Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Alunos de Direito da UCP simulam júri sobre caso de tentativa de feminicídio

21 de junho de 2022

Tradição no curso de Direito da UCP, os alunos da graduação realizaram, nesta segunda-feira (20.06), mais um júri simulado de um caso real. Eles simularam o julgamento de uma tentativa de feminicídio, representando a defesa e a acusação, debatendo todas as questões pertinentes ao caso.  A atividade, que foi aberta ao público, aconteceu no Salão Nobre do Campus Dom Veloso.

O caso simulado trata-se uma tentativa de feminicídio, duplamente qualificado, entre um casal. Inicialmente, o marido agrediu sua mulher com socos e pontapés e depois desferiu golpes de faca contra a vítima, que foi levada ao hospital e sobreviveu. O que se discutiu no processo era o motivo fútil, ciúmes, primeira qualificadora do crime. E se esse crime teria sido praticado no âmbito de uma relação doméstica-familiar, que qualifica como feminicídio. A discussão dos estudantes abordou se havia de fato a intenção do agressor em matar a companheira ou se era uma mera intenção de causar a lesão corporal. A conclusão do júri foi a intenção do dolo de matar.

“Essa prática é importante, é uma prática simulada, mas que traz para o nosso aluno um pouco daquele dia a dia, da prática do Direito, seja da advocacia, do Ministério Público ou da magistratura. E que nós reputamos isso como fundamental para sua formação adequeda do nosso aluno que estará, após sua formação, atuando na prática jurídica e no dia a dia do Direito”, comentou o diretor do CCJ e coordenador da graduação em Direito da UCP, Prof. Maurício Pires Guedes.

Confira a galeria:

Alunos de Direito da UCP simulam júri sobre caso de tentativa de feminicídio