Universidade Católica de Petrópolis

UCP inaugura exposição que retrata a história e revitalização da fachada do Campus Dom Veloso

NOTÍCIAS UCP UCP inaugura exposição que retrata a história e revitalização da fachada do Campus Dom Veloso 25 de março de 2026 A fachada de um prédio vai muito além da sua arquitetura. Ela conta histórias, guarda as recordações e a memória desse local, que é construída dia a dia. E é exatamente o que revela a exposição Fachada Viva: Arquitetura, Memória e Pertencimento, aberta nesta terça-feira (24.03), no Auditório do Campus Dom Veloso da UCP. A mostra audiovisual retrata o processo de revitalização da fachada do prédio principal do campus que foi o cenário perfeito para a apresentação do Coral e Orquestra da UCP em uma tarde cheia de memória e cultura. As festividades contaram com a presença do Grão-chanceler da Universidade, o bispo diocesano, Dom Joel Portella; do presidente da Fundação Cultural Dom Cintra, Pe. Carlos Luna; do reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa; do vice-reitor, maestro Marcelo Vizani; do pró-reitor administrativo, Anderson de Souza Cunha; do assessor de relações intermunicipais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Denys Carvalho; do chefe de Escritório Técnico da Região Serrana-Petrópolis do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Marcel Victal de Pinho Santos; Cecília Félix de Paiva, também do Iphan; da chefe do escritório regional do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em Petrópolis, Patrícia Carvalho Hugueney; do secretário do Instituto Municipal de Cultura e Esporte do município, Adenilson Honorato; e do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior. Também estiveram presentes os professores da Universidade Católica de Petrópolis, Vinícius Furtado da Rosa e Ana Kyzzy Fachetti, responsáveis técnicos da obra. “Minha primeira palavra é gratidão por essa etapa que, hoje concluída, é oferecida à comunidade acadêmica, em primeiro lugar, por meio da comunidade acadêmica à cidade de Petrópolis e, se me permitem, por meio de Petrópolis a todo mundo que de alguma maneira tem sua vida ligada a esta Universidade. Ouvindo a música, tratando tão bem dos ouvidos, presenteamos também os olhos com esse prédio, que sonhado há tanto tempo e agora restaurado, cuidado em sua fachada, é sinal daquilo que acaba acontecendo em cada espaço desse. É uma casa que precisa ser preservada. Se preservamos patrimônio, é porque preservamos pessoas. E se cuidamos das pessoas, precisamos cuidar do lugar onde elas estão”, afirmou Dom Joel Portella. O vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani, celebrou o resultado do trabalho iniciado em agosto do ano passado e agradeceu por todo empenho de todos os envolvidos no processo de revitalização da fachada e da realização da exposição inaugurada na tarde desta terça. “Hoje celebramos mais do que a recuperação de uma fachada. Celebramos a preservação da nossa história, da nossa identidade e da memória que este espaço representa para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade”, disse. Público poderá conferir a exposição até maio A exposição propõe um olhar sensível e reflexivo sobre a centenária fachada do Campus Dom Veloso como patrimônio material e simbólico – lugar de memória da vida universitária da UCP, mas também de toda a comunidade petropolitana. Ao longo de décadas, o local foi cenário de formaturas, registros de trabalhos acadêmicos, eventos de extensão universitária e atividades abertas à comunidade externa, afirmando sua identidade e consolidando sua história e função social. Com conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan e Inepac, a revitalização da fachada foi possível graças ao investimento de R$ 400 mil, recurso conquistado por meio de edital para execução de projetos de preservação e restauro de bens culturais tombados pelo Inepac, oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Na mostra, o público poderá fazer uma viagem no tempo, acompanhando fotos históricas do campus, fragmentos do processo de revitalização da fachada até sua apresentação renovada. A exposição Fachada Viva: Arquitetura, Memória e Pertencimento está em cartaz no auditório do Campus Dom Veloso e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. Confira a galeria:

