“Infecção por HPV e câncer de colo de útero” é um projeto de extensão da UCP desenvolvido pelos alunos Giovanna Almeida Silva, Iane Laier Spagnolo, João Victor Oliveira Bastos Vilela do Carmo, Júlia Paixão Vicente, Lorraine Bastos Faraco, Sophia Wayand Mayworm e Vittoria Lissoni no segundo semestre de 2021 que tem como objetivo levar informação para mulheres que acabaram de iniciar a vida sexual sobre o vírus causador do – de acordo com o INCA – terceiro tipo de câncer mais incidente em mulheres no país; que pode ser transmitido mesmo com uso de preventivo, mas já há vacina e pode ser tratado e prevenido por exames anuais.
O HPV, ou Papilomavírus humano, é um vírus causador de IST extremamente comum no brasil; acredita-se que pelo menos 54,6% da população entre 16 e 25 anos esteja infectada por este vírus. O HPV pode ocasionar diversos quadros clínicos, desde verrugas nas mucosas oral, genital e anal, em casos mais brandos, até câncer, em casos mais severos, sendo o de colo de útero o mais comum. A principal via de contágio deste vírus é a sexual, podendo haver transmissão mesmo com o uso de preservativo. Contudo, apesar dos quadros graves que o HPV pode gerar, todos podem ser prevenidos e tratados quando diagnosticados de forma precoce, evitando que sejam agravados.
O intuito deste trabalho é levar informação acerca deste patógeno para jovens, principalmente mulheres, que acabaram de iniciar a vida sexual. É preciso enfatizar a importância da prevenção ao vírus por meio da avaliação médica regular e vacinação, visto que ainda não existem tratamentos que sejam capazes de eliminar completamente o vírus do organismo.
Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis, RJ – CEP 25610-130
Telefone: +55 (24) 2244-4000