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  • O Centro Poliesportivo da Universidade Católica de Petrópolis, no Bingen, recebeu no sábado (10.03) mais uma edição dos Jogos de Integração dos Calouros 2018. Para participar, os estudantes doaram 1 Kg de café e leite em pó e todo produto arrecadado foi entregue à Pastoral da Universidade, responsável pela realização do evento. Os itens vão compor as cestas básicas que são doadas todos os meses às famílias atendidas pela pastoral por meio da campanha Adote uma família. Os jogos reuniram as Atléticas de Engenharia, Arquitetura, Finanças, Direito, Educação Física, Comunicação Social/Marketing, Psicologia, Fisioterapia e Relações Internacionais.

  • O professor da UCP, Rodrigo Grazinoli Garrido, levou sua expertise em Polícia Técnica para a Espanha, onde ministrará na segunda-feira (12.02) a palestra CSI a la brasileña: los profesionales y la actuación de la Policía Técnica en Brasil. O tema, que é sua área de atuação e pesquisa, na qual orienta alunos no Mestrado em Direito da UCP, já resultou em mais de cem apresentações de trabalhos e cursos ministrados por Garrido ao redor do Brasil e no exterior. O evento acontece no Centro de Estudios Brasileños, em Salamanca, onde o professor também participou nesta sexta-feira (09.02) do III Congreso de Derecho Ambiental Contemporáneo España/Brasil.


    Professor Rodrigo Grazinoli Garrido participa de dois eventos em Salamanca, na Espanha
    Na Universidade Católica de Petrópolis e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo ministra disciplinas relacionadas à produção de prova técnica (Medicina Legal e Criminalística) e atua ainda como Perito Criminal da Polícia Civil.

    “A importância da polícia técnica é cada vez maior. A todo momento nos crimes mais comuns até nos grandes escândalos políticos, escutamos falar no trabalho de peritos e na produção de provas que sustentarão as condenações ou garantirão a liberdade dos réus. Dessa forma, o mundo inteiro reconhece essa atuação e o “efeito CSI” ainda é percebido. No Brasil, em virtude do número de crimes e, sobretudo, das operações atuais contra políticos e grandes empresários, a importância ainda é maior”, pontua o professor, que leva o nome da Universidade por onde passa com o know how sobre o tema.

    “Penso que para a UCP, a importância está em dois níveis. Sempre é uma propaganda para as instituições ter seu nome vinculado internacionalmente. Mostra-se como um centro de produção de conhecimento, com professores pesquisadores de renome. Em um segundo plano, penso que os alunos da graduação e da pós-graduação se sentem confiantes ao saber que seus docentes têm esse reconhecimento. Certamente, meus alunos da graduação em Biomedicina, em Direito e do Mestrado em Direito se sentirão representados”, comenta.
  • O professor de Mestrado em Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Pablo Javier Blanco ministrou uma palestra plenária no XXXVIII Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE 2017. Congresso de renome no Brasil, o evento organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina foi realizado entre os dias 5 a 8 de novembro, em Florianópolis.

    Professor de Mestrado em Engenharia da UCP no Congresso em Santa Catarina (Crédito Sandra Puente)
    Professor de Mestrado em Engenharia da UCP no Congresso em Santa Catarina (Crédito Sandra Puente)

    No encontro, o professor convidado ministrou a palestra Computational Hemodynamics. From Basic Science to Clinical Applications, sobre pesquisa na área de modelagem e simulação do sistema cardiovascular humano, tanto sobre aspectos básicos da modelagem e da engenharia como a translação para aplicações clínicas.

    O CILAMCE é uma conferência anual promovida pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC). Voltado principalmente para pesquisadores e engenheiros, além de alunos de pós-graduação de programas de mestrado e doutorado em áreas afins, o evento tem o objetivo de criar um foro internacional para a comunicação dos mais recentes desenvolvimentos de métodos numéricos nas diversas áreas da engenharia. 

    “A importância da participação nesse congresso resulta fundamental para promover a divulgação das atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no grupo de pesquisa que coordeno”, destaca o professor da UCP, Pablo Javier Blanco.

    Professor de Mestrado em Engenharia da UCP no Congresso em Santa Catarina (Crédito Sandra Puente)
    Professor de Mestrado em Engenharia da UCP no Congresso em Santa Catarina (Crédito Sandra Puente)


  • A UCP recebeu, na noite da última sexta-feira (16.08), o lançamento do livro Jesus Cristo, o único Salvador, do Pe. Françoa Costa. O evento aconteceu no auditório do Campus Dom Veloso.