Estudantes da UCP são recebidos com música nos campi no concerto de boas-vindas

NOTÍCIAS UCP Estudantes da UCP são recebidos com música nos campi no concerto de boas-vindas 19 de março de 2026 Como tradição, o início do semestre letivo na UCP é marcado com música. Os estudantes foram recebidos pelos grupos musicais da Universidade, o Coral e Orquestra da UCP, no Concerto de Boas-vindas. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (17.03) e quarta (18.03), respectivamente, nos campi Dom Cintra e Dom Veloso. Os corredores e jardins foram tomados por canções do cinema, com o clássico Circle of Life, do desenho animado O Rei Leão; o tema do sucesso Game of Thrones; e a divertida Happy, da animação Meu Malvado Favorito. Confira a galeria: Imagens: Rogério Tosta

UCP recebe Medalha Koeler pelos serviços prestados a Petrópolis

NOTÍCIAS UCP UCP recebe Medalha Koeler pelos serviços prestados a Petrópolis 13 de março de 2026 Homenagem foi concedida pela Câmara Municipal durante solenidade comemorativa pelos 183 anos da cidade A Universidade Católica de Petrópolis recebeu, no último dia 11 de março, a Medalha Koeler no grau Cruz de Distinção, durante solenidade promovida pela Câmara Municipal de Petrópolis em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis, em comemoração ao 183º aniversário de Petrópolis. A cerimônia marcou também a retomada da tradicional homenagem, que não era realizada desde 2020 em razão da pandemia do coronavírus. A Cruz de Distinção homenageia pessoas e instituições que contribuíram de forma especial para o progresso, desenvolvimento ou história da cidade de Petrópolis. A honraria à UCP foi oficializada por meio da Resolução nº 21, de 29 de janeiro de 2026, da Câmara Municipal, que aprovou a proposta de autoria do vereador Thiago Damasceno. Economista formado pela própria universidade, o parlamentar está em seu terceiro mandato no legislativo municipal. A Instituição foi representada na solenidade pelo Reitor, Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, e pelo Pró-Reitor Administrativo, Anderson de Souza Cunha. Segundo o Reitor, a homenagem representa o reconhecimento do papel que a instituição desempenha na cidade ao longo de sua história. “Recebemos com profunda gratidão e honra esta homenagem que tem um significado muito especial para nossa Instituição, pois representa o reconhecimento público do serviço que a Universidade procura prestar à cidade de Petrópolis por meio da educação, da formação humana e da promoção do conhecimento”, afirmou. Fundada em 1953, a Universidade Católica de Petrópolis mantém uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento regional, formando gerações de profissionais e contribuindo ativamente para a vida social, científica e cultural da cidade. “Esta distinção é também um estímulo para continuar nossa missão educativa com ainda maior dedicação, conscientes de que a educação é um serviço fundamental à sociedade e um caminho para a construção de um futuro mais humano e solidário” completou o Reitor. Confira a galeria: Imagens: Rogério Tosta

UCP e Diocese de Petrópolis promovem evento acadêmico sobre a Campanha da Fraternidade

