Busca

                
 
 
  • Cursos da Universidade obtiveram as melhores notas entre as universidades particulares do Estado do RJ

    A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacou em duas importantes avaliações no universo acadêmico, com seus cursos alcançando as melhores notas entre as universidades particulares do Estado do Rio de Janeiro. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, foram avaliados cursos de ciências biológicas e ciências exatas. Já no Guia Quero Estadão, considerada a maior pesquisa de opinião do Ensino Superior brasileiro, a UCP teve 22 cursos de graduação – incluindo bacharelados e licenciaturas - avaliados.

    “A Instituição recebe esses resultados positivos com grande satisfação e sentimento de dever cumprido, diante do reconhecimento da qualidade e relevância dos nossos cursos no cenário nacional, estadual e, obviamente, local, obtendo as melhores notas no Estado. No Enade, por exemplo, ficamos atrás somente de universidades públicas. Isso afirma o nosso compromisso na formação de profissionais competentes e prontos para o mercado de trabalho e na busca constante de atualização e aprimoramento em todos os sentidos, seja na matriz curricular, corpo docente e infraestrutura”, observa o reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

    A prova do Enade acontece todos os anos, desde 2004, para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Ela é aplicada pelo Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação, em ciclos avaliativos. Ou seja, a cada ano são determinadas áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2019, foram avaliados cursos do Centro de Engenharia e Computação e do Centro de Ciências da Saúde que foram classificados entre as melhores notas do estado.



    Os cursos de Biomedicina (nota 4) e Fisioterapia (nota 3) obtiveram a melhor nota entre as universidades privadas do Estado do RJ. O curso de Educação Física teve a melhor nota (4) entre as instituições privadas do interior do estado. No ranking estadual, considerando as instituições públicas e privadas, os cursos de Biomedicina e Fisioterapia ocuparam o 3º lugar e o de Educação Física a 4ª posição. 

    Já Arquitetura e Urbanismo (nota 3) ficou entre os 10 melhores cursos do Estado do RJ e com a 2° melhor nota entre as universidades privadas do interior. O curso de Engenharia Mecânica (nota 3) também se destacou com a 2° melhor nota entre as instituições privadas do estado.
    22 cursos avaliados no Guia Quero Estadão
    Além do Enade, a UCP também passa anualmente pela avaliação do Guia Quero Estadão, que é organizado em parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e o Quero Educação, um portal que reúne bolsas de estudo em mais de 6 mil parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. O ranking avaliou cerca de 15 mil cursos de graduação em todo o Brasil, analisando quesitos como qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

    Os cursos avaliados com nota 4 foram Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Filosofia; História; Letras; Pedagogia e Psicologia. Já os cursos de Ciências Contábeis; as engenharias Civil; Elétrica; Mecatrônica; Mecânica; de Computação; de Produção; além dos cursos de Fisioterapia e Relações Internacionais obtiveram nota 3.
  • Com a primeira turma do curso formada em 2019, o curso de Publicidade e Propaganda da UCP mostrou, nesta segunda-feira (19.10), um pouco da experiência dos seus egressos, agora profissionais atuantes no mercado de trabalho. Em duas palestras on-line, os egressos dividiram com os atuais estudantes do curso e interessados no tema um pouco da sua vivência e legado deixado para o curso e a comunidade. Os eventos foram transmitidos pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.



    No primeiro encontro, Guilherme Ternis falou sobe a performance de fãs durante a recepção midiática no esporte na experiência do Clube de Regatas do Flamengo. Já na segunda palestra, José Roberto Jr. falou sobre a VERSA, a agência experimental do curso de PP da UCP, desde seu processo criativo à aprovação da marca.

    O conteúdo das duas palestras pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.

  • A comemoração pelo Dia do Fisioterapeuta na UCP – celebrado no dia 13 de outubro – foi antecipada e abordou sobre as diferentes áreas de atuação do profissional com uma série de palestras promovida no dia 9 de outubro. Os eventos on-line, organizados em conjunto entre a coordenação do curso e o Diretório Acadêmico, foram transmitidos pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

    Alunos do curso, fisioterapeutas e interessados no tema conheceram mais sobre A aplicação de PNF em pacientes com disfunções neurológicas; Como é ser residente de Fisioterapia: Compartilhando Diretrizes e experiências; e sobre a fisioterapia na prevenção de lesões em atletas. As palestras foram ministradas por profissionais das respectivas áreas, mediadas por alunos do curso.



