Universidade Católica de Petrópolis

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

Em 2024, celebramos os 750 anos da morte de Tomás de Aquino, filósofo, teólogo e educador, figura central da Escolástica. Tomás de Aquino foi canonizado em 1323 e declarado doutor da Igreja em 1567. Ele foi o único teólogo recomendado nominalmente pelo Concílio Vaticano II. Colaborou profundamente com a cultura ocidental. A Semana do CTH, que será realizada entre os dias 20 e 24 de maio de 2024, abordará algumas das contribuições desse autor para a civilização ocidental: aspectos de sua filosofia e teologia, bem como sua influência na poesia, pedagogia e música ocidentais.

Programação:

segunda-feira

Santa Missa em Ação de Graças

  • Dia

    Dia 20 de maio de 2024

  • Horário

    Às 18h15min

  • Local

    Capela Nossa Senhora de Sion (Campus Dom Veloso)

Abertura: Apresentação Musical com Bernardo Barros, Ágata de Paula, Thais Bula, Kassiane dos Santos, Erick Albino e Lucas Martins

Palestra: Tomás de Aquino e o Método do Pensamento

  • Dia

    Dia 20 de maio de 2024

  • Horário

    Às 19h15min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Carlos Frederico Calvet da Silveira

Carlos Frederico G. Calvet da Silveira

Pós-Doutorando em Filosofia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Mestrado pela mesma instituição (1987). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis. Desde 2014, Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Retórica na Era Secular vinculado à Linha de Pesquisa fundamentos da justiça e dos direitos humanos do Programa de Pós-Graduação em direito da UCP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval.

terça-FEIRA

Palestra: Tomás de Aquino: a pessoa como ser familiar

  • Dia

    Dia 21 de maio de 2024

  • Horário

    Às 09h30min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Lluis Clavell

Mons. Lluís Clavell

Nascido em Barcelona (Espanha) em 13 de outubro de 1941. Sacerdote secular (Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei). Ordenado presbítero em 1966. Doutor em Filosofia: Pontifícia Universidade Laterana (Roma). Doutor em Filosofia e Letras: Universidade de Navarra (Espanha) Foi Presidente da Pontifícia Academia Romana de São Tomás de Aquino. Membro do comitê científico da revista «Metafísica y Persona» (on line: metyper) Consultor do Pontifício Conselho da Cultura Membro do Conselho de Administração da Sociedade Internacional Tomás de Aquino. Campos de interesse Metafísica do ser pessoal e da liberdade. Unidade de conhecimento e metadisciplinaridade. Relação entre metafísica, teologia e vida.

Palestra: A abstração no De ente et essentia de Santo Tomás de Aquino

  • Dia

    Dia 21 de maio de 2024

  • Horário

    Às 10h45min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrantes:

Mario Tito

Mario Tito

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e está em doutoramento em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (no Programa de Pós-graduação Lógica e Metafísica). Concentra seus estudos em filosofia moderna e teoria do conhecimento, especialmente na obra de David Hume e os demais empiristas britânicos. É professor da Rede Estadual do Rio de Janeiro e concentra sua atuação profissional no ensino de filosofia, sociologia e história. Atua em cursos preparatórios na Região Metropolitana do Rio e Janeiro tendo experiência também em coordenação pedagógica. Desenvolve em mídias digitais, conteúdo didático e paradidático nas temáticas que envolvem as ciências humanas.

Sergio de Souza Salles (1)

Sérgio de Souza Salles

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Editor da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado em Direito da UCP (2012 e 2015). Coordenador Geral de Pesquisa e Pós- Graduação da UCP (2014 e 2015). Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia dos Direitos Humanos” vinculado à Linha de Pesquisa “Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos” do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em história da filosofia e ética.

Abertura: Apresentação Musical com Julien Bacelar, Gabriel Braz e Duda Bach

Palestra: São Tomás de Aquino e a Poesia

  • Dia

    Dia 21 de maio de 2024

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Pe. Anderson Alves

Pe. Anderson Alves

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004); graduado em Teologia (Licenciatura em ciências religiosas) pela Universidad de Navarra, Espanha (2008); mestre em Metafísica e Filosofia da Ciência pela Pontificia Università della Santa Croce, Roma (2011); doutor em Filosofia na Pontificia Università della Santa Croce, Roma (2011-2014), título reconhecido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 17/04/2019. Foi bolsista de pós-doutorado em educação na Universidade Católica de Petrópolis (2014-2018). Mestre em Teologia moral pela Pontificia Università della Santa Croce, em Roma (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, teoria do conhecimento, história medieval, educação e fundamentos filosóficos da teologia moral. É professor adjunto de filosofia na Universidade Católica de Petrópolis.

