Busca

                
 
 

A I Semana do Núcleo do Idoso UCP: fortalecendo o protagonismo e os laços pela mediação é um evento comemorativo promovido pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP em celebração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas. A Semana fundamentada nos temas: família, envelhecimento, cuidados e riscos apresentará a Prática da Mediação Familiar como um dos caminhos possíveis para trabalhar a comunicação familiar e a vulnerabilidade da pessoa idosa. Observando-se que o Núcleo de Atendimento do Idoso da UCP oferece serviço específico que tem como objetivo recepcionar demandas de idosos vulneráveis que desejam realização de sessão de mediação como forma de resolver conflitos familiares em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no polo avançado do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC) na Universidade Católica de Petrópolis.

A Universidade Católica de Petrópolis atendendo às aspirações de suas Missão e Visão Institucionais e pela sua origem e natureza comunitária e humanista com atuação no âmbito da defesa dos direitos das pessoas idosas, orientado pelas políticas públicas definidas para a promoção e inclusão social deste segmento social com o referido evento prestará homenagem aos idosos pelo Dia Internacional do Idoso.

 

Público-alvo:

Profissionais capacitados ou em capacitação em Mediação de Conflitos, profissionais da área de saúde, direito, educação, e todos àqueles com interesse em aprofundar o conhecimento na área.




PROGRAMAÇÃO


Dia 28 de setembro de 2020

 

Palestra: "Mediação, o idoso e os relacionamentos no âmbito familiar"

Horário: Às 10h
Local: TV UCP (Youtube)
 

Palestrante: 

Pedro Moraes Martins: Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Medição e Arbitragem de Portugal –Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.

Klever Paulo Leal Filpo: Doutor em Direito (UGF/2014). Mestre em Direito (UGF/2005). Bacharel em Direito (UCP/1999). Concluiu Estágio Pós-Doutoral no IMS/UERJ (2019/2020). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professor da Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto Três Rios). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Administração de Conflitos (GIPAC/UCP) e do Grupo de Pesquisa sobre Formas Consensuais de Administração de Conflitos em Perspectiva Empírica (FOCA/ITR-UFRRJ). Coordena o Laboratório de Práticas Consensuais do NPJ/ITR/UFRRJ (extensão universitária). Ainda na UFRRJ atua na coordenação adjunta da Pós-Graduação em Direito Processual Contemporâneo (especialização). É pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF).


Dia 29 de setembro de 2020

 

Palestra: "Diálogos Intergeracionais: Desfazendo Nós e Refazendo Laços"

Horário: Às 10h
Local: TV UCP (Youtube)
 

Palestrante: 

Maria De Fátima Almeida: Mediadora Judicial e Extrajudicial em procedimentos ad hoc e Câmaras Privadas. Graduada em Direito. Pós-Graduada em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Pós Graduanda em Direito de Família e Sucessões. Mestranda em Sistema de Resolução de Conflitos. Capacitada em solução pacífica de conflitos no âmbito da Administração Pública, Gestão Pessoal Base da Liderança e Resolução de conflito aplicada ao contexto das Ouvidorias pela EVG. Mediadora de Conflitos envolvendo Políticas Públicas pela ENAM. Mediadora Empresarial com ênfase em Empresas Familiares (IMAP/IUPERJ). Capacitada em Supervisão e Cursos Temáticos pela M9GC. Integrante da Câmara de Mediação de Conflitos – CMC da OAB/RJ. Palestrante. Supervisora em cursos de capacitação em Mediação de Conflitos Judicial e extrajudicial. Instrutora da ESAJ/TJRJ. Expositora em Oficinas de Divórcio e Parentalidade certificada pelo CNJ. Docente da EMERJ- Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, da C.A.S.A. (Câmara Privada de Mediação e Arbitragem), da CIMAERJ (Câmara de Mediação filiada à CBMAE e a CACB) da MEDIATI (Câmara Privada) da OAB-NOVA FRIBURGO e em pós Graduação. Membro da Coordenação das Oficinas de Parentalidade do TJRJ. Facilitadora na capacitação de Prepostos e Representantes de Empresas em Mediação, Conciliação e Negociação em empresas privadas. Facilitadora de diálogos em grupos, empresas e famílias. Subdelegada do Estado do Rio de Janeiro na CEMAJUR INTERNACIONAL. (Comunidade Internacional de especialistas em Mediação).