    “É uma comemoração muito importante, mostrando a grande importância do fisioterapeuta na sociedade, atuando em diversas áreas: Fisioterapia Cardio-Respiratória, Fisioterapia Dermatofuncional, Desportiva, Fisioterapia em Hidrocinesioterapia, em Neurologia, em Oncologia, em Pediatria, em Reumatologia, em Traumato-ortopedia, em Saúde Comunitária, em Saúde da Mulher, em Saúde do Idoso e Fisioterapia em Saúde do Trabalhador“, observa a coordenadora do curso, profª. Ave Regina de Azevedo e Silva.

    As palestraspelo Dia do Fisioterapeuta podem ser conferidas no canal da Universidade no Youtube.

  • As mídias sociais, especialmente neste tempo de pandemia, mostraram a importância de ser um bom canal de divulgação e vendas para os negócios. Nesta quinta-feira (08.10), o curso de Publicidade e Propaganda da UCP falou sobre a importância desse veículo na palestra Social Listening: monitoramento de mídias sociais como estratégia de marcas e negócios. O encontro on-line foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

    A ideia de falar sobre o tema, que teve a participação do doutorando em Comunicação Social, João Vitor Rodrigues, foi discutir a importância e as estratégias do monitoramento de mídias sociais para a gestão de marcas.

    Confira o conteúdo da palestra Social Listening: monitoramento de mídias sociais como estratégia de marcas e negócios no canal da Universidade no Youtube.

  • Em comemoração ao Dia do Contador – celebrado no último dia 22 de setembro – o curso de Ciências Contábeis da UCP realizou nesta quarta-feira (07.10) a palestra Primeiros Passos na Bolsa. O evento on-line foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.



    O encontro com o professor Luiz Antonio Ochsendorf Leal, que faz parte de um projeto de promoção da educação financeira, falou da importância dos conhecimentos financeiros nos dias atuais e traçou os primeiros passos, conhecimentos necessários e ações para melhorar as finanças pessoais e acessar o mercado de ações.

    O conteúdo da palestra Primeiros Passos na Bolsa pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.
  • Que tal conhecer um sistema de fácil uso para diagnóstico e aplicação de técnicas para melhor desenvolver os potenciais organizacionais? O livro Análise organizacional: das origens à era da sustentabilidade, lançado nesta segunda-feira (05.10) na TV UCP, oferece essa proposta. A palestra de lançamento transmitida pelo canal da Universidade no Youtube contou com  a participação dos autores, o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e a Profª. Carla Winter Afonso.



    A proposta do livro é trazer luz as teorias organizacionais e identificar suas principais contribuições para criação de um modelo chamado Oficinas Técnicas de Gestão. A ideia proposta pelos autores é um sistema de fácil uso para diagnóstico e aplicação de técnicas para melhor desenvolver os potenciais organizacionais.

    O conteúdo da palestra de lançamento do livro Análise organizacional: das origens à era da sustentabilidade pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.
  • O isolamento social levantou as mais diversas reflexões, sobre vários aspectos. O Programa de Pós-graduação em Educação da UCP (PPGE) propôs uma reflexão sobre a cultura visual midiática e a educação neste momento de pandemia. A palestra O papel da visualidade na Educação ontem e hoje: reflexões trazidas pelo isolamento aconteceu nesta sexta-feira (02.10). O evento on-line marcou a aula inaugural do PPGE e foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

    O encontro levantou questões acerca dos desafios e das possibilidades que a necessidade do isolamento físico nos trouxe. Ele foi ministrado pela professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Adriana Hoffmann Fernandes, que é líder do grupo de pesquisa CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação).

    O conteúdo da palestra O papel da visualidade na Educação ontem e hoje: reflexões trazidas pelo isolamento pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.