    “É um livro bastante completo que trata a temática de Jesus Cristo como um personagem histórico e ao mesmo tempo como aquele que nós confessamos na fé cristã. E faz um tratamento muito amplo de toda nossa era Cristã nos últimos dois mil anos. Faço um grande repasso histórico sobre o que se falou e se pensou sobre Jesus nos últimos dois mil anos de história. Depois faço um tratamento sistemático, escolho alguns temas mais concretos para tratar mais amplamente”, explica o padre, que já fez o lançamento da publicação em outras cidades.

  • Alunos do 4º e 5º período do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da UCP tiveram, nesta quinta-feira (15.08), uma aula diferente. Por videoconferência, eles receberam a palestra Branded Content: a importância de investir em conteúdo com a jornalista Raquel Brandão Santana.  Ela tem seis anos de experiência no mercado digital. É editora-chefe de quatro projetos branded content e produtora de conteúdo de rede sociais de grandes marcas de beleza. Além disso, tem o Instagram como plataforma para abordar assuntos como feminismo e body positive.

  • Estudantes das turmas de Engenharia Mecânica, de Produção e Mecatrônica da UCP participaram, nesta quarta-feira (14.08), da visita técnica à GE Celma como atividade da disciplina de Qualidade em Produtos e Serviços. A visita é uma atividade acadêmica que proporciona aos estudantes uma aproximação real da área profissional, conforme proposta do curso de graduação em Engenharia e Administração – que também levou turmas à empresa.

    Durante a visita, os alunos são acompanhados por um funcionário sênior da empresa da área de qualidade com conhecimento em Sistemas de Gerenciamento de Qualidade e Operações. O profissional, que era o professor José Cristiano Pereira, que leciona a disciplina, explicou como funciona um sistema de gerenciamento de qualidade e operações na indústria de manutenção aeronáutica e seus respectivos processos; e como a revolução “Lean” está mudando a GE mundialmente.



    Ele falou também dos desafios e oportunidades de projetos a serem trabalhados em sala de aula utilizando metodologias ativas de ensino modernas, como “IBL - Inquiry Based Learning” e “PBL - Project Based Learning”. Estas metodologias estão sendo utilizadas nas grandes universidades da Europa, USA e Ásia.

    “O objetivo destas visitas é proporcionar aos estudantes uma visão prática de um sistema de qualidade e a importância do mesmo na operação da indústria de revisão de motores aeronáuticos, o que facilita o entendimento da parte conceitual das disciplinas. A visita a empresas no início do semestre ajuda muito no desenvolvimento do aluno na disciplina durante o período”, observa o professor José Cristiano Pereira.

  • Um grupo de estudantes do curso de Administração da UCP fez, nesta terça-feira (13.08), uma visita técnica à GE CELMA. A atividade, que foi acompanhada pelo Prof. José Cristiano Pereira, é uma prática cotidiana no curso, sendo um recurso muito relevante de educação não formal. Foram alunos das disciplinas de Gestão da Qualidade e Gestão de Operações.



    “Fazemos frequentemente, tanto com estudantes do curso presencial e a distância, fortalecendo a relação teoria-prática, aproximando o estudante das empresas e consolidando práticas inovadoras”, comenta o coordenador do curso, Prof. Ueliton Leonídio, que explica que na visita os alunos já colocam em prática o conteúdo da sala de aula.

    “Além disso, neste período, estamos fazendo nosso "piloto" com metodologias ativas, em específico o PBL (Problem Based Learning) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e, como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema real nas empresas”, explica.

  • A obra Ilíada, de Homero, é o tema do Grupo de Leitura Compartilhada que começou nesta terça-feira (13.08) no Campus Dom Veloso. Promovido pelo Centro de Teologia e Humanidades, por meio do curso de Letras, os encontros acontecem até novembro, em datas programadas, com objetivo de refletir acerca da importância dos clássicos na Literatura Universal.

    Ilíada é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia, conflito empreendido para a conquista de Ílio ou Troia, cuja gênese radica na ira da Aquiles. A Ilíada é atribuída a Homero, que se julga ter vivido por volta do século VIII a.C., na Jônia (atualmente região da Turquia), e constitui o mais antigo e extenso documento literário grego (e ocidental) existente.

