Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

UCP recebe certificado de Instituição Solidária pelo trabalho de acolhimento e reconstrução da cidade após as chuvas

30 de novembro de 2022

Empatia, união e trabalho em equipe. É o que define a atuação da UCP após as chuvas que atingiram Petrópolis, em fevereiro deste ano, e deixaram um rastro de destruição em diversas regiões do município e mais de 230 mortes e três vítimas ainda desaparecidas, além de quase mil desabrigados e desalojados. O trabalho desempenhado organicamente pela Instituição, por meio de seus colaboradores, alunos e apoio da comunidade local, foi reconhecido pela Prefeitura de Petrópolis, com o certificado de Instituição Solidária.

O Selo Solidário Petrópolis foi entregue à UCP pelo empenho e esforço nas ações de acolhimento e reconstrução da cidade após as catástrofes climáticas de fevereiro e março de 2022. Um trabalho que representa a força do nosso brasão que traz a expressão em latim Non Excidet, não esmorecerás. Lema que nos guiou nesse momento tão difícil e que continuará guiando nossa comunidade e nossa Instituição.

A UCP atuou de forma rápida e enérgica tão logo a cidade foi surpreendida com a tragédia causada pelas fortes chuvas. No dia seguinte, os voluntários do projeto Juntos, desenvolvido por alunos e professores do curso de Psicologia da Universidade e que ajuda pessoas a lidarem com o alto nível de estresse, já estavam atuando com as vítimas da tragédia no local de acolhimento montado no Alto da Serra. No mesmo dia, a Instituição organicamente começou a receber itens em geral e iniciou o trabalho de repasse aos abrigos emergenciais e famílias afetadas pela tragédia.

PHOTO-2022-02-20-10-53-48 (2)

A Instituição também criou o programa UCP Petrópolis Resiliente com o propósito de fortalecer a resiliência da cidade, nas mais diversas áreas, em situações de emergência, crises e desastres, por meio de projetos, cursos de extensão, entre outras ações em prol da comunidade.

“Muitas vidas foram interrompidas e histórias de vida destruídas. A dor, o sofrimento, o medo e o desânimo se apoderaram de grande parte da população. No entanto, fui testemunha de algo verdadeiramente grandioso. Se a dor da perda era imensa, bem maior se manifestou a humanidade no coração e gestos de uma numerosa multidão de pessoas generosas. A atuação da UCP só foi possível graças ao engajamento de todos os envolvidos: colaboradores, alunos, a população e a todos que confiaram na UCP ao enviarem diversos caminhões com donativos de várias regiões do país”, destaca o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

UCP recebe certificado de Instituição Solidária pelo trabalho de acolhimento e reconstrução da cidade após as chuvas de fevereiro