NOTÍCIAS UCP UCP e Diocese promovem evento acadêmico sobre a Campanha da Fraternidade 10 de março de 2026 A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e a Diocese de Petrópolis realizaram, na noite de 9 de março, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, que este ano tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O evento acadêmico, no Salão Nobre do Campus Dom Veloso, teve início com a missa, na Capela Nossa Senhora de Sion, e foi concluído no Salão Nobre, com a palestra “Sustentabilidade na moradia é gerar felicidade, inteligência e espiritualidade”, com o professor Kurt Bergan. Durante a palestra, o professor apresentou vários projetos e modelos de moradia, apontando alguns problemas na execução e forma de realizar alguns, que deveriam oferecer a dignidade de moradia, prevista na Constituição Brasileira e refletida na Campanha da Fraternidade. O professor apontou, entre outros problemas, o deslocamento de população para regiões onde o poder público oferece moradias populares, porém sem nenhuma estrutura, como posto de saúde, escola, comércio, entre outros. O que, na sua opinião, gera novos problemas. A missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, além da celebração da Campanha da Fraternidade, também foi em ação de graças pelos dois anos de sua posse na Diocese de Petrópolis, ocorrida em 9 de março de 2024. Dom Joel agradeceu a todas as manifestações de carinho, ressaltando mais uma vez que foi ele quem recebeu o presente, ao ser nomeado para Petrópolis. Os dois momentos contaram com a presença do Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo Cesar, do Reitor da UCP, Padre Pedro Paulo, do reitor do Seminário Diocesano, Padre Luiz Henrique, e vários sacerdotes, além dos seminaristas e pró-reitores da universidade. O vereador Thiago Damaceno, representando o Legislativo Municipal, participou dos eventos, assim como representantes de algumas instituições ligadas à UCP e à Diocese. Campanha da Fraternidade 2026: Fraternidade e Moradia “Ele veio morar entre nós” Em sua fala no Salão Nobre da UCP, Dom Joel explicou que a Campanha da Fraternidade é “o jeito brasileiro de viver a Quaresma”, unindo fé e compromisso com a realidade do povo: “A Campanha da Fraternidade ajuda a quaresma a não se restringir apenas à dimensão religiosa. O ser humano é integral: ama, sonha, chora, ri. E a Campanha trabalha com esse ser humano integral.” Dom Joel lembrou que o grande objetivo da Campanha é o bem comum: “Diante de Cristo, é pecado não pensar nas outras pessoas. Se uma pessoa sofre, todas sofrem. É Cristo sofrendo nelas.” Falando do tema deste ano, moradia, o bispo destacou que a casa é muito mais que um bem material: “Falar de moradia é falar de algo profundamente humano, pois a casa é lugar de proteção, espaço de família, fonte de vínculos, sinal de dignidade.” O texto-base da Campanha chama a atenção, entre outras realidades, para a população em situação de rua e para as condições precárias de moradia em muitas regiões do Brasil. Dom Joel recordou também os desafios da nossa Região Serrana, marcada por tragédias ligadas às chuvas e à ocupação de áreas de risco. Um dos frutos concretos da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as missas do Domingo de Ramos, cujos recursos apoiam projetos sociais ligados ao tema da moradia digna. Encerrando sua fala, Dom Joel fez um convite a toda a Diocese: “Peço que Deus abra os nossos corações para a caridade, atitude própria do cristão e da cristã, ainda mais em tempos de quaresma.” Fonte: Diocese de Petrópolis Confira a galeria:

Semestre letivo é iniciado com receptivo dos novos alunos e Semana da Integração dos professores

