouro.
  • O consumo de alimentos só será permitido nas áreas externas do campus, sendo proibido nas salas de aulas e nos balcões das cantinas.
  • Objetos de uso pessoal como garrafas, talheres, copos e outros não devem ser compartilhados.
  • A permanência na área da cantina deve ser somente o tempo necessário para receber os alimentos e/ou bebidas.

Em Caso de Suspeita de COVID-19:

Alunos que apresentarem sintomas gripais ou tenham tido contato com alguém positivo para a Covid-19 não devem comparecer à Instituição e precisam seguir as orientações do fluxograma de ações sobre a Covid-19.

Durante o período de afastamento a Universidade oferecerá ensino remoto*.

*As avaliações serão exclusivamente presenciais. Se o período de afastamento coincidir com a data da avaliação, o aluno fará segunda chamada presencial.

Vacinação:

A Comissão de Prevenção a COVID-19 está realizando um mapeamento da cobertura vacinal do corpo discente da Universidade. Por isso, você deverá acessar o virtual aluno para responder a pesquisa sobre a sua situação vacinal, apresentando o seu certificado de Vacinação.

Preferencialmente, deverá ser apresentado o Certificado Nacional de Vacinação, emitido pelo ConecteSUS (aplicativo ou site). Na ausência deste o aluno poderá apresentar o comprovante manual de vacinação, desde que a digitalização seja em página única mostrando o registro vacinal e dados pessoais do cartão ou apresentado presencialmente na secretaria do Centro.

Grupo de risco:

Atendendo o que consta da Nota Técnica do Conselho Nacional de Educação, alunos com comorbidade, podem acompanhar as aulas de forma remota. Para isso devem apresentar, mediante requerimento, o laudo médico comprobatório de sua condição de saúde.

Os requerimentos serão avaliados pelo Centros Acadêmicos com apoio da equipe da área da saúde que compõem o Comitê de Enfrentamento à COVID-19. No virtual aluno em “Serviços” busque por: “Envio atestado de Comorbidade”.

As avaliações serão exclusivamente presenciais. 

Em caso de dúvida entrar em contato com o SESMT pelo tel.: 2244-4038 / 2244-4031 ou pelo E-mail: sesmt@ucp.br

UCP-B