Universidade Católica de Petrópolis

Semana Acadêmica
do CTH 2022

Educação: Entre a Tecnologia e a Sabedoria

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

O Centro de Teologia e Humanidades da UCP realiza anualmente a Semana Acadêmica do CTH, uma semana inteira de palestras, workshops, minicursos, entre outras atividades para os alunos do Centro e demais interessados.

O evento deste ano acontece entre os dias 16 e 20 de maio e tem como tema “Educação: Entre a Tecnologia e a Sabedoria”.

Público-alvo

Estudantes do CTH e profissionais da área da educação ou que tenham interesse no tema.

16 de maio

Segunda-Feira

Missa Solene de Abertura da Semana Acadêmica do CTH

  • Horário

    18h30

  • Local

    Capela Nossa Senhora do Sion - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Momento Musical

com Gabriel Reis e Vitória Veloso

19h30 - Salão nobre

Palestra: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26): relação entre Educação e Tecnologia.

  • Horário

    19h45

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Ministrante:

Prof. Dr. Rafael Cerqueira Fornasier

Professor

Doutor em Teologia, com especialização na área interdisciplinar em ciências do matrimônio e da família pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, junto à Pontifícia Universidade Lateranense (Roma-Itália). Membro do Conselho Internacional do mesmo Instituto. Professor da Universidade Católica do Salvador-BA no PPG em Família na Sociedade Contemporânea, cursos de graduação, especialização e extensão. Coordenador do Curso de Especialização em Relações Familiares e Contextos Sociais. Pesquisador membro do Family International Monitor, ligado à Pontifícia Universidade Lateranense (Roma-Itália), à Universidade de Múrcia (Espanha) e ao CISF (Centro Internazionale Studi Famiglia), participando de um projeto internacional de pesquisa intitulado "Family and poverty" (2019-2021). Foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2011-2015). Graduado em Teologia pelo Instituto de Estudos Teológicos de Bruxelas-Bélgica (2003) e mestrado em Antropologia Teológica - Instituto de Estudos Teológicos de Bruxelas-Bélgica (2005), sendo um semestre feito na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma-Itália. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Seminário São José do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência de gestão no terceiro setor, com atuações de presidência de associações e empreendedorismo social na periferia de Salvador (2007-2011): reforço escolar, curso de informática, pré-vestibular comunitário, cursos profissionalizantes para mulheres etc. Técnico em mecânica industrial pelo IFF-Campos dos Goytacazes (1994). Tem experiência na área da Antropologia, Filosofia, Teologia, Sociologia, Psicologia com ênfase na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: família com enfoque interdisciplinar, teologia, ética, filosofia, antropologia, afetos, vínculos, educação, ecologia humana, bioética, direito, vida, pessoa e sociedade, através de assessorias e elaboração de projetos de inclusão humano-social para crianças e adultos.

17 de maio

Terça-Feira

Momento Musical

com Gabriel Reis

09h - Salão nobre

Palestra: "Educar para a liberdade - um caminho de promoção do amor e da sabedoria no mundo digital"

  • Horário

    09h15

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Ministrante:

Pe. Dr. Antônio de Pádua Andrade dos Santos

Professor

Mestre em Teologia moral pela Pontificia Università della Santa Croce em Roma (2017), doutorado em Teologia moral pela Pontificia Università della Santa Croce (2020). Graduando em Psicologia na UCP e em Letras na UFF-RJ. Tem experiência na área de bioética. Atualmente é professor no Seminário Diocesano de Petrópolis.

Momento Musical

com Caio Mussel e Gabriel Alves

19h - Salão nobre

Lançamento do livro de alunos egressos do PPGE e do livro dos alunos e egressos que compõem o GEPCEP - Grupo de Estudo e de Pesquisa sobre Currículo nas Escolas Públicas

  • Horário

    19h15

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Mediadora:

Cintia Chung Marques

Coordenadora do curso de pedagogia

18 de maio

Quarta-Feira

Momento Musical

com Gabriel Reis

09h - Salão nobre

Palestra: "Da sabedoria de Salomão à filosofia de Platão: o conceito de educação na Antiguidade"

  • Horário

    09h15

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Ministrante:

Pe. Dr. André Luiz Rodrigues da Silva

Professor

Doutor em Ciência e Teologia Patrística pelo Institutum Patristicum Augustinianum - Roma (2012). Mestre em Ciência e Teologia Patrística pelo Institutum Patristicum Augustinianum - Roma (2008). Possui título de Bacharel em Filosofia pela Faculdade Esclesiástica de Filosofia João Paulo II (Rio de Janeiro - 1999), Título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - 2002). Atualmente é Professor no Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase nas Ciências Patrísticas que incluem Pedagogia, Filologia, Filosofia e Teologia nos primeiros séculos do Cristianismo.