Nina Barbieri

Nina Barbieri Pacheco

Professora doutora em Literatura Comparada pela UERJ, com graduação em Letras-Português/Latim, especialização em Língua Latina e Mestrado em Literatura Portuguesa pela mesma faculdade. Ainda possui graduação em Filosofia pela UFRJ e curso de Teologia Mater Ecclesiae pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, ambos incompletos. Atualmente atua como professora no curso de Letras da UCP.

quarta-FEIRA

Palestra: A pessoa de Jesus e o Ser do Verbo encarnado na teologia de Santo Tomás

  • Dia

    Dia 22 de maio de 2024

  • Horário

    Às 09h30min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Padre Françoá Costa 2

Pe. Françoá Costa

Doutor em Teologia (sistemática) pela Universidade de Navarra (2011). Licenciado em Estudos Eclesiásticos (2004), bacharel (2001) e licenciado (2020) em Filosofia. Atualmente é professor da Faculdade Católica de Anápolis. Pe. Françoá Costa reside, atualmente, em Brasília e tem sua atuação pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus, no Setor O da Ceilândia Norte - DF.

Palestra: A distinção entre “esse ut actus” e “esse in actu” na metafísica tomásica

  • Dia

    Dia 22 de maio de 2024

  • Horário

    Às 10h45min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrantes:

Marcos Vinicius Ramos de Carvalho

Ir. Marcos Vinicius Ramos de Carvalho, CSSR

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense (2014). Atualmente é doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, Filosofia Medieval, Tomismo e Pensamento Religioso.

Irmã Raquel Mendes Borges

Irmã Raquel Mendes Borges

Consagrada da Ordem das Virgens na Arquidiocese de Goiânia. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), tem Pós-graduação em Filosofia Medieval pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2008); é graduada em Teologia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2010); possui Pós-graduação em Teologia Bíblica pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2021). Mestranda em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro - extensão Goiânia. Formadora na Ordem das Virgens Consagradas em Goiânia. Atualmente é Redatora da Defensa de Vínculo no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia; professora de teologia e filosofia na PUC Goiás; foi professora de filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (GO); Professora de filosofia no curso Propedêutico para o Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro - extensão Goiânia. Professora de filosofia e teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Coordenadora do curso de filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG); Defensora de Vínculo no Tribunal Eclesiástico de Uruaçu e Anápolis. Tem experiência na área de Filosofia e teologia. Membro do conselho editorial da Journal of Teleological Science.

XXVI Jornada de Iniciação Científica UCP/CTH

  • Dia

    Dia 22 de maio de 2024

  • Horário

    Às 14h

  • Local

    Google Meet

Mesa 01:

ESTUDANTES: Luiz Alfredo Vizzini Barbosa
PROFESSOR ORIENTADOR: Dr. Antonio Flavio Barbosa Moreira

ESTUDANTES: João Pedro Tavares Filpo
PROFESSOR ORIENTADOR: Profa. Dra. Deise Ferreira Viana de Castro

ESTUDANTES: Catherine Mesentieri Saliba Daher – CNPq – 08/23 a 12/13 e Maria Eduarda Martelli Borges – CNPq – 02/24 (ATUAL)
PROFESSOR ORIENTADOR: Dr. Sergio de Souza Salles

Avaliador interno:

cintia_chung

CINTIA CHUNG MARQUES CORRÊA

Avaliador interno:

ANA LISA NISHIO

ANA LISA NISHIO

Mesa 02:

ESTUDANTE(S) PESQUISADOR(ES): Maria Betânia Domingos da Silva Moreira (bolsista); Luiz Rafael de Paiva Santos (voluntário); João Marcos Ribeiro de Mello (voluntário)
PROFESSOR ORIENTADOR: Dra. Janaina Christina Perrayon Lopes

ESTUDANTES: LUIZ HENRIQUE BECHTLUFFT BADE E ANA CLARA DO CARMO CLEMENTE
PROFESSOR ORIENTADOR: Dr. Leandro Couto Carreira Ricon

ESTUDANTES: Asafe de Oliveira dos Santos (bolsista CNPq); Breno Weckmüller de Freitas Gomes (voluntário); João Vítor Pereira Hughes de Carvalho (bolsista FCRM até 2023); Marlon Flamel Barcelos Brandão (voluntário).
PROFESSOR ORIENTADOR: Dr. Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Avaliador interno:

Leandro Couto Carreira Ricon

LEANDRO COUTO CARREIRA RICON

Avaliador externo:

Leonardo Perin

Leonardo Perin Vichi

Abertura: Apresentação Musical com Pedro Ernesto de Carvalho

Palestra: Os escritos de São Tomás sobre música e as obras compostas sobre seus poemas

  • Dia

    Dia 22 de maio de 2024

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Leonardo Perin

Leonardo Perin Vichi

Professor de Língua e Literatura Alemã da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Realizou Pós- Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Freie Universität Berlin, mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharelado em Letras – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

quinta-feira

Abertura: Apresentação Musical com Bárbara Brandão

Palestra: Duc nos quos tendimus : Santo Tomás: teologia, poesia e louvor

  • Dia

    Dia 23 de maio de 2024

  • Horário

    Às 09h

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Diego José Bacigalué

Diego José Bacigalupe

Estudios de filosofía y teología en el Seminario Mayor San José de La Plata (Argentina). Licenciatura en filosofía (universidad católica de La Plata). Doctor en filosofía (Universidad de la Santa Croce, Roma). Profesor en el Seminario Mayor San José de La Plata desde 2015 (Argentina).

