19 de dezembro de 2023
Como parte das atividades extensionistas que compõem o Projeto e Atividades de Extensão (PAE) da UCP, os alunos do curso de Biomedicina desenvolveram uma série de atividades com ações efetivas em prol da comunidade. Teve ciclo de encontros no Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis, o GAAPE, para compartilhar informações sobre temáticas variadas e até uma peça teatral criada pelos estudantes voltada para crianças na faixa etária de 6 e 7 anos, e que foi apresentada em duas escolas do município.
No GAAPE, os alunos do 8º período promoveram três encontros: um voltado para os jovens e dois dedicados a cuidados para os responsáveis, compartilhando informações sobre alguns assuntos importantes, como meningite, sobre o Outubro Rosa e prevenção ao câncer de mama e sobre autocuidado, com dicas e orientações com a pele, especialmente a do rosto.
Já os estudantes do 4º período criaram, produziram e atuaram na peça teatral com uma abordagem lúdica sobre cuidados de higiene, vacinação e micro-organismos. Com direito à confecção de figurinos para ilustrar as personagens, o teatro foi apresentado nas escolas Instituto Social Afonso Santos (ISAS) e no SESI. E a experiência foi muito aprovada pelos alunos envolvidos.
“Quando nos foi proposto o projeto pela professora Adriana, a princípio nós deveríamos ensinar para as crianças abordagens importantes do nosso dia a dia em relação a microbiologia, como boas práticas de higiene para proteger a nossa saúde. Nosso grupo se reuniu muitas vezes para conversarmos sobre esse trabalho, até que surgiu a ideia de produzirmos um pequeno teatro que contasse essa história. Assim seria mais fácil de passar as informações para as crianças e, claro, de uma forma muito mais divertida. Foi uma experiência incrível ver o quanto as crianças estiveram curiosas o tempo inteiro durante a apresentação e fazendo várias perguntas”, conta a futura biomédica, Júlia Francisco grata com o trabalho desenvolvido
“Receber o abraço das crianças no final fez valer a pena cada tempo investido nesse projeto para que ele pudesse ser realizado. O apoio das professoras Adriana, Camila e Rebeca também foi fundamental, desde o desenvolvimento do texto teatral até os ajustes finais. Acredito que cumprimos com o nosso objetivo de levar o conhecimento a nossa sociedade, de uma forma lúdica e completamente divertida”, disse.
Concorda com ela a estudante de Biomedicina, Cecília Xavier.
“Eu acho que foi uma experiência muito importante, porque a gente pode mostrar para as crianças a importância de se cuidar, de terem cuidado com a sua saúde. A gente também conseguiu ver as diferenças entre as escolas que a gente apresentou o nosso projeto. E por isso também pretendemos expandir para escolas mais carentes. Porque conseguimos ver uma grande diferença entre escolas que têm mais acesso e as escolas que as crianças são de uma condição socioeconômica diferente. A gente pretende expandir isso para as crianças das escolas mais carentes, porque às vezes elas não têm tanto acesso a essas informações básicas”, conta a jovem, que entende que os pequenos conseguem entender melhor numa linguagem voltada para eles.
“Algumas crianças, a gente pensa que elas não sabem tanto, mas elas sabem muito, têm bastante conhecimento e elas gostam muito. Eu acho que essa forma mais interativa de explicar na forma de um teatro ajuda mais a entenderem. Não só entenderem, mas também guardarem aquilo como uma experiência visual que elas conseguem ter lembranças e conseguem absorver mais a informação. A gente também pretende expandir esse projeto, adicionar informações que possam ajudar a gente a contribuir cada vez mais para o aprendizado das crianças”, explica.