13 de agosto de 2025
Três estudantes de Engenharia da UCP apresentaram, nesta terça-feira (12.08), na Rio Innovation Week, um projeto de startup aprovado em um edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O trio foi selecionado na primeira etapa do programa HUB RJ Startup 2025: Apoio à difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro.
Com apoio do Governo do Estado, o edital proporciona aos contemplados abrirem uma startup na área de Inteligência Artificial (IA). Foram mais de 500 inscrições, com 231 projetos selecionados e o FitIA: um aplicativo de Treinamento Inteligente, da equipe da UCP, está entre os 15 selecionados de Petrópolis. Os alunos Robson da Cruz Augusto, do 9º período de Engenharia Elétrica, Daniel Lima e Bernardo Zocatelli, do 5º período de Engenharia da Computação, apresentaram o projeto no evento carioca a convite da Faperj.
Agora, o trio vai participar, ao longo de 12 semanas, do Programa Avançado de Formação Empreendedora (PAPE), sem ainda receber o recurso financeiro. Eles participarão de treinamentos, consultorias e atividades afins de assuntos diversos como, técnicas de gestão, validação da ideia e construção de plano de negócios. Se aprovados nas próximas fases, o projeto pode receber recursos financeiros de até R$ 80 mil.
“Um amigo me procurou com uma ideia para ser desenvolvida através de Inteligência Artificial. Eu sabia que os meninos conseguiriam desenvolver o projeto e que tinham tempo e vontade para isso. Convidei meu amigo e eles. Decidimos, então, que o melhor era a gente montar uma startup porque o projeto tem um potencial muito mais comercial do que acadêmico. Essa pegada de desenvolver tecnologia e inovação em tempo real, juntando universidade e mercado, é o futuro. Esse resultado mostra que as pesquisas e os estudantes da UCP estão alinhados com a cena atual do mundo”, comenta a professora Ana Carolina Carius, orientadora da equipe.