Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Curso de Administração da UCP fala sobre gestão de produto com case de sucesso sobre a Fanta

27 de setembro de 2023

Para falar sobre gestão de produto, o curso de Administração da UCP recebeu, na noite desta terça-feira (26.09), o Gerente de Marketing da Coca-Cola Company, Vinícius Fiorini para apresentar um case de sucesso: a Fanta. Criada na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, a bebida tem no Brasil seu maior e principal consumidor. O profissional conversou com os alunos sobre a estratégia adotada pela multinacional na gestão do produto. O bate-papo aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso.

“A Coca-Cola no Brasil tem uma série de marcas. É óbvio que a marca Coca-Cola é a principal. Mas tem uma coisa muito curiosa: o Brasil no mundo é o país que mais consome Fanta. O Brasil é o top 1 em consumo de Fanta, comparado com os outros países e tem Fanta no mundo inteiro. Então é uma marca interessante para a gente entender, principalmente aplicada ao Brasil, o que acontece por trás disso; qual a estratégia que a gente adequa em relação a isso”, comenta Vinícius Fiorini, que é graduado em Administração de Empresas pela UCP, com especializações em Branding, Comunicação e Marketing.

Além de contar sobre a história do produto, e como se foi inserido e consolidado no mercado, em especial do Brasil, o profissional ainda compartilhou com o público – que atraiu alunos de todos os cursos de CCSA – sobre a estratégia adotada para aliar a marca a uma cultura ainda recente para o brasileiro.

“Trouxe os alunos para darem um mergulho na campanha de Halloween. O Halloween é um asset (ativo) que não é muito usado no Brasil. As pessoas estão aprendendo ainda sobre Halloween, mas o brasileiro é festeiro. É festa, o brasileiro gosta. E aí o que a gente quer fazer? A gente quer se associar à marca que trouxe e que se apropriou do Halloween no Brasil: quando as pessoas pensarem em Halloween, pensarem em Fanta. E na indulgência, na diversão que vem por trás dessa marca desse produto”, conta Vinícius que explica que este já é o terceiro ano da estratégia nesse foco.

“É uma construção. A ideia é que a gente continue com consistência fazendo os próximos anos. Mostrar como que é um plano 360 de uma marca grande como a Fanta aplicado a um asset (ativo) cultural, que é o Halloween, que é o que a gente está tentando fazer. Além disso, conto um pouquinho da estratégia da marca também, independente de Halloween. Porque não é Halloween o ano inteiro. Mas como que a gente posiciona uma marca dessa no mercado, o que acontece, como é que é o calendário de marca. Exatamente como é a gestão desse produto que é a Fanta”, explica o Gerente de Marketing que encerrou a palestra com um divertido sorteio de brindes.

Confira a galeria:

Curso de Administração da UCP fala sobre gestão de produto com case de sucesso sobre a Fanta