20 de outubro de 2021
A UCP esteve representada em dois relevantes eventos de Psicologia, neste mês de outubro, com a participação de um aluno apresentando sua pesquisa de monografia. O estudante do 10º período, Luis Felipe da Silva Rodrigues, apresentou o trabalho Teoria da Mente em Crianças com Epilepsia: uma revisão sistemática.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno foi apresentado na XLIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, que aconteceu de 5 a 9 de outubro; e no 20° Congresso Internacional e Brasileiro de Neuropsicologia (SBNP), realizado de 4 a 9 de outubro. Ambos aconteceram no formato virtual.
O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática de estudos empíricos nacionais e internacionais que avaliaram a Teoria da Mente em crianças com Epilepsia, identificando as variáveis associadas ao déficit desta habilidade em tal população.
“A escolha do tema foi baseada na minha experiência no Estágio em Neuropsicologia no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, onde eu tive contato com pacientes com epilepsia. Durante o estágio, eu senti falta de pesquisas e investigações sobre a socialização desses pacientes. Buscando sobre o tema encontrei na literatura uma lacuna de pesquisas sobre a Teoria da Mente, que é a capacidade de inferir estados mentais a outras pessoas e a si, em crianças com epilepsia. Portanto, decidi realizar esta revisão sistemática, a qual poderá contribuir para futuras pesquisas e desenvolvimento de intervenções”, explica Luis.
O estudante já apresentou outros trabalhos em eventos acadêmicos quando era bolsista de Iniciação Científica, um dos tripés da Universidade que incentiva fortemente a pesquisa.
“Eu sempre digo que foi profª. Cleia Zanatta quem me apresentou a pesquisa e me introduziu nesse meio, principalmente em congressos nacionais. As apresentações do meu trabalho foram reflexos do que ela me ensinou e da ajuda de outros professores, como a minha orientadora profª. Pollyana Santos e a prof.ª Diana Ramos”, lembra o graduando em Psicologia da UCP, que destaca a relevância da sua participação em eventos acadêmicos.
“Apresentar o meu trabalho de conclusão de curso nos congressos é de extrema importância, pois, além de divulgar a ciência, estou representando a UCP, levando o que temos produzido para que outras pessoas possam conhecer. Além disso, o contato e a discussão com outros estudantes e pesquisadores é enriquecedor para a formação e para o desenvolvimento da pesquisa”, frisa Luis ao enfatizar o papel da UCP na sua formação.
“A UCP teve um papel fundamental na minha formação, pois foi através do curso de Psicologia que aprendi a base do conhecimento psicológico e do pensamento crítico. Além disso, a instituição através dos professores abriu diversas portas para desenvolver e buscar conhecimentos em outros lugares, como, por exemplo, o incentivo a participações em congressos, cursos de extensões e o estabelecimento de contatos com outros professores e estudantes de outras instituições. Desta forma, a minha formação atual é um conjunto de saberes desenvolvidos na UCP e a partir dela”, disse.