  • I Semana do Núcleo do Idoso da UCP aconteceu de 28 de setembro a 1º de outubro, com transmissão ao vivo na TV UCP



    A prática da mediação familiar é um dos caminhos possíveis para trabalhar a comunicação familiar e a vulnerabilidade da pessoa idosa. O tema norteou as discussões da I Semana do Núcleo do Idoso da UCP, que terminou nesta quinta-feira (1º.10) – data em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A programação aberta ao público teve início na segunda-feira (28.09) com palestras abordando diversas questões do idoso que foram transmitidas pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

    Com o tema Fortalecendo o protagonismo e os laços pela mediação, o evento on-line contou com diversos palestrantes, incluindo internacionais, que trataram do assunto fundamentado nos temas família, envelhecimento, cuidados e riscos. Cada vez mais a atenção e cuidado com o público da terceira idade, nas questões que envolvem seu cotidiano e núcleo familiar, tem despertado a atenção para um olhar especial e diferenciado para a resolução de conflitos. 



    Em todo o Brasil, existem apenas três Centros que oferecem serviço específico para recepcionar as demandas de idosos vulneráveis, em parceria com a Justiça, sendo o Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP um deles. Com população estimada em mais de 42 mil idosos em Petrópolis, segundo o IBGE, o Núcleo da UCP presta esse serviço aos idosos vulneráveis que desejam realização de sessão de mediação como forma de resolver conflitos familiares em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 

    A unidade funciona no polo avançado do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC) na UCP. Além do suporte jurídico na resolução de conflitos, o Núcleo também tem uma atenção a outras demandas da pessoa idosa, oferecendo não apenas a assistência, mas também promovendo eventos e encontros que tratam sobre diversos assuntos que envolvem o idoso, como planos de saúde e assistência domiciliar; a violência financeiro-patrimonial contra idosos, assim como a vulnerabilidade da pessoa idosa nas relações de consumo; entre outros.

    “Entendemos a importância de destacar o papel da mediação nesse trabalho desenvolvido pelo Núcleo, que vai ao encontro das aspirações da missão e visão da Universidade, pela sua origem e natureza comunitária e humanista com atuação no âmbito da defesa dos direitos da pessoa idosa, orientado pelas políticas públicas para a promoção e inclusão deste segmento social. Por isso a iniciativa de organizar um evento a toda comunidade, que contou com a participação dos coordenadores dos dois outros Centros, compartilhando conhecimento e também aprendendo mais sobre o tema com a experiência de quem vive esse trabalho”, disse a coordenadora do Núcleo, Flavia Castellain. 

    As palestras da I Semana do Núcleo do Idoso da UCP podem ser conferidas no canal da Universidade no Youtube.

  • A UCP esteve representada na 3ª Semana Internacional de Mediação de Conflitos, realizada de 21 a 26 de setembro. O evento, que aconteceu de maneira remota, é organizado pelo programa Petrópolis da Paz e reuniu grandes profissionais da mediação, nacionais e internacionais, em uma programação com palestras diárias transmitidas pelo Youtube. A Instituição foi representada pelo Núcleo do Idoso, com a participação da coordenadora, Profª. Flavia Castellain.

  • No mês em que se promove o debate e alerta sobre o tema do suicídio, na campanha Setembro Amarelo, o curso de Psicologia da UCP estimulou a discussão sobre o tema falando sobre a Abordagem do Suicídio na Atenção Psicossocial. A palestra on-line aconteceu nesta quarta-feira (23.09), com transmissão na TV UCP, canal da Universidade no Youtube.



    Voltado a estudantes de Psicologia, psicólogos e demais interessados no tema, o evento teve como objetivo apresentar os dispositivos da rede de saúde mental e discutir estratégias de acolhimento e intervenção. O encontro on-line foi com doutor em Psicanálise, Julio Cesar Nicodemus, que é supervisor clínico do CAPS-ad Alameda e da Equipe de Redução de Danos.

    O conteúdo da palestra A Abordagem do Suicídio na Atenção Psicossocial pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.

