Universidade Católica de Petrópolis

CURSO DE EXTENSÃO

Oficina de Teatro para jovens e adultos (módulo 1)

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o curso

Na Oficina de teatro para jovens e adultos – módulo 1 o aluno vai se envolver na prática teatral como um todo, se aproximando ao mundo da interpretação em teatro. Será estimulado a trabalhar sua imaginação, criatividade, inquietações e emoções, criando e divertindo-se em trabalhos coletivos e lúdicos. A Oficina ajuda o aluno a encontrar uma melhor comunicação e expressão – vocal e corporal – tanto no teatro quanto nas relações interpessoais em sua vida – orientado por elementos próprios do ensino do teatro, que são: os jogos teatrais e dramáticos; a improvisação de cenas; e a criação dramatúrgica.

Esta oficina destinada a jovens e adultos de diversas áreas do conhecimento se propõe também a estimular e desenvolver a interação entre pares e a ampliar as formas de relação dos jovens com os seus estudos e com o trabalho, desenvolvendo formas cênicas de expressão em grupo e promovendo reflexões diante de assuntos de interesse comum e atuais. Na oficina há sempre o cuidado de respeitar as possibilidades, interesses e opiniões de cada aluno em um ambiente de coletividade, descontração, respeito e estudo, e não de competitividade. A criatividade de cada aluno é estimulada para desenvolver corpo, cognição e emoção de forma conectada, sempre estimulando a empatia em favor de um olhar e de um fazer artístico coletivo. 

Público-alvo

Jovens e adultos interessados no assunto.

  • Periodo de Realização

    De 27 de abril a 15 de junho de 2024

  • Horário de Aula

    Sábados, das 10h30min às 12h30min

  • Carga horária

    16h

  • Modalidade

    Presencial

  • Local

    Campus Dom Veloso (Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis)

Valor do
Curso:

Os pagamentos são realizados através do pagseguro (é necessário cadastro na plataforma). Em caso de cancelamento do curso, o valor pago será reembolsado.

BOLETO OU DÉBITO

R$304

à vista.
CARTÃO DE CRÉDITO

4x R$76

sem juros no cartão de crédito
ou em até 12x com juros.

Inscrições até o dia 25 de abril de 2024.

Ministrante

Ignacio Aldunate

Ignacio Aldunate

É mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Fez sua graduação em Interpretação Teatral na PUC de Santiago do Chile. É ator, diretor e professor de teatro. Colaborou como ator em espetáculos de Eduardo Wotzik, Eduardo Vaccari, Jarbas Albuquerque, Patrick Sampaio, Esther Weitzman, Enrique Dias, Felipe Rocha e Renato Linhares. De 2006 até 2014 trabalhou com o coreógrafo Gustavo Ciríaco em diversos espetáculos, com apresentações na Europa e em vários estados brasileiros. Dirigiu a peça Essa coisa que a gente não sabe o que é, mas desconfia (2017), a peça Mas Que Nada (Chile, 2002) e o esquete Dance Contest (2008). Co-dirigiu o curta Segunda no Parque (2º lugar do Festival Rio Criativo e selecionado na mostra oficial do Los Angeles Brazilian Film Festival, 2010). Trabalha também como ator em séries, sendo as mais recentes Filhas de Eva, Filhos da Pátria e Queimamufa. Trabalhou em filmes como Tim Maia, Minha fama de mau e De pernas pro ar 2, além de fazer participações em várias novelas. Foi professor de Teatro no Colégio Ceat (RJ) de 2014 até 2021 e no Colégio QI (RJ) de 2013 a 2018. De 2013 até hoje colabora como pesquisador/criador no LABô do Brecha Coletivo (RJ).

Conteúdo programático

  • Exercícios de relaxamento muscular, alongamento, acrobacia básica, trabalho de vetores corporais, coordenação, ritmo, energia, planos, oposições corporais, elementos básicos de dança contemporânea, jogos com bastões para estimular coordenação e escuta do indivíduo dentro de um coletivo.
  • Exercícios que estimulam a confiança no outro e no coletivo.
  • Exercícios de voz com projeções no corpo, trabalho de volume, projeção da voz, ritmo, mimesis, criatividade vocal de acordo com contexto ficcional.
  • Exercícios de improvisação de situações ficcionais específicas a partir do “onde”, “quem” e o “que” (Teatro moderno/dramático – módulo 1).
  • Exercícios de improvisação a partir da técnica dos “Viewpoints” onde os conceitos de tempo e de espaço são ampliados dentro da cena para uma compreensão mais elaborada e aberta do “sentido” de cena (Teatro pós-dramático – módulo 2).
  • Observação e percepção do entorno; tradução metafórica; exercícios cênicos com objetos; trabalho de personagens a partir da observação, de temas, conceitos e textos a trabalhar; exploração e utilização do espaço cênico.
  • Exercícios de criação dramatúrgica a partir de temas, conceitos, balizas e textos teatrais e não teatrais.
  • Leituras e análise de cenas de peças de teatro clássico e contemporâneo.

Outras informações:

Para obter o certificado, o aluno deve possuir um mínimo de 75% de frequência no curso. Durante a transmissão do curso será informado o procedimento para registro de presença.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4026

E-mail
extensao@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h