Busca

                
 
 
Estudantes das turmas de Engenharia Mecânica, de Produção e Mecatrônica da UCP participaram, nesta quarta-feira (14.08), da visita técnica à GE Celma como atividade da disciplina de Qualidade em Produtos e Serviços. A visita é uma atividade acadêmica que proporciona aos estudantes uma aproximação real da área profissional, conforme proposta do curso de graduação em Engenharia e Administração – que também levou turmas à empresa.

Durante a visita, os alunos são acompanhados por um funcionário sênior da empresa da área de qualidade com conhecimento em Sistemas de Gerenciamento de Qualidade e Operações. O profissional, que era o professor José Cristiano Pereira, que leciona a disciplina, explicou como funciona um sistema de gerenciamento de qualidade e operações na indústria de manutenção aeronáutica e seus respectivos processos; e como a revolução “Lean” está mudando a GE mundialmente.



Ele falou também dos desafios e oportunidades de projetos a serem trabalhados em sala de aula utilizando metodologias ativas de ensino modernas, como “IBL - Inquiry Based Learning” e “PBL - Project Based Learning”. Estas metodologias estão sendo utilizadas nas grandes universidades da Europa, USA e Ásia.

“O objetivo destas visitas é proporcionar aos estudantes uma visão prática de um sistema de qualidade e a importância do mesmo na operação da indústria de revisão de motores aeronáuticos, o que facilita o entendimento da parte conceitual das disciplinas. A visita a empresas no início do semestre ajuda muito no desenvolvimento do aluno na disciplina durante o período”, observa o professor José Cristiano Pereira.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000