XXIV Jornada de Iniciação Científica UCP/CTH

  • Horário

    14h

  • Local

    Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

SALA 221

Avaliador Externo:

ALINE PRAÇA BERNAR

Professora

Pesquisadora do GEPAEP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e na Escola Pública - pela UFF desde 2012. É Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014) sob orientação da Professora Doutora Maria Teresa Esteban na Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, atua como professora na Educação Básica desde 2001. Possui experiência na rede pública e privada. Atuou como professora substituta na Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ) nos anos de 2008-2012 lecionando as disciplinas: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Metodologia do Ensino de Língua e Literatura. Em (2015) atuou como Professora Substituta de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da UFRJ - CAP-UFRJ retornando nos anos de 2020 e 2021. Atualmente está como Professora Substituta na Rede Municipal de Petrópolis/RJ.

Avaliador Interno:

Fabiana Eckhardt

Professora

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2002). Foi coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (2004 - 2011), coordenou o Curso de Pedagogia (2010 - 2018) do Centro de Teologia e Humanidades (UCP), do qual foi vice-diretora ( 2013- 2018). Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UCP. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação popular, avaliação educacional, cotidiano escolar da educação infantil e alfabetização.

SALA 225

Breno Weckmuller de Freitas Gomes

Orientador: Prof. Carlos Frederico Gurgel Calvet Silveira

Camila dos Santos da Costa
João Marcos Ribeiro de Mello

Orientador: Prof. Alexandre Luis de Oliveira

João Pedro da Silveira Guimarães
Alan Marques de Pinho

Orientador: Prof.ª Janaina Christina Perrayon Lopes

Nicole dos Santos de Oliveira

Orientador: Prof.ª Cíntia Chung Marques Corrêa

Helena Costa Salgueiro dos Santos d’Ottenfels

Orientador: Prof.ª Ana Carolina Carius

Avaliador Externo:

ROSANE KARL RAMOS

Professora

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).Período Doutorado Sanduíche (2016-2017) na University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Graduate Diploma in Mentoring and Leadership in Schools (International) no Mary Immaculate College, Limerick, Irlanda (bolsista CAPES). Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura em Inglês pela Universidade Católica de Petrópolis. A partir de fevereiro de 2021, exercendo a função de Coordenador Administrativo Pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis, RJ.

Avaliador Interno:

Cintia Chung Marques Corrêa

Professora

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente. Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas.

Momento Musical

com Vitória Veloso e Gabriel Moreira

19h - Salão nobre

Palestra: "Recursos Tecnológicos: meios eficientes para finalidades pedagógicas diversas"

  • Horário

    19h15

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Ministrantes:

Marcos Levi de Oliveira

Professor

Mestre em Educação/História Universidade Católica de Petrópolis (2018), bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Leciona desde 2004 em escolas particulares de Petrópolis e Rio de Janeiro. Destaque para o ensino de História da Igreja em cursos de Extensão no Seminário Diocesano (2010) e (2013). História da Igreja Moderna e Contemporânea nas turmas de Teologia do Seminário Diocesano (2016 e 2017) e na Pós-Graduação de Ensino Religioso na UCP (2013). Atualmente leciona História da Igreja Moderna e Contemporânea, Alta e Baixa Idade Média, Estágio (Fundamental e Médio),e Patrologia na Universidade Católica de Petrópolis, além de História em turmas de Ensino Médio e Fundamental.

Breno Rabello Machado

Professor

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Sociologia, oratória e debate. Tem experiência na área de sociologia e cinema. E na área de produção de jogos educativos, dentre eles o jogo "Tertúlia: grandes pensadores". Autor do livro "O pensamento de Émile Durkheim".

