Busca

                
 
 
O Núcleo de Atendimento ao Idoso da Universidade Católica de Petrópolis é uma iniciativa da Reitoria da Instituição, atendendo às aspirações de suas missão e visão institucionais e pela sua origem e natureza comunitária e humanista. Atua no âmbito da defesa dos direitos das pessoas idosas, orientado pelas políticas públicas definidas para a promoção e inclusão social deste segmento social.

Tem-se como público-alvo primário o idoso vítima de violência, o idoso superendividado e o idoso com problemas de relacionamento familiar. Como público secundário, promove orientação aos familiares e comunidade, que também sentem dificuldade no lidar com os idosos. 

Para tanto, assume-se como proposta do Núcleo:
Oferecer a melhor experiência em atenção seletiva especializada à comunidade idosa da cidade de Petrópolis e arredores, nos âmbitos  jurídico, social, econômico e psicológico, promovendo atendimento rápido, acessível e inclusivo.


Composição do Núcleo e atividades:

O Núcleo propõe oferecer apoio jurídico e psicológico, dispondo de uma equipe técnica multidisciplinar, composta por profissionais destas áreas de atuação. Verifica-se, portanto, a integração de dois serviços já tradicionalmente ofertados pela UCP à comunidade petropolitana, que agora, destacam uma equipe especializada e rotinas diferenciadas para um atendimento seletivo ao idoso.

O NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas da UCP realiza atendimentos e produz documentos técnicos para instruir ações judiciais e procedimentos extrajudiciais; atuam no fortalecimento da rede de serviços de proteção e permitem a produção de conhecimento multidisciplinar sobre o acesso à justiça das pessoas idosas. Identifica ainda demandas específicas a serem direcionadas ao Poder Judiciário no escopo da região de Petrópolis e arredores, nos casos que exijam atenção e que devam prevalecer os direitos das pessoas idosas, e, realiza mediação, quando esta se apresenta como a melhor alternativa.

O Serviço de Psicologia Aplicada da UCP disponibiliza atendimentos na área da Psicologia Clínica: estudantes e 
professores do curso de Psicologia da UCP realizam diagnósticos e promovem apoio, aconselhamento e atendimento aos idosos e seus familiares.

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UCP oferece periodicamente oficinas de educação financeira e orientação 
para planejamento financeiro doméstico.

Além disso, o Núcleo se tornou referência para aqueles que buscam integração social, por intermédio da troca de experiências e desenvolvimento de habilidades, promovendo o convívio social por meio de atividades sócio recreativas, acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, integrando os Centros de Ciências da Saúde, o Centro de Teologia e Humanidades, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, o Centro de Engenharia e Computação, e o Centro de Ciências Jurídicas, respectivamente. Assim, palestras motivacionais e instrucionais, oficinas e minicursos são ofertados, a partir da identificação de demandas oriundas do próprio grupo que frequenta o Núcleo de Atendimento ao idoso semanalmente.

Sempre atento à qualidade de seu atendimento, o Núcleo desenvolveu e ainda realiza periodicamente, as seguintes ações:
  1. Formação e atualização da equipe multidisciplinar de atendimento, por intermédio de capacitação para o desenvolvimento de habilidades sociais específicas para o público idoso;
  2. Levantamento e elaboração de procedimentos mais efetivos para atendimento ao idoso pelo Núcleo;
  3. Identificação de espaços físicos para acolhimento na Universidade, para as diversas atividades ofertadas, disponibilizando sempre acessibilidade, banheiros, conforto e oferta de café e água.


O Núcleo do Idoso liderando “a Rede”:

Após o acolhimento, com a escuta ativa ao idoso, há a realização da triagem, identificando as necessidades que podem ser de caráter jurídico, psicológico, social (de integração), sendo: a) realizadas nos setores internos da UCP e/ou ainda b) mediadas e encaminhadas pela UCP aos órgãos parceiros competentes. O Núcleo torna-se o centro de uma Rede de Integração de Atendimento ao Idoso - uma grande rede social de acolhimento, escuta ativa e atendimento pontual, até a resolução da questão que aflige o idoso.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000