  • A professora do curso de graduação e do mestrado em Psicologia da UCP, Diana Ramos de Oliveira participou do primeiro episódio da segunda temporada do programa Quebrando o Tabu, do canal GNT, em que se discutiu sobre a depressão. O episódio foi ao ar no dia 5 de agosto e contou com a participação de especialistas de diversas áreas, escritores, personalidades e pessoas que sofrem de depressão.

    A professora foi contatada da pela produtora do canal em virtude dos artigos publicados pela docente em revistas científicas sobre questões étnico-raciais e sofrimentos psíquico e psicossocial. A série brasileira, que levou o Gold World Medal, prêmio máximo na categoria Social Issues em 2019 no New York Festivals, discute questões contemporâneas relevantes para a Sociedade.



    “Eu me senti muito honrada de que meu trabalho foi reconhecido e respeitado, tendo em vista o convite para integrar o rol de especialistas e autoridades sobre a temática da depressão, em que pude oferecer uma compreensão psicossocial sobre este mal junto às minorias étnicas e sociais”, disse Diana, que abordou na entrevista questões históricas e psicossociais sobre a saúde mental dos negros e outras minorias, em face de preconceitos e racismo.

    “Poder discutir essa temática é importante, tendo em vista, a experiência contemporânea de polarização e crise social, que acaba suscitando a produção de Schadenfreude (a felicidade e o prazer que as pessoas sentem pelo infortúnio dos outros). Acredito que este fenômeno conduz a um sofrimento psíquico e psicossocial sem precedentes”, comenta a professora, lembrando que essas e outras questões foram discutidas na UCP durante a II Jornada de Estudos Étnico-raciais e outros marcadores sociais da diferença, realizada em maio, evento interdisciplinar que contou com a participação de pesquisadores de todo país.
  • Os alunos de Engenharia de Produção da UCP receberam, na quarta (07.08) e quinta-feira (08.0), o ex-vice presidente da Northrop Grumman nos Estados Unidos, o engenheiro José Nolasco da Cunha. Ele ministrou a palestra Introdução ao Business Development que marcou a aula inaugural deste semestre do curso.

    Aula inaugural de Engenharia de Produção

    Nolasco tem formação acadêmica em Harvard e Wharton. O treinamento passado aos estudantes foi baseado na apresentação e discussão de conceitos da gestão no ambiente industrial visando o desenvolvimento de negócios.

    Aula inaugural Engenharia de Produção
  • A Profª Lara Sayão, do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da UCP, participou no mês passado da XIX Conferência Bienal ICPIC, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia. Realizada entre os dias 24 e 26 de julho, a Conferência constituiu-se como um importante evento para o desenvolvimento da Filosofia com crianças e jovens a nível mundial, desenvolvendo reflexões e ampliando os alcances da prática filosófica inspirada no programa de Matthew Lipman sobre as comunidades de diálogo e investigação filosófica.

    “Valorizando a necessidade e o impacto da Filosofia na Educação de crianças e jovens, o ICPIC dá continuidade aos estudos e à discussão sobre a perspectiva social da Filosofia com o propósito de promover práticas cidadãs transformadoras, destacando o lugar do sujeito ativo, crítico e criativo nos processos de construção social”, explica a professora, que apresentou a comunicação Novos Sócrates, parrhésia e epiméleia heautoû na atitude dos rappers.

    Professora do CTH participa de conferêncoa sobre filosofia para crianças


    No trabalho ela discute os conceitos socráticos de coragem da verdade e cuidado de si nas ágoras contemporâneas, nas rodas de rap, nas quais os jovens problematizam as questões de seu tempo com compromisso com a polis e a reflexão filosófica genuína.

    O evento elegeu os seguintes eixos temáticos: Educação filosófica, cidadania e infâncias; Formação ética e cidadania; Criatividade e transformação social; Filosofia ecosocial; Práticas filosóficas contemporâneas e Linguagem, comunicação e cidadania.

    Além da comunicação oral, a Profª. Lara Sayão também realizou uma oficina sobre o tema, da qual participaram professores de Filosofia de diversos países.

    “A troca de experiências sobre o ensino de Filosofa e o aprofundamento nas questões contemporâneas da área repercutem na formação de nossos licenciandos e potencializa as práticas e as pesquisas na Universidade neste sentido”, observa.

  • Para começar o semestre bem inspirados, os alunos do curso de Comunicação Social tiveram, nesta quarta-feira (07.08), uma aula inaugural com, nada menos que o ex-designer da Casa da Moeda do Brasil, Prof. Dr. Amaury Fernandes. No encontro, que aconteceu no auditório do campus Dom Veloso, ele ministrou a palestra O homem que fazia dinheiro: Comunicação, Narrativas Visuais e Transmidialidade.