Lançamento do livro: “Jesus e o cinema: uma análise das representações de Jesus nos filmes de Duvivier, Pasolini, Zeffirelli e Gibson”

  • Dia

    Dia 23 de maio de 2024

  • Horário

    Às 10h45min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrantes:

Douglas Moutinho2

Douglas Esteves Moutinho

Doutorando em Letras Clássicas pela UFRJ na linha de pesquisa Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica, onde pesquisa a relação entre o cinema e a história com foco na personagem de Júlio César; É mestre em Letras Clássicas pela UFRJ na linha de pesquisa Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica, onde trabalhou com o poema épico, Eneida, de Virgílio, e sua influência no principado de Augusto sob a égide da Psicologia Analítica; É bacharel em Letras Português/Alemão pela UFRJ, onde trabalhou com a relação entre o guerreiro viking medieval, a sua representação da literatura islandesa e sua apropriação no universo de J. R. R. Tolkien; E é licenciado em História pela UCP, onde trabalhou com a relação entre Cinema e História utilizando como objeto de análise a figura de Jesus Cristo; É professor livre de História do Cinema e Linguagem Cinematográfica, atuando em cursos de extensão universitária e em plataformas online; É professor de Inglês e Alemão; e é autor do Livro Jesus Cristo e o Cinema: uma Análise das Representações de Jesus nos filmes de Duvivier, Pasolini, Zeffirelli e Gibson; Além disso, possui vários artigos acadêmicos publicados por todo o Brasil e já atuou diretamente em mais de 50 eventos universitários, geralmente estando em mesas de comunicação, debates e palestras.

Leandro Couto Carreira Ricon

Leandro Couto Carreira Ricon

Doutor e Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no Programa de Pós-Graduação em Educação, no qual está como Coordenador, e nas Licenciaturas em História e Música. Professor Formador na Universidade de Pernambuco (UPE). Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade EnsinE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação (GEPETHE). Pesquisador filiado à International Network for Theory of History. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria da História e Historiografia (SBTHH) desde 2012; da Associação Nacional de História (ANPUH), desde 2016; e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), desde 2022.

Abertura: Apresentação Musical com Vitória Veloso e Gabriel Moreira

Palestra: Tomás de Aquino em Chesterton

  • Dia

    Dia 23 de maio de 2024

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Alessandro Garcia

Alessandro Garcia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. É Professor de Sociologia no campus avançado Maricá do Instituto Federal Fluminense.

sexta-feira

Lançamento do livro: “Tomismo: chaves de leitura”

  • Dia

    Dia 24 de maio de 2024

  • Horário

    Às 09h30min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrantes:

Juvenal Savian

Juvenal Savian

Professor de História da Filosofia no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisa: filosofias desenvolvidas na Idade Média (especialmente a obra de Boécio de Roma) e formas do pensamento contemporâneo que mantêm relações de continuidade com filosofias medievais (sobretudo os inícios da fenomenologia e de modo particular o pensamento de Edith Stein e Karl Rahner).

Carlos Frederico Calvet da Silveira

Carlos Frederico G. Calvet da Silveira

Pós-Doutorando em Filosofia pela Universitat Autònoma de Barcelona. Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Mestrado pela mesma instituição (1987). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis. Vice-Diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Desde 2014, Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Retórica na Era Secular vinculado à Linha de Pesquisa fundamentos da justiça e dos direitos humanos do Programa de Pós-Graduação em direito da UCP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval.

Palestra: O Tomismo como perspectiva sapiencial

  • Dia

    Dia 24 de maio de 2024

  • Horário

    Às 10h45min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

J. J. Sanguineti

J. J. Sanguineti

Licenciatura em Filosofia e Letras iniciada na Universidade Católica Argentina (Buenos Aires) e concluída na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha). Professor Ordinário de Filosofia do Conhecimento na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (1990-2016). Desde 2016: Professor Emérito.

Abertura: Apresentação Musical com Jane Isidoro e Roberto Rabello

Palestra: A dignidade da razão humana e o horizonte ético pela via da prudência

  • Dia

    Dia 24 de maio de 2024

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso

Ministrante:

Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento

Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba – MG. Bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG. Licenciatura e Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ.

Outras informações:

Disponibilizaremos exclusivamente para os alunos da modalidade EAD do Centro de Teologia e Humanidades a transmissão ao vivo de todas as atividades. Os links serão divulgados por email.

Para o público externo de outras cidades interessado em participar disponibilizaremos o acesso virtual exclusivo. Para receber os links de acesso às transmissões, por favor, envie um e-mail para eventos@ucp.br.

*Os interessados em adquirir certificado de participação devem solicitá-lo através do e-mail eventos@ucp.br, efetuando o pagamento de uma taxa de R$43.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h