04 de setembro de 2023
Depois de quatro anos sem acontecer, por conta da pandemia, os Jogos Intercursos da UCP voltaram com tudo neste ano e com grande adesão dos estudantes que prestigiaram o evento dentro e fora da quadra. Foram dois finais de semana intensos de jogos em seis modalidades que reuniram as atléticas e alunos de diferentes cursos para interagirem e trabalharem o espírito de equipe. As partidas aconteceram nos dias 26 e 27 de agosto e 02 e 03 de setembro no Centro Poliesportivo, no Bingen. Mais uma vez, a Atlética Imperial de Direito foi a campeã geral dos jogos, seguida da Atlética de Educação Física e em 3º lugar a Atlética de Engenharia.
“Os alunos começam a participar já na organização do evento. Principalmente, os presidentes das atléticas são muito participativos na formulação do regulamento; na ajuda para fazer o chaveamento; sorteio; discussão de regra. Eu acho bastante importante para a universidade, porque é um evento que traz os alunos não só para a participação, mas para a construção do evento”, comenta o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Cristiano Queiroz, que destaca o papel da atividade para os jovens.
“Entendo que seja um evento que os alunos presam muito, não só por estarem aqui, mas por participarem nessa organização também. Acho que é importante para o desenvolvimento da afetividade, na amizade entre eles, que a gente observa que isso se fortalece bastante nesse período”, disse o professor, que foi homenageado pelas atléticas por sua dedicação e empenho pelo evento.
Os Jogos Intercursos são organizados pela graduação em Educação Física em parceria com a Pastoral da Universidade e Atléticas.
“O mais importante que eu vejo é manter uma tradição da UCP, que sempre foi privilegiar o momento do esporte. Isso desde o tempo do Padre Aguiar. Então, por isso que nós, como pastoral universitária, retomamos esse costume de congregar e o esporte é a melhor maneira de congregar, de unir. Não é apenas disputa pela disputa, mas é um congraçamento. E a experiência tem mostrado que sempre é muito bom esse momento de Intercursos”, salienta o Capelão da Universidade e coordenador da Pastoral da Universidade, Pe. Carlinhos.
Para os estudantes, mais do que a disputa, este é o momento de se unir e interagir.
“A importância da participação dos alunos é a integração. A gente tem que se integrar. Tudo bem, tem rivalidade em quadra, mas a gente tem que se integrar. Todo mundo tem que conversar entre si, para ajudar. Até a gente com a Comissão de Organização, com o Tide e o padre Carlinhos, temos que conversar, tem que ter mais essa troca. É uma coisa que ajudou muito”, comenta o aluno de Educação Física, João Gabriel Almeida Santos Souza Lima, o Pagé, que sempre participou da atividade, mas este ano pela primeira vez na organização a frente da Atlética do curso.
Confira os resultados: