Dúvidas?
Entre em contato
Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4026
E-mail
extensao@ucp.br
Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h
Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.
O curso “Dinastias: África, Ásia, Europa, América & Oceania” visa enfocar o percurso das linhagens soberanas e ex-soberanas em todos os continentes, permitindo adentrar, em grande medida, a história de quase todos os povos do mundo.
Trata-se de importante “janela” para os estudos civilizacionais de maior alcance.
Perpassando cinco milênios de História, de modo reduzido, o curso introduz a rica temática da sucessão de dinastias no comando dos povos, em meio a disputas incessantes pelo poder, que deflagraram as maiores guerras da humanidade. O curso é introduzido pelo texto “As dinastias e o state-building dos modernos Estados nacionais”, de Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, e pelo prefácio de João Daniel Lima de Almeida, que destaca, entre outras coisas, que a forma simbólica de antropomorfizar a nação persiste na contemporaneidade, dando as dinastias prova de que o imaginário que as sustenta é lastreado em um carisma que lhes é próprio. O estudo das dinastias também serve para ilustrar que a “tradição das gerações mortas ainda oprime o cérebro dos vivos”.
Estudantes e professores de Ciências Sociais e Humanas e demais interessados.
De 13 de agosto a 22 de outubro de 2022
Sábados, de 16h às 19h
30h
Aulas on-line
Aulas ao vivo por webconferência na plataforma ZOOM
Os pagamentos são realizados através do pagseguro (é necessário cadastro na plataforma). Em caso de cancelamento do curso, o valor pago será reembolsado.
Historiador formado pela PUC-Rio (2004); especialista em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (2008) e mestrando no PPGH da Universidade Salgado de Oliveira. Bacharel em Direito, com formação na PUC-Rio e no UniCEUB, é advogado regularmente inscrito na OAB-DF, nela tendo fundado e presidido a Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (Ceddindigenas), sendo ainda membro das Comissões de Direitos Humanos, da Memória e da Verdade e de Relações Internacionais. No Conselho Federal da OAB, é membro da CEDDPI. É fundador e pesquisador do Instituto Cultural D. Isabel I (www.idisabel.org.br), organização de memória dos abolicionistas, e dos programas institucionais “Protokollon” e “MemoRio”. Indigenista especializado (analista de Política Indigenista) da Funai desde 2012, atuou na Presidência, na Diretoria de Administração e Gestão e na Diretoria de Proteção Territorial, na última como chefe do Serviço de Análise de Contestações -- aos procedimentos de identificação e delimitação de terras indígenas. É membro dos Institutos Históricos e Geográficos Militar do Brasil, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Goiana (PE), de Petrópolis e de Niterói, da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia e de entidades congêneres. É autor de inúmeros textos sobre o percurso da dinastia bragantina na história brasileira e coautor, com Fátima Argon, da obra “Alegrias e Tristezas: estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil” (Linotipo Digital e Instituto Cultural D. Isabel I, 2019). Mantém o canal “História do Brasil Como Você Nunca Viu”, veículo de História Pública, na plataforma YouTube.
Doutorando em História pela UFBA, Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2017) e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2014). É escritor e desde 2012 mantém o site Rainhas Trágicas, dedicado à História das Mulheres no Antigo Regime. Entre seus principais temas de pesquisa, destacam-se: Antigo Regime, Inglaterra Tudoriana, Brasil Império, Prostituição no Brasil Oitocentista, História das Mulheres, Gênero e Sexualidade, Literatura Brasileira e José de Alencar. Autor do livro "Rainhas Trágicas: Quinze Mulheres que Moldaram o Destino da Europa". Atualmente é Professor da Rede de Ensino da Bahia.
Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4026
E-mail
extensao@ucp.br
Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h