Palestra: "CEJUSC 60 +"

Horário: Às 11h
Local: TV UCP (Youtube)
 

Palestrante: 

Dulce  Ana Gomes Oppitz: Juíza Coordenadora do CEJUSC POA e do CEJUSC 60+.


Dia 30 de setembro de 2020

 

Palestra: "Solidariedade e Afetividade na Proteção do Idoso: Mediação Familiar"

Horário: Às 10h
Local: TV UCP (Youtube)
 

Palestrante: 

Monize  Da Silva Freitas Marques: Juíza Coordenadora da Central Judicial do Idoso, do CEJUSC/Taguatinga e do CEJUSC/Águas Claras. Especialista em Direit Processual Civil e Mestranda em Gerontologia. Pela atuação no âmbito da proteção à pessoa idosa, com participação na elaboração de políticas públicas, foi homenageada na I Edição do Prêmio Direitos Humanos do Distrito Federal entregue pelo Governo do Distrito Federal em 2019. No último ano, foi palestrante no I Seminário de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável e no Seminário Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: das ações às omissões, ambos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e na Jornada de Trabalho de Promoção da Segurança e Defesa da Mulher, conduzida pela SENASP com a SENAJUS, ambas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Palestra: "Câmara Pública e o Idoso : Uma Transformação Social"

Horário: Às 11h
Local: TV UCP (Youtube)
 

Palestrante: 

Elsie Ellen Carvalho: Graduada em Serviço Social pela Universidade Estacio de Sá, Pós-graduada em Mediação de Conflito pela Universidade Católica de Petrópolis, Mestrando em Mediação de Conflitos pela Fundação Universitária Ibero-Americana. Participante da Comissão de Mediação de Conflitos pela OAB Petrópolis, Coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa , Petrópolis da Paz e Diretora  do Instituto INNOVAR, facilitadora de práticas Restaurativas.

Claudia Clemente: Mediadora Judicial e Extrajudicial formada pelo SEBRAE/RJ em 2012 e EMERJ em 2015. Atua como Mediadora de Conflitos junto à Câmara de Mediação da OAB/Petrópolis onde também integra a Comissão de Mediação e Justiça Restaurativa atuais. Advogada colaborativa especialista em Direito Público. Mediadora ad hoc. Coordena a Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis. Diretora Executiva da Inovar Tecnologia social desde 2012.

 


Dia 01 de outubro de 2020

 

Palestra: "Mediação Extrajudicial: casos práticos e seus desafios"

Horário: Às 10h
Local: TV UCP (Youtube)
 

Palestrante: 

Úrsula Novello Freitas: Advogada colaborativa e mediadora de conflitos. Professora e Supervisora do curso de Formação em Mediação na CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. Atua há mais de 12 anos no mercado ajudando famílias e empresas a construírem acordos adequados e sustentáveis às suas realidades.

Sérgio Harari: Mediador formado pelo MEDIARE e certificado internacionalmente pelo ICFM. Pesquisador e facilitador de Comunicação Não-Violenta, tendo participado de imersão de 9 dias no International Intensive Training e facilitado turmas desde 2016. Mais de 800 horas de mediação no TED OABRJ, Defensoria Pública, TJRJ e de forma privada. Professor no IDD PUC, IPUB/UFRJ, UCP, MBA Gestão de Pessoas e Liderança da FIAP SP, TRT/RJ, Associação de Moradores do Vidigal, ONG Galpão Aplauso. Palestrante em diversas instituições como BR Distribuidora e TJRJ. Graduado em Engenharia pela PUCRJ, especialista em Docência do Ensino Superior e em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa ACP: Teórico (cursando).
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000