    Alunos de Comunicação tem aula inaugural com ex-designer da Casa da Moeda


    Na palestra ele conta um pouco sobre sua trajetória como Desenhista de Valores II na Casa da Moeda entre os anos de 1984 e 1991, onde atuou como Designer e Supervisor do Setor de Projetos Gráficos ilustrando cédulas e moedas de cruzeiro e cruzado. Ele aborda, ainda, sobre seu último livro Direção de Arte e Transmidialidade (2018), onde o autor fala sobre “o olhar, o ver e o enxergar” e como estas questões basilares influenciam a construção de narrativas visuais na comunicação, na sedução publicitária, no audiovisual, no campo digital e em ilustrações de objetos/artefatos corriqueiros como o dinheiro.

  • Mais do que iniciar mais um período letivo, a UCP prioriza receber seus novos estudantes de maneira especial em um dia exclusivo para eles. Nesta segunda-feira (05.08) foi dia de conhecer os ingressantes da Universidade nos dois campi – Dom Veloso e Dom Cintra – recepcionados pela reitoria, coordenadores e professores dos cursos.

    UCP recebe com boas-vindas novos estudantes

    “Gostaríamos de recepcioná-los e dizer que vocês estão numa universidade que podemos chamar de a maior do interior do Estado e da Região Serrana, por termos quatro programas de mestrado e um doutorado, além dos 26 cursos de graduação. A maior em relação ao que ela pode oferecer como Instituição de Ensino Superior. Temos ainda agregado o Colégio de Aplicação, que para os cursos de licenciatura e outros cursos, como Psicologia, tem um lugar privilegiado para fazer os seus estágios”, disse o reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao apresentar um pouco sobre a história e tradição da Instituição.

    “Nossa Universidade está com 96% com mestres e doutores e nossa meta é chegar a 100%, ainda que a exigência seja apenas um terço do quadro de professores mestres e doutores. Estamos muito além, pois acreditamos que um professor bem qualificado tem a possibilidade maior de dar uma formação mais apropriada ao ponto de quando vocês concluírem sues cursos, estarem em grau de vantagens com relação a muitas outras formações que poderão encontrar na região para competir e ter acesso a vagas na profissão que escolheram. Seja no sentido qualificado técnico, seja na formação humana”, pontuou o reitor.

    UCP recebe com boas-vindas novos estudantes

    O receptivo também é uma oportunidade para os calouros conhecerem mais não apenas a estrutura da Universidade, na qual passarão os próximos anos, mas também o funcionamento acadêmico dos Centros. A tradição aliada à inovação na formação e infraestrutura da Universidade também foram destacadas pela pró-reitora de graduação, Regina Máximo, que frisou sobre a principal missão da Instituição.

    “Nós já temos 66 anos. Somos tradicionais, mas atualizados. Para nós esses 66 anos de experiência de vida significa uma solidez muito grande, de uma instituição que sabe o que faz, sabe para onde quer ir e sabe qual o caminho. Nossa missão é muito nobre. Entendemos que formamos as pessoas para elas atuarem em busca de um mundo melhor, mais justo, mais socialmente equilibrado. Queremos sim desenvolvimento científico, econômico, mas sem perder a humanidade e o valor da pessoa humana. Isso para nós é muito importante”, disse.

    Depois de conhecerem mais sobre a Instituição, os alunos também foram apresentados ao trabalho desenvolvido pela Pastoral da Universidade, que é aberto a todos os alunos interessados, e ainda foram recepcionados pelo Diretório Central dos Estudantes, que representa todos os discentes.

  • Foram apresentados trabalhos de estudantes da graduação e também do mestrado


    Alunos da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP participaram, entre os dias 3 e 5 de julho, da 13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. O evento anual realizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro aconteceu na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

    Na parte da graduação, foram apresentados resultados de três pesquisas desenvolvidas na Instituição, além de trabalhos desenvolvidos por estudantes no Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Educativos, estes sob supervisão do professor Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha.

    A estudante Julia Bomfim Felippe dos Santos, bolsista do CNPq, apresentou resultados da pesquisa orientada pelo professor Luis Antonio Monteiro Campos, Afrodescendentes na Universidade: estereótipos e preconceito de universitários com relação aos afrodescendentes. São coautores do trabalho as estudantes Nathalia Melo de Carvalho e Amanda Lima Cunha.