  • O tradicional Expoentes da Literatura deste mês, realizado pelo curso de Letras, recebeu a escritora portuguesa Teolinda Gersão para o evento on-line de lançamento do seu livro Alice e Outras Mulheres. O encontro, que foi transmitido pela TV UCP, o canal da Universidade no Youtube, aconteceu no último sábado (19.09).

    A premiada escritora, que já teve livros adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Romênia, além de estar traduzida em vinte países, participou de um bate-papo com estudantes do curso e interessados em Literatura, no qual apresentou sua obra refletindo acerca do processo de criação literária.



    O conteúdo do Expoentes da Literatura de lançamento do livro Alice e Outras Mulheres, de Teolinda Gersão, pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.

  • Praticar atividade física durante a pandemia também ganhou novas modalidades e espaços, como o mundo virtual. O tema foi abordado pelo curso de Educação Física da UCP que falou sobre ginástica de grupo on-line na palestra on-linerealizada nesta quinta-feira (17.09). Transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, o evento contou com a participação da prof.ª do curso, Juliana Krieger, e com o fundador da CIA Dance,  Leonardo Pinheiro Monteiro.



    A proposto do encontro, que foi voltado a estudantes de Educação Física e demais interessados na temática, foi promover um bate-papo sobre como trabalhar com as aulas de ginástica no mundo virtual de forma segura, eficiente e prazerosa, além de dar dicas de movimentos que podem facilitar a vida do aluno.

    O conteúdo da palestra Ginástica de grupo on-line pode ser conferido no canal da Universidade do Youtube.

  • A startup Quipo Tecnologia, que tem a frente o professor da UCP, Bruno Guingo, foi aprovada entre os 100 melhores projetos na fase final de um edital realizado pela Softex e Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação. O objetivo da seleção é a aceleração tecnológica de soluções de impacto através da incorporação de Inteligência Artificial.

    Guingo é sócio fundador da startup, fundada em fevereiro deste ano com outros sete pesquisadores, que visa desenvolver tecnologias emergentes, em especial, aplicar soluções baseadas na tecnologia blockchain para rastreabilidade de cadeias produtivas, protocolos de confiança, segurança, certificação e validação de transações com contratos inteligentes.

    Startup do docente da UCP, Bruno Guingo (de preto) está entre os 100 melhores projetos


    Atualmente, a startup está sediada na incubadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A chamada da qual foi selecionada contou com 736 propostas e objetiva apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados à criação de soluções em Inteligência Artificial, tendo como áreas prioritárias o agronegócio, saúde, indústria e cidades inteligentes.

    Na continuidade do programa, a QuipoTech foi selecionada pela aceleradora e-volve que atuará junto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), ambos sediados em Campinas, São Paulo, para preparar os empreendedores e seu projeto para a etapa de Desenvolvimento da Solução. Nessa próxima fase do programa, somente 30 startups continuarão no projeto.
  • Publicidade também é arte? Essa foi a proposta de reflexão do curso de Publicidade da UCP durante a palestra que tratou sobre a presença da Beleza e do Grotesco no discurso publicitário.O encontro virtual aconteceu nesta segunda-feira (14.09) com transmissão ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.



    Voltada a alunos do curso de Publicidade e Propaganda e demais interessados na temática, a palestra com a atriz, cientista social e diretora de produção, dramaturgista e videomaker, Luciane Conrado, teve o principal objetivo de propor essa reflexão sobre as possíveis ligações entre a criatividade e os conceitos de Belo e Grotesco (Estética), e como tais conceitos estão presentes no processo de criação de peças publicitárias e de conteúdo para redes sociais.

    O conteúdo da palestra Publicidade também é arte? A presença da Beleza e do Grotesco no discurso publicitáriopode ser conferida no canal da Universidade no Youtube.

  • A série Música, Músicos e Educadores, promovida pelo curso de licenciatura em Música da UCP, realizou seu segundo encontro on-line, desta vez falando sobre História e Arte da Trilha Sonora. O evento transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, aconteceu no sábado (12.09) e contou com a participação de  Pedro Dellatorre, graduando em Composição para Filme, TV e Jogos e pós-graduando em Música e Cognição.

