Universidade Católica de Petrópolis

6º Simpósio sobre
Educação 2022:

A importância da
memória no processo
da educação humana

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

Qual a importância e a função da Memória no processo da educação humana? Como ela contribui para o desenvolvimento da área intelectual, afetiva, religiosa e das relações? Qual é seu papel no processo de aprendizagem? Como considerar o papel da Memória e a utilização das novas tecnologias? Estas e outras questões serão abordadas no VI Simpósio sobre Educação. Participe você também.

Público-alvo

Professores, Profissionais da Educação e Pais/Responsáveis pelo aluno.

  • Data

    Dia 09 de julho de 2022

  • Horário

    De 08h30min às 12h30min

  • Local

    Salão Nobre - Campus Dom Veloso (Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis)

  • Valor

    R$40,00

Inscrições até o dia 07 de julho de 2022

Programação

Palestra: “Memória afetiva: a importância de retermos nosso aprendizado”

Luis Antônio Monteiro Campos

Professor

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986). Especialista em Logoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia, especialista em Psicologia Jurídica e Clínica pelo CFP. Atualmente é psicólogo licenciado da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e professor Universitário e Coordenador do Mestrado em Psicologia da UCP. Parecerista da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc da Sociedade Brasileira de Psicologia Social, Consultor ad-hoc Universidade Federal do Paraná. Foi Pparecerista do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Responsável pelo PPC dos Cursos de Gestão Hospitalar e Psicologia nas modalidades presencial e a distância. Professor e conteudista da modalidade a distância desde 2006.

Palestra: “Memória histórica: patrimônio e cidadania"

Mauricio Vicente Ferreira Junior

Professor

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Master of Arts - Museum Studies pela State University of New York (com bolsa de estudos do CNPq). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (IBRAM-MinC) e diretor do Museu Imperial desde 2008. Foi parecerista de projetos apresentados ao Fundo Nacional de Cultura, membro de comissões técnicas, consultor de diversas instituições e curador de mais de 30 exposições no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos, atuou como estagiário acadêmico na Old Merchants´s House, como pesquisador no Departamento de Arqueologia da New York City Landmarks Preservation Commission e membro do Grupo de Trabalho “Future search conference: managing the New York City´s archaeological resources (a vision for the 21st Century)”.

Palestra: “Memória litúrgica: fazer em memória de Cristo. A importância da memorização para os judeus e como os cristãos entendem a anaminesis”

Pe. Moisés Fragoso

Professor

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis(2007), graduação em Teologia pelo Seminário e Educandário Nossa Senhora do Amor Divino (2011). Mestrado em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneo S. Anselmo (2020), curso-técnico-profissionalizante em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (2013), curso-tecnico-profissionalizante em Regência Coral pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (2016). Tem experiência na área de Teologia.

realização

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h