    “Desenvolver trabalhos e poder compartilhar seus desenvolvimentos e resultados é extremamente gratificante, discutir acerca e refletir acerca do que pode ser feito posteriormente faz com que o meio acadêmico de pesquisa pareça ainda mais tentador e interessante”, comenta Julia Bomfim, que cursa o 9° período.

    UCP na 13º Mostra Regional de Práticas em Psicologia

    A estudante Marilene de Oliveira, também bolsista CNPq, apresentou resultados de pesquisa desenvolvida no grupo Psicologia e Mídia, Pornografia de Vingança: violência de gênero nas mídias, sob a orientação da professora Cristiane Moreira e coautoria dos estudantes Isabela da Cruz Gomes, bolsista FCRM; Pâmela Mendonça Teixeira de Brito e Edson Fernando Sabadin da Silva.

    “Apresentar uma pesquisa, seus resultados ou um relato de estágios vai além da visibilidade e troca de informações sobre determinado tema e trabalho. É a oportunidade de construir coletivamente conhecimentos, é campo fértil e propício para o florescer de novas perspectivas de mundo, atuação e de transformação”, pontua Marilene Oliveira, que está no 9° período.

    Já o estudante Heverton de Souza Muniz apresentou resultados de pesquisa desenvolvida no grupo Psicologia Jurídica, Cognição Social e Mediação de Conflitos, coordenado pela professora Cristiane Moreira, Crenças sobre Conjugalidade: pesquisa empírica no judiciário petropolitano. O trabalho tem coautoria da estudante Mayara da Rocha Lima e das mestrandas Silvia Maria Zalona Viera e Angélica Schader Dimitriou.

    “Participar da Mostra foi uma experiência muito enriquecedora, pois me possibilitou ter contato a outras práticas e vivências em Psicologia. Apresentar o conteúdo da pesquisa do grupo me deu a oportunidade de perceber toda a relevância dessa pesquisa. E no que diz respeito a debates e construção de conhecimento, foi possível perceber a importância da pesquisa apresentada, demonstrando que a UCP acompanha a trajetória da produção científica. Além disso, ter contato com outros estudos e pesquisas que vem sido produzidas na área me motivam prosseguir na trajetória acadêmica”, disse Heverton, que está no 9° período.

    Trabalhos do Estágio Supervisionado


    Foram apresentados quatro trabalhos de alunos. As estudantes Mirelli Aparecida Neves Zimbrão e Luiza Mendes Daemon de Souza Pinto apresentaram o trabalho Valores, habilidades sociais e psicomotricidade: uma intervenção psicossocial na educação infantil. Já os estudantes Gabriel Macedo de Oliveira e Nathália Marques Vitral apresentaram Valores com contos de fadas e desenvolvimento psicomotor na educação infantil.



    O estudante Daniel Maiworm Abreu Silva apresentou o trabalho Vida aos adolescentes: intervenção psicossocial com alunos numa escola pública de Petrópolis, que tem coautoria de Eliana de Fátima Gastaldo de Lima. O trabalho desenvolvido pelas alunas Julia Bomfim Felippe dos Santos e Tarcila Mara Lucas, intitulado Trabalhando valores, empatia e respeito com adolescentes institucionalizados em vulnerabilidade social, foi apresentado pelo professor Julio Cesar da Rocha.

    “Foi o primeiro trabalho que apresentei fora da UCP e eu não sabia como que seria, por não gostar muito de apresentar. Mas, quando apresentei vi o meu potencial e superei minhas expectativas! Conscientizei sobre a importância da divulgação dos trabalhos elaborados dentro da universidade. Fui com a missão de representar a UCP e foi só sucesso”, comemora o estudante do 7º período, Daniel Maiworm.

    UCP na 13ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia


    Participação do mestrado


    Durante a mostra, foi promovida a mesa de debate Ética na palavra escrita: a produção de documentos em diferentes campos da Psicologia, que teve a participação da mestranda Angélica Dimitriou. Ela apresentou a pesquisa desenvolvida no mestrado que analisa a produção de documentos psicológicos para o judiciário, com orientação da professora Cristiane Moreira.