    O evento abordou aspectos como a história e as mudanças estilísticas observadas na arte da composição para cinema desde o seu surgimento, ainda no cinema mudo, até as trilhas musicais contemporâneas, passando, evidentemente, pelas trilhas clássicas hollywoodianas e suas relações com o mundo da composição erudita. 



    Abordou, também, os aspectos técnicos ligados à produção musical para os meios audiovisuais, destacando a relação entre as mudanças tecnológicas das últimas décadas e a forma como são produzidas as trilhas atuais. Os conceitos apresentados na palestra foram ilustrados por cenas de diversos filmes que exemplificam o efeito da música para o resultado final da obra.

    O conteúdo da série Música, Músicos e Educadores sobre História e Arte da Trilha Sonora pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.
  • Os efeitos da pandemia atingem todas as áreas, com reações mais diversas no psicológico e até mesmo físicas em cada pessoa. O assunto foi tema da aula magna do mestrado em Psicologia da UCP, que abordou sobre A Psicologia das Pandemias: Reações físicas, cognitivas, afetivas e comportamentais. O encontro on-line foi com um dos maiores pesquisadores da área psicológica, Dr. José Aparecido da Silva. A palestra aberta ao público aconteceu na última sexta-feira (11.09), com transmissão ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

    O evento teve como objetivo trazer os estudos mais recentes da psicologia em relação à pandemia e discussões pertinentes sobre as condutas humanas em tempo de pandemia, além de apresentar caminhos possíveis no lidar com a pandemia.



    O palestrante é Mestre e Doutor em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP, e pós-doutorado em Percepção e Psicofísica pela Universidade da Califórnia. Com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas, frequentemente citados na literatura internacional, José Aparecido  da Silva constitui-se num dos pesquisadores em Psicologia, do Brasil, mais frequentemente referenciado pelos seus pares, tanto em periódicos quanto em livros e capítulos de livros. Membro da American Psychological Association, da International Society for Psychophysics, é o único pesquisador em Psicologia do Brasil membro da Psychonomic Society. 

    “Este evento permitiu aos ouvintes um quadro amplo acerca do momento que estamos vivendo. O professor José Aparecido tem acompanhado com muita atenção os efeitos da pandemia e do isolamento social nas nossas vidas. Com uma linguagem científica, mas acessível, ele trata dos temas importantes do momento que vivemos, desde a ansiedade e estresse até às condutas pró-sociais”, observa o coordenador do mestrado em Psicologia da UCP, Luis Antonio Monteiro Campos.

  • Em comemoração ao Dia do Internacionalista, celebrado em 26 de setembro, o curso de Relações Internacionais da UCP promoveu nesta quinta-feira (10.09) a palestra O Brasil e a agenda de segurança internacional no século XXI, que foi transmitida ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube

    O encontro on-line teve como objetivo abordar a segurança internacional no século XXI, pauta tão importante e urgente, por meio de uma mesa-redonda sobre dois temas correlatos: como o Brasil tem lidado com a crise do COVID-19 e seus impactos na segurança e a participação brasileira nas missões de paz da ONU.



    O evento contou com a participação da professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Mariana Montez Carpes; e do Internacionalista Guilherme Moreira Dias, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Pesquisador do Observatório Militar da Praia Vermelha nas áreas de Segurança Pública e Operações de Paz.




  • Celebrado nesta quarta-feira (09.09), o Dia do Administrador já comemora 55 anos de atuação. Para marcar a data, o curso de Administração da UCP promoveu a palestra Desafios e Tendências da profissão: O hoje e o amanhã, aberta a estudantes e profissionais interessados na área de negócios. O evento on-line foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. 

    Desde 1965, quando a profissão foi regulamentada, o administrador assume  grande responsabilidade, porque planeja, organiza, acompanha, conduz e controla equipes, pessoas, empresas em todos os seus processos. Precisa ser o conhecedor da dinâmica organizacional, das suas operações, daquilo que acontece no cotidiano do ambiente empresarial. 



