Bota fake nisso! Sentir-se triste é normal, mas quando o sentimento de tristeza se torna constante ou há um grande desânimo para fazer coisas que eram prazerosas antes pode ser sinal de depressão. Lembrando que a depressão é uma doença e pode ser diagnosticada e tratada por um médico.
Alguns deles são:
A idade da pessoa deve ser levada em conta durante o diagnóstico, já que nesses diferentes grupos a doença pode se apresentar de maneiras diferentes que em outros.
A depressão pode ser causada por patologias ou condições físicas pré-existente como câncer, baixa autoestima, ou bebidas alcoólicas.
TODOS temos ansiedade, apenas em escalas diferentes. O que difere a ansiedade comum, como o frio na barriga, do ataque de pânico é a intensidade e frequência com que ela aparece.
Ela faz a mente trabalhar a todo momento havendo a liberação de hormônios, que dificultam a dormir, gerando por exemplo: palpitação e respiração ofegante.
A ansiedade mantém o corpo estressado, causando tensão muscular, e por ficar tenso leva à dor no abdômen, peito e pescoço.
Alguém com ansiedade pode ver tudo como perigoso, além de já ter problemas emocionais causados pela ansiedade dificultando a interação com outras pessoas.
Qualidade de vida é dita como a percepção do indivíduo sobre sua saúde mental e física, o ambiente ao seu redor e relações sociais. Logo o modo que você conduz sua saúde, relações e ambiente afetam sua vida.
Problemas de saúde mental e psicológica afetam negativamente condições para uma boa qualidade de vida, como a integridade física e interação social.
O autocontrole e a disciplina na realização de bons hábitos geram um menor esforço e melhores resultados. Ou seja, indivíduos com melhor autocontrole tem uma melhor qualidade de vida.
Estimular sua mente com leituras, jogos de memória e estratégias, como: Xadrez ou Dama; ajudam a evitar perda de memória, ao raciocino rápido e melhora a sua saúde mental como um todo.
Ter um lazer gera estímulos e oportunidades de adquirir novas informações e habilidades, podendo ser utilizadas para melhorar seu cotidiano e gerar bem-estar.
Com a prática de exercícios, o idoso tende a apresentar uma melhora tanto física, quanto mental, reduzindo assim alguns sintomas que podem levar a depressão e a ansiedade.
Apesar de parecer muito simples esses exercícios já ajudam a melhorar a circulação sanguínea e melhorar a disposição para outras atividades do dia.
A constância na prática dos exercícios é de grande importância, com ela chegamos a resultados importantes como, por exemplo, a disposição de ter uma vida ativa e saudável. A OMS recomenda que idosos façam no mínimo 30 minutos de exercício 5x na semana, de forma a alterar a respiração.
Com a ajuda de um profissional da área, exercícios podem facilmente ser adaptados para serem realizados dentro de casa, como uma caminhada dentro de casa ou um levantamento de peso com caixas de leite, o que ajuda muito em situações onde não se pode sair de casa.