    “Ser convidada a participar desta mesa e estar rodeada de pessoas que pesquisam na área da produção de documentos, com a avaliação psicológica, área em que me interesso e me insiro foi inspirador. Pude observar e dizer o quanto minha pesquisa no mestrado se torna cada vez mais importante dentro do saber que foi discutido, a produção de documentos no judiciário. Perceber novos olhares e entender que resoluções como a 06/2019 nascem nesses espaços de discussão sobre a prática da psicologia é poder fazer parte dessa história”, destaca Angélica Dimitriou.

  • Estudantes do Mestrado também estiveram presentes do evento acadêmico

    A UCP esteve presente com alunos da graduação e do mestrado em Psicologia no II Seminário Internacional da União Latino-americana de Psicologia (ULAPSI), que aconteceu na Faculdade Frassinetti (FAFIRE), no Recife. Com o tema Desafios do contexto latino-americano: ética, conhecimento e práticas psicológicas, o evento aconteceu entre os dias 3 a 5 de julho e contou com a participação de vários alunos da Universidade apresentando trabalhos e, também, estudantes atuando como monitoras no congresso.

    “O envolvimento dos estudantes de graduação com as atividades do mestrado, participando de grupos de pesquisa como bolsistas ou voluntários, desperta o interesse para produção e divulgação do conhecimento. É notável o amadurecimento profissional desses estudantes nas apresentações e participações em debates. Seguros e com argumentos qualificados revelam resultados positivos da Iniciação Científica na instituição”, pontua Cristiane Moreira, professora da graduação e mestrado em Psicologia da UCP.

    A estudante Isabela Gomes apresentou dois trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Psicologia e Mídia, coordenado pela professora Cristiane Moreira: Análise da Percepção da Abordagem do Suicídio na Série 13 Reasons Why e Etnografia On-line de Experimento de Enfrentamento à Pornografia de Vingança. Os trabalhos têm coautoria dos alunos Pâmela Mendonça Teixeira de Brito, Marilene de Oliveira (bolsista do CNPq), Edson Fernando Sabadin da Silva e dos egressos Francyne dos Santos Andrade e Sylvio Pecoraro Junior.

    “Foi um prazer, mais uma vez, representar a UCP e o grupo de pesquisa em um evento acadêmico! Foi uma oportunidade linda, ainda mais em um evento latino-americano e representando o estado do Rio como monitora. Apresentar os trabalhos do grupo e estar entre pessoas conhecedoras dos temas com experiências tão diferentes foi incrível!”, comenta Isabela Gomes, que também atuou como monitora junto com a colega Mayara Lima.

    UCP no II Seminário ULAPSI

    O estudante Edson Sabadin também apresentou trabalho desenvolvido no CAUCP, em estágio supervisionado pela professora e coordenadora do curso de Psicologia, Rosilene Ribeiro, intitulado Influência dos Meios Tecnológicos no Desenvolvimento Psicomotor na Primeira Infância. Ele apresentou, ainda, o trabalho desenvolvido na disciplina Seminários em Psicologia I, intitulado Análise de um Dispositivo Tecnológico Midiático na Formação de Impressões e Comportamentos em Usuários, que tem coautoria das estudantes Damaris Ferreira Hipólito, Anita Teixeira de Mendonça e Isabela da Cruz Gomes.

    “O reconhecimento da profissão fornecido pela ULAPSI a nível internacional faz com que vislumbramos o quanto que a Psicologia movimenta e entrelaça variados conjuntos sociais e abraça toda perspectiva político-cultural. Poder olhar para relatos, a nível latino-americano, de produção científica para a Psicologia oferecido é, sem dúvidas, uma experiência que levamos para além da graduação”, disse Edson, que cursa o 9° período.

    A graduanda Isabela Goulart apresentou o trabalho Saúde Mental e Automutilação: impactos e influências das tecnologias de comunicação. Já Mayara Lima apresentou a monografia de conclusão de curso, sob orientação da professora Cristiane Moreira, Estudo da Delinquência nos Personagens Capitão da Areia: uma análise psicossocial.

    “Poder participar e apresentar um trabalho no congresso latino-americano de psicologia foi uma experiência ímpar. Foi um momento de trocas e conhecimento que possibilitou ampliar o olhar sobre a psicologia e sobre as diretrizes estudadas nos diversos âmbitos de atuação”, observa Isabela.

    Trabalhos do mestrado da UCP no evento


    Além dos trabalhos produzidos na graduação da UCP, a Instituição também esteve representada com as pesquisas desenvolvidas na Universidade. O objetivo foi apresentar os resultados de estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Cognição Social, Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos, com a orientação da professora Cristiane Moreira.

