27 de outubro de 2025
Na noite da última sexta-feira (24.10), o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da UCP propôs um importante debate sobre O Preço do Algoritmo: Mídias Sociais, Saúde Mental e o Disparo dos Transtornos Alimentares. O evento, que aconteceu no Auditório 3 do Campus Dom Cintra, foi organizado pelas mestrandas do programa, Luciana Chaves e Lívia Maciel, sob a supervisão da professora do mestrado, Adriana Afonso.
A mesa-redonda reuniu especialistas das áreas da psicologia, medicina e nutrição para uma reflexão crítica e interdisciplinar no intuito de compreender como como a lógica algorítmica do engajamento — que privilegia conteúdos visuais e comportamentais associados à estética corporal — influencia a formação da identidade, o comportamento alimentar e a percepção de si mesmo.
“Abordar em perspectiva interdisciplinar (medicina, nutrição e psicologia) e interinstitucional os impactos das mídias sociais na saúde mental explicitados no aumento da ocorrência de transtornos alimentares predominantemente em meninas e mulheres, evidencia a necessidade de pesquisas cujos desdobramentos sejam a inovação de técnicas e a ressignificação das experiências psicossociais daqueles acometidos direta e indiretamente por esses problemas”, comenta a coordenadora do PPGPsi, Profa. Dra. Luciana Xavier Senra, ao pontuar o ganho na discussão com a integração da graduação e mestrado.
“Integrar os cursos de graduação e mestrado, nesse debate, reflete a preocupação com uma formação qualificada para assistência à saúde coletiva, qualidade de vida e bem-estar psicossocial tal como a UCP se norteia”, comenta.