11 de abril de 2025
Com grande repercussão pelo tema abordado que ganhou ainda mais ênfase pelo formato em plano-sequência com que retrata uma das fases mais complexas de um jovem, a minissérie da Netflix, Adolescência, foi tema de um importante debate promovido pela UCP, por meio do curso de Psicologia. O evento gratuito e aberto ao público lotou o Auditório 3 do Campus Dom Cintra, na noite desta quinta-feira (10.04), atraindo não apenas estudantes de Psicologia, como psicólogos, profissionais de outras áreas da Saúde, da Educação e, também, jovens do Ensino Médio.
A minissérie britânica conta a história de um garoto de 13 anos que é acusado de matar uma colega da escola, levando os investigadores do caso, a psicóloga e a família a questionarem o que aconteceu e motivo que o levou a cometer o crime. Adolescência coloca em debate os desafios dos jovens nessa fase, que se torna ainda mais desafiadora com o mundo virtual no qual estão imersos, discutindo os aspectos psicológicos, sociais e culturais.
Adolescência sob múltiplos olhares: o impacto da série no debate contemporâneo reuniu quatro profissionais multidisciplinares que propuseram uma discussão e reflexão a respeito do universo adolescente a partir dos conteúdos identificados na minissérie, analisando os grandes desafios a serem identificados no processo de formação dos jovens na era digital.
Para a coordenadora do curso de Psicologia da UCP e organizadora do evento, Prof. Me. Rosilene Ribeiro, a proposta do evento foi atingida com sucesso e vai ao encontro da missão extensionista da Universidade de levar conhecimento e proporcionar esse intercâmbio do saber.
“Promovemos essa mesa-redonda abordando a temática apresentada na série, que vem despertando um expressivo interesse social, especialmente voltado aos desafios impostos à formação e à saúde mental dos adolescentes na era digital. O evento atendia, ainda, à demanda apresentada pelos estudantes universitários, buscando também um diálogo qualificado com outros atores, como educadores, pais, adolescentes e demais interessados, no sentido de estimular o pensamento crítico a respeito das principais questões, personagens e narrativas da série sob diferentes perspectivas”, afirma.