Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Alunos de Administração fazem visita técnica na Braziline, empresa licenciada na produção de blusas de times de futebol

17 de maio de 2024

Na última quarta-feira (15.05), os alunos do curso de Administração da UCP, das turmas presenciais e EAD, participaram de uma atividade externa rica em conhecimento a ser visto na prática. Eles conheceram a fábrica da Braziline, empresa sediada em Petrópolis que é licenciada para a fabricação de camisas de times de futebol nacionais e internacionais, como Barcelona e Paris Saint-Germain.

“A ideia dessa visita foi levar os alunos do curso e promover uma interação, uma conexão em especial com os alunos de ensino à distância. Fazer com que eles tenham contato com uma empresa, com uma indústria propriamente dita e ver como é que funciona, como é que a gente integra os conhecimentos recebidos em sala de aula com a aplicação prática disso”, comenta a Prof. Me. Márcia Julião, que acompanhou a visita técnica junto com o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e coordenador do curso, Prof. Me. Ueliton Leonídio, e a Profª. Drª. Carla Winter.

O roteiro da visita foi aberto com uma apresentação técnica das gestoras de RH da empresa, mostrando qual a missão, visão, valores. Como eles são usados e empregados no dia a dia da empresa.

“Uma das minhas disciplinas tem uma integração, que é a gestão de pessoal, onde a gente fala sobre o organograma. Eles apresentaram para turma o organograma da empresa, como é que eles funcionam. A integração entre departamentos, enfim, as lideranças de cada um dos departamentos. Quando a gente visitou a fábrica, ela tem dois turnos e por isso foi escolhida uma fábrica que pudesse demonstrar o processo produtivo na parte da noite. A gente viu, por exemplo, quadros de organização de tarefas, método kanban, que a gente também ensina na universidade”, explica Márcia, que destacou a importância dessas atividades.

“O objetivo principal é exatamente mostrar essa integração. Tudo aquilo que a gente aprende, tudo aquilo que a gente vê na teoria, como é que se materializa na prática. Então nós tivemos o acompanhamento da responsável, a supervisora de produção explicando, desde que um novo conceito, um novo modelo foi definido no departamento de engenharia de produção. Depois o passo a passo, até que aquela peça esteja produzida e disponível para a venda do cliente”, disse a docente.

Os alunos tiveram a oportunidade, ainda, de aprender sobre licenciamento com a empresa que nasceu em Petrópolis e é conhecida pela produção de camisas de times de futebol, inclusive de clubes internacionais.

“Eles não são um patrocinador que aparece lá na frente da camisa estampada. Mas eles são licenciados pelos clubes, inclusive o Barcelona. Explicaram um pouquinho do conceito de licenciamento também e como é que isso é disponibilizado depois para a venda nos torcedores. É uma empresa essencialmente petropolitana, que nasceu aqui na Rua Teresa e foi crescendo. Hoje vende para clubes internacionais, cresceu muito e é um orgulho para gente. Geradora de vários empregos”, salientou a docente.

Alunos de Administração fazem visita técnica na Braziline, empresa licenciada na produção de blusas de times de futebol