19 de maio

Quinta-Feira

Mesa Virtual: "Educação católica no Brasil: contribuições para uma história"

  • Horário

    09h

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Integrantes:

Marina Massimi

Professora

Possui graduação em Psicologa - Università degli Studi di Padova, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo e lidera o Grupo de Pesquisa "Tempo, Memória e Pertencimento" junto ao IEA. Tem experiência de pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em História da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da psicologia científica; História dos saberes psicológicos na cultura brasileira, saberes psicológicos dos jesuítas. Foi Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia de 2013 a 2017. Membro da Academia Ambrosiana (Milão). Coeditora da Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia.

Raquel Assis

Professora

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. É membro do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. Pesquisadora e coordenadora regional (área UFMG) do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA/UFMG). Editora da Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia. Pertence ao Grupo de pesquisa “Tempo, memória e pertencimento” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação (NIPSE/UFMG), desenvolvendo atividades de ensino, extensão e pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica na educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Psicologia com as seguintes ênfases: relações entre Psicologia e Educação; circulação e apropriação de saberes; psicologia divulgada pela cultura impressa; saberes psicológicos, faculdades da alma e relações entre inteligência, sensibilidade e vontade.

Márcio Fernandes

Professor

Possui graduação em Teologia - Studium Theologicum, graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Teologia Fundamental, com especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense, doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica-PR e é docente no Studium Theologicum de Curitiba. Tem experiência na área da Teologia Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise fenomenológica com ênfase na figura de Edith Stein, interfaces entre teologia e psicologia, história e memória, teologia e arte, imigração italiana, questões de método em teologia. Professor visitante da USP no Instituto de Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Tempo, memória e pertencimento" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Mediadora:

Lúcia Moreira

Professora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, onde atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Educação, além de ser líder do Grupo de Pesquisa Família, Desenvolvimento Humano, Crenças e Práticas de Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Interdisciplinar, com ênfase em família e desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, paternidade, envolvimento paterno, maternidade, educação de filhos, relações familiares, relação família-escola, instituição de educação infantil, Psicologia do Desenvolvimento e envelhecimento.

Momento Musical

com Jane Chris e Demétrio

19h - Salão nobre

Palestra: "Um paralelo entre história da música e história da filosofia"

  • Horário

    19h15

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Ministrante:

Rodolfo Braga

O professor Rodolfo Braga é licenciado em filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis e possui mestrado em Ciência da Religião pela UFJF. Ministra aulas de filosofia e debate no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro e é coordenador de filosofia e sociologia na mesma instituição. É professor de filosofia no colégio Bom Jesus São José, em Petrópolis, e é professor de filosofia no CIEP Cândido Portinari, da Rede Estadual de Educação. Fundou a Academia Areté, uma escola virtual onde atualmente ministra, no Youtube e no Instagram, um curso gratuito de Introdução ao que há de essencial na História da Filosofia. Na Academia Areté, é o mediador do Clube de Debates e Oratória, cujo objetivo é ensinar aos alunos as boas técnicas de argumentação e retórica.

20 de maio

Sexta-Feira

Momento Musical

com Geovanna Pedrosa, Iná Santiago e Ana Clara Macario

19h - Salão nobre

Palestra: "Cultura Digital e Educação: entre o virtual e o possível"

  • Horário

    19h15

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso
    (Rua Benjamin Constant, 213)

Ministrante:

Ana Carolina Carius

Professora

é Pós-doutoranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, sob a supervisão do Prof. Dr. Rodrigo Otávio dos Santos. Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006), especialista em Educomunicação e Tecnologia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2021), especialista em Orientação, Supervisão e Gestão pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2021), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2021) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando no Ciclo Básico dos cursos de graduação em Engenharia. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias. Pesquisadora na Universidade Católica de Petrópolis no Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia na linha de pesquisa Modelagem Computacional. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes inovadores de aprendizagem, tecnologia educacional, abordagens ativas, tecnologia e educação, Análise de Redes Sociais (ARS) e educação, modelagem matemática, simulações numéricas, método de elementos finitos aplicados a problemas de engenharia.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h