    Além disso, precisa conhecer o mercado, a concorrência, encontrar possibilidades e oportunidades de crescimento para pessoas e organizações. Ou seja, precisa ser um visionário, um empreendedor nos ambientes aos quais faz parte. Este é o grande desafio para o administrador e o retrato da atualidade é o cenário no qual é preciso olhar e vislumbrar na construção do amanhã o caminho para o sucesso desta profissão, útil, essencial, que serve como ciência aplicada na sociedade.

    Ministrada por Gustavo Gastardelli de Oliveira Fontes, profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de diversos segmentos, a palestra teve objetivo de apresentar novas realidades e desafios da profissão no cenário dos negócios. O evento contou também com a participação da conselheira Administrativa do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) e vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ, Elizabeth da Costa Bastos.

  • Foram apenas cerca de dois anos de ensinamentos para os alunos da UCP, mas as marcas e o conhecimento deixados pelo ex-professor Carlos Eduardo Rebuá Oliveira aos seus estudantes certamente perpetuam por toda sua vida. O docente que integrou o Centro de Teologia e Humanidades e o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE) da UCP, entre os anos de 2016 e 2018, foi homenageado por seus alunos após a notícia de sua morte, ocorrida no último domingo (06.09). O corpo do professor foi sepultado em João Pessoa, na Paraíba.

    Rebuá (primeiro à direita) em palestra na UCP, em 2017, sobre Ditadura na América Latina


    Os ex-estudantes do PPGE divulgaram um texto como uma forma de homenagear Rebuá e “expressar os mais profundos sentimentos por um colega, professor e amigo que nos deixou”. Para seus ex-alunos, “não há palavras para descrever o quão significativa a sua presença foi na trajetória de cada discente com quem Cadu, como nós o apelidávamos, teve contato e acabou deixando aqui seguidores fiéis de seu olhar sensível para a educação.”

    Rebuá com os alunos da graduação em palestra sobre Ditadura na América Latina


    Além de deixar os sentimentos à família e gratidão ao Cadu por toda contribuição na trajetória acadêmica, ao final, eles encerraram a homenagem com o próprio texto do professor, Lembrar Benjamin (uma alusão a Walter Benjamin, de quem Rebuá foi um grande estudioso de sua obra), substituindo BENJAMIN por CADU.

    “Lembrar Cadu significa admirá-lo. Não uma admiração contemplativa, mas como afeto e encantamento com a potência de seus escritos, atuais porque organicamente colados à cultura, ou melhor, à sua crítica. Admiramos, muitas vezes, aquilo que nos impacta imprimindo uma dificuldade de classificação à primeira vista, como uma música de ritmo estranho ou um filme que não entendemos, ainda, mas temos a sensação que isto ocorrerá em breve, tamanho foi o impacto em nós. É recorrente a percepção da sedução de Cadu em seus primeiros leitores ou ouvintes, na arquitetura ou na filosofia, na história ou nas artes, nas epígrafes ou nos textos mais densos: gostam, mas é comum não saberem ao certo narrar para alguém, de forma imediata, porque aquilo lhes tocou, porque querem ler o autor novamente ou parar ali, naquele exato ponto do primeiro contato, do primeiro flerte”.

  • A contribuição da Saúde no combate à pandemia, sob as perspectivas da saúde mental, qualidade de vida e intervenções terapêuticas, foi debatida em diferentes aspectos, em mais de 40 atividades durante a Semana Acadêmica do CCS 2020, que terminou na última sexta-feira (28.08) com a palestra Método de exaustão, repetições parciais, forçada e roubada, promovida pelo curso de Educação Física. A programação contou com palestras e minicursos que abordaram a temática a partir dos cursos do CCS, além de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia.



    Os eventos on-line reuniram renomados profissionais das mais distintas áreas, que tiveram a oportunidade de contribuir com o público acadêmico e demais interessados, compartilhando seu conhecimento e experiência, agregando assim ensinamentos à formação profissional dos nossos estudantes. 

    Todas as atividades da Semana Acadêmica do CCS 2020 foram transmitidas pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, onde ainda podem ser conferidas, e também em outras plataformas digitais. 

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000