    Foram apresentados os trabalhos A Influência de Crenças Parentais no Estabelecimento da Guarda Compartilhada (dissertação desenvolvida pela mestranda Silvia Maria Zalona Vieira) e Casamento e Separação: uma análise das crenças conjugais após o rompimento. A pesquisa foi desenvolvida na Vara de Família, em Itaipava.

    UCP no II Seminário da ULAPSI

    “Os estudos visam fornecer dados para compreendermos os processos de separação e definição de guarda de filhos menores a fim de orientar intervenções que auxiliem na resolução de conflitos e minimizem possíveis efeitos negativos da separação para os membros do casal e, em especial, para os filhos”, explica a professora Cristiane.

    A estudante Mayara da Rocha Lima apresentou, também, um relato de experiência: Pesquisa Empírica no Judiciário Petropolitano com reflexões sobre a entrada em campo e a articulação entre Psicologia e Direito na prática.

    “Como em outras experiências em congressos foi possível observar que o curso de Psicologia, e seus docentes, nos prepara muito bem para apresentações em público, tanto em conteúdos como em práticas necessárias para facilitar, para terceiros, a compreensão de trabalhos apresentados”, avaliou a graduanda.

  • O X Fórum de Gestores das Instituições de Educação em Engenharia aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília 

     
    O Professor Giovane Quadrelli, coordenador do curso de Engenharia Elétrica e do mestrado profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia da UCP, representou o Centro de Engenharia e Computação no X Fórum de Gestores das Instituições de Educação em Engenharia que, nessa edição, teve como tema a implantação das novas diretrizes curriculares para a Engenharia. 

    As Diretrizes Curriculares Nacionais funcionam como guias que orientam a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia existentes no Brasil. O processo de construção das novas diretrizes, que foram homologadas pelo Ministério da Educação em abril, considerou tendências atuais, como formação por competências e aprendizagem ativa.



    O evento, organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, do Conselho Nacional de Educação e da Confederação Nacional da Indústria, foi realizado em Brasília nos dias 25 e 26 de junho e reuniu cerca de 150 agentes da comunidade acadêmica.

    “A participação da UCP nesse evento é de extrema importância já que as novas Diretrizes Curriculares já são uma realidade e devem ser implementadas por todas as instituições de ensino superior em seus projetos pedagógicos. Toda discussão e reflexão sobre o tema só contribuem para uma implementação mais eficaz das novas DCN’s”, destacou o Professor Giovane.
  • A competição, que aconteceu no mês de junho, reúne atléticas de Direito de todo estado do Rio de Janeiro 

     
    A cada ano, a Atlética Imperial de Direito, da Universidade Católica de Petrópolis, vem conquistando resultados cada vez mais expressivos nos Jogos Universitários de Direito (JUD) e em outros torneios universitários. Na edição de 2019, a aurinegra da Serra, como é conhecido o grupo devido às cores de seu uniforme, conquistou o 3º lugar geral.
     
    Os JUD são um evento anual que reúne as Atléticas de Direito de instituições de ensino públicas e privadas de todo o estado do Rio de Janeiro. Este ano, o evento aconteceu no mês de junho na cidade de Vassouras e contou com a participação de Atléticas de 12 universidades.
     
    Além da conquista da 3ª colocação no ranking geral, a Atlética da UCP, que levou uma delegação de 70 atletas para a competição, chegou ao pódio em 9 das 17 modalidades disputadas, com destaque para o 1º lugar no futsal masculino. Em 2018, a Atlética Imperial de Direito conquistou 7 medalhas.



    “Indescritível” é assim que Marcela Freitas Machado, presidente da Atlética define a participação da equipe nos Jogos Universitários. “Essa premiação coroa um trabalho de gerações. Trabalho este, que começou em 2013 em uma reunião de amigos e foi transformando a vida de centenas de estudantes, que fizeram e fazem parte deste projeto até hoje. São seis meses de trabalho árduo para um final de semana de jogos”, contou a estudante.
     
    Apesar de muito satisfeitos com o resultado geral, Marcela relatou que a busca é sempre pelo lugar mais alto do pódio. “Temos muito mais a acrescentar ao esporte Universitário e ao nome da UCP em todo Estado. Estamos só começando!", finalizou a presidente.
     

    UCP vence também no Campeonato Universitário Petropolitano

     
    A Universidade Católica de Petrópolis, que ao contrário dos anos anteriores, neste levou times unificados promovendo a integração de estudantes de diversos cursos da Instituição, sendo campeã em três modalidades no CUP. Nas finais realizadas no último domingo (30.06), a Universidade levantou o troféu no futsal masculino e no handebol masculino e ficou com a prata no handebol feminino.
     
