Universidade Católica de Petrópolis

CURSO DE EXTENSÃO

Inteligência Artificial na Educação Básica: uma introdução

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o curso

O presente curso se destina a discutir, em caráter introdutório, algumas ferramentas de Inteligência Artificial que podem ser utilizadas nas salas de aula da educação básica, de modo a promover o letramento digital em Inteligência Artificial para professores em geral.

Público-alvo

Alunos e egressos dos cursos de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e professores em geral.

  • Periodo de Realização

    Dias 08 e 15 de abril de 2024

  • Horário de Aula

    Das 19h às 21h

  • Carga horária

    04h

  • Modalidade

    Aulas on-line

  • Local

    Aulas ao vivo por webconferência no Google Meet

Valor do
Curso:

GRATUITO*

*Os interessados em adquirir o certificado devem solicitá-lo no atendimento de alunos, efetuando o pagamento de uma taxa de R$43.

Inscrições até o dia 04 de abril de 2024.

Ministrantes

ANA CAROLINA CARIUS

Ana Carolina Carius

Pós-doutoranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, sob a supervisão do Prof. Dr. Rodrigo Otávio dos Santos. Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006), especialista em Educomunicação e Tecnologia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2021), especialista em Orientação, Supervisão e Gestão pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2021), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2021) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando no Ciclo Básico dos cursos de graduação em Engenharia. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias. Pesquisadora na Universidade Católica de Petrópolis no Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Engenharia (MPGSE) na linha de pesquisa Modelagem Computacional. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes inovadores de aprendizagem, tecnologia educacional, abordagens ativas, tecnologia e educação, Inteligência Artificial na Educação Básica, Análise de Redes Sociais (ARS) e educação, modelagem matemática, simulações numéricas, método de elementos finitos aplicados a problemas de engenharia e Machine Learning.

Felipe Baldner

Felipe Baldner

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense. Estabeleceu o projeto Futebol de Robôs na Universidade Católica de Petrópolis no ano de 2005, coordenando-o até sua graduação em Engenharia Elétrica em 2008, cujo trabalho de conclusão de curso trouxe inovações ao projeto. Adquiriu o título de Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense em 2014, orientado pela Dra. Fabiana Leta, na área de Visão Computacional voltada à Metrologia de Fluidos. No Inmetro, desenvolveu sistemas eletrônicos de controle voltados a metrologia de alta exatidão de Fluidos e de Força, atuando com outros Institutos Nacionais de Metrologia, como o NIST. Desenvolve-se nas áreas de microcontroladores, controle, robótica, automação, instrumentação, inteligência computacional e visão computacional. Desde agosto de 2015 é professor na Universidade Católica de Petrópolis, lecionando disciplinas nas áreas de eletricidade e eletrônica, como Medidas Elétricas e Magnéticas, Eletrônica Industrial, Circuitos Elétricos, Eletricidade Aplicada, Eletricidade e Magnetismo, Eletrotécnica e Instalações Elétricas, tanto em teoria quanto laboratório.

Conteúdo programático

  • Introdução à Inteligência Artificial
  • Computação na Educação Básica
  • Pensamento Computacional e IA
  • A Inteligência Artificial no contexto da BNCC
  • Algoritmo
  • Finalidades de um algoritmo
  • Algoritmo e Inteligência Artificial: uma aplicação na Educação Básica

Outras informações:

Durante a transmissão do evento será informado o procedimento para registro de presença.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4026

E-mail
extensao@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h