    A competição, que tem apoio do governo municipal, já está em sua terceira edição. Participaram do campeonato, além dos atletas da UCP, estudantes da Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Medicina de Petrópolis, FASE e CEFET.

  • O resultado dos trabalhos desenvolvidos por alunos dos cursos de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e Marketing da UCP estão reunidos na I Mostra Criativa, realizada na última quinta (27.06) e sexta-feira (28.06), no Campus Dom Veloso.A programação contou com exposições de trabalhos, Seminário de Marketing Social e bancas de apresentação de projeto integrador, além da segunda edição da oficina de captação de áudio, apreciada pelos estudantes na Semana Acadêmica do CCSA.

    A ideia do evento foi apresentar à comunidade acadêmica o capital intelectual produzido pelos estudantes neste primeiro semestre, promovendo a integração entre corpos docente, discente e a comunidade, contemplando os eixos norteadores do Projeto Pedagógico dos cursos. Além disso, a Mostra se propõe verificar possibilidades de parcerias com outros cursos e atores da comunidade que intencionem integrar-se aos projetos e práticas acadêmico-profissionais dos cursos.

  • O curso de Biomedicina da UCP promoveu, nesta terça-feira (25.06), a exibição do documentário Epidemia: Inimigo Invisível, seguido da mesa-redonda que discutiu sobre viroses emergentes e reemergentes que promovem grande número de mortes na população mundial. A atividade aconteceu no Auditório do Campus Dom Cintra com objetivo de promover conhecimento aos estudantes do curso sobre o tema e discutir aspectos epidemiológicos e virológicos destas infecções, bem como estratégias de prevenção.

  • O Ministério Público Federal (MPF) de Petrópolis e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) celebraram, nesta quarta-feira (26.06), o Termo de Cooperação para assistência jurídica em Acordos de Não Persecução Penal (ANPP), em casos de hipossuficiência econômica do beneficiário. A parceria será aplicada no Núcleo de Práticas Jurídicas da UCP, que presta diversos serviços à comunidade petropolitana.

    O documento foi assinado pelos procuradores da República Rafael Antonio Barretto dos Santos, Monique Cheker e Vanessa Seguezzi; e do reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, além do pró-reitor administrativo, Anderson de Souza Cunha. Estiveram presentes o pró-reitor administrativo adjunto, Henrique Lisboa; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles; o diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UCP, Antônio Carlos Pimentel; o coordenador do curso de Direito, Maurício Pires Guedes; e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UCP, Sintia Said Coelho.

    UCP e MPF assinam termo de cooperação

    De acordo com a Resolução nº 181 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de 7 de agosto de 2017, o ANPP é aplicado quando não é o caso de arquivamento, podendo ser proposto ao investigado, pelo Ministério Público, o acordo de não persecução penal. Para isso, a pena mínima atribuída deve ser inferior a 4 (quatro) anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça a pessoa.

    Para se beneficiar do acordo, o investigado também deve confessar formal e circunstanciadamente a prática do delito, além de se comprometer a outras condições previstas na referida resolução, sendo uma delas a de reparar integralmente o dano. Após celebrado, conforme previsto na Resolução do CNMP, o Acordo deve ir à homologação da Justiça Federal.

    UCP e MPF assinam termo de cooperação

    Para a procuradora da República Monique Cheker, “o termo de cooperação trará para as pessoas que não possuem condições de arcar com um advogado uma justiça muito mais célere e eficaz. As diretrizes fixadas na resolução do CNMP, por exemplo, abarcarão diversos crimes ambientais e, diante da necessária reparação do dano ocorrido, o próprio meio ambiente sairá fortalecido”.

    Para o reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, o convênio consolida o trabalho desenvolvido no Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição e vai ao encontro da missão da Universidade de contribuir com a comunidade.

    “Para a UCP é uma honra assinar esse acordo, pois ele vem somar e reforçar todos os serviços prestados à comunidade dentro do nosso NPJ, que por um lado busca facilitar o acesso do público hipossuficiente à Justiça com a qualidade de advogados professores universitários. E, por outro lado, ampliamos a extensão de aprendizado prático para os nossos estudantes que ali atuam, proporcionando a eles o contato de perto com mais uma realidade dentro do âmbito jurídico”, observa o reitor.

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