Magia natalina embala o 50° Concerto de Natal da UCP – Copy Está oficialmente aberto o semestre letivo de 2026.1 na UCP! Nesta segunda-feira (09.02), os novos alunos da graduação foram recebidos pela Reitoria e coordenação dos cursos em um momento exclusivo para os calouros. O encontro, tradicional no calendário da Instituição, reserva o primeiro dia de aula restrito aos novos estudantes como forma de boas-vindas, para que conhecem as instalações da Universidade, em seu respectivo campus, e seus coordenadores. Também marcando o início das aulas, de 02 e 06 de fevereiro, aconteceu a Semana de Integração dos professores. A abertura, no dia 02, teve uma missa em ação de graças, seguida de um encontro com o Reitor e um momento de descontração entre os docentes. Ao longo dos dias, os professores passaram por reuniões para alinhamento das atividades, atualizações, cursos e capacitações para se prepararem para mais um semestre letivo. Está oficialmente aberto o semestre letivo de 2026.1 na UCP! Nesta segunda-feira (09.02), os novos alunos da graduação foram recebidos pela Reitoria e coordenação dos cursos em um momento exclusivo para os calouros. O encontro, tradicional no calendário da Instituição, reserva o primeiro dia de aula restrito aos novos estudantes como forma de boas-vindas, para que conhecem as instalações da Universidade, em seu respectivo campus, e seus coordenadores. Também marcando o início das aulas, de 02 e 06 de fevereiro, aconteceu a Semana de Integração dos professores. A abertura, no dia 02, teve uma missa em ação de graças, seguida de um encontro com o Reitor e um momento de descontração entre os docentes. Ao longo dos dias, os professores passaram por reuniões para alinhamento das atividades, atualizações, cursos e capacitações para se prepararem para mais um semestre letivo. NOTÍCIAS UCP Semestre letivo é iniciado com receptivo dos novos alunos e Semana da Integração dos professores 10 de fevereiro de 2026 Está oficialmente aberto o semestre letivo de 2026.1 na UCP! Nesta segunda-feira (09.02), os novos alunos da graduação foram recebidos pela Reitoria e coordenação dos cursos em um momento exclusivo para os calouros. O encontro, tradicional no calendário da Instituição, reserva o primeiro dia de aula restrito aos novos estudantes como forma de boas-vindas, para que conhecem as instalações da Universidade, em seu respectivo campus, e seus coordenadores. Também marcando o início das aulas, de 02 e 06 de fevereiro, aconteceu a Semana de Integração dos professores. A abertura, no dia 02, teve uma missa em ação de graças, seguida de um encontro com o Reitor e um momento de descontração entre os docentes. Ao longo dos dias, os professores passaram por reuniões para alinhamento das atividades, atualizações, cursos e capacitações para se prepararem para mais um semestre letivo. Confira a galeria:

UCP promove 1º Simpósio de Saúde no Esporte reunindo profissionais interdisciplinares

NOTÍCIAS UCP UCP promove 1° Simpósio de Saúde no Esporte reunindo profissionais interdisciplinares 03 de dezembro de 2025 Durante todo o sábado (29.11), profissionais interdisciplinares da área da saúde se reuniram no 1º Simpósio de Saúde no Esporte da UCP, promovido pela Universidade em parceria com a Atlética de Fisioterapia. Realizado no Auditório 3 do Campus Dom Cintra, o evento ofereceu um espaço qualificado para a ampliação do conhecimento e o aprofundamento das discussões relacionadas às práticas esportivas e de promoção da saúde. A proposta do evento foi reunir profissionais, pesquisadores, estudantes e atletas com intuito de fortalecer o diálogo interdisciplinar e fomentar reflexões que contribuam para o avanço científico e técnico na área. Temas essenciais, como prevenção de lesões, otimização do desempenho esportivo, processos de recuperação, inovação tecnológica e estratégias de bem-estar aplicadas ao contexto esportivo foram abordados no simpósio. “A realização do 1º Simpósio de Saúde no Esporte da UCP trouxe para todos os participantes temas e debates atuais e relevantes no que se refere à prática de esportes e atividades físicas, sob o aspecto da saúde do atleta ou praticante, assim como também da atuação dos profissionais na área. Conseguir reunir num mesmo evento profissionais de renome da nossa cidade e também do Rio de Janeiro, e ainda de diferentes áreas, indica o comprometimento do evento com a interdisciplinaridade”, pontua o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UCP e coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Sandro Emília Vieira. Ele ressalta a relevância dessa troca de conhecimento no evento, com profissionais atuantes que compartilharam a teoria aplicada à vivência no mercado. “Com a participação de fisioterapeutas, psicólogos, profissionais da Educação Física, nutricionistas e médico, as palestras, rodas de conversas e mesa redonda trouxeram aos participantes excelentes conteúdos baseados tanto nas evidências científicas quanto nas práticas profissionais de cada palestrante”, frisa ao destacar, ainda, a iniciativa dos estudantes na organização e realização do evento, o que já demonstra um grande diferencial dos alunos e futuros profissionais. “Vale exaltar e propagar para toda comunidade acadêmica um fato importante e de muito destaque nesse 1º Simpósio, que a ideia original, iniciativa, organização e apresentação do evento foi toda desenvolvida pelos alunos da Atlética do curso de Fisioterapia da UCP. Com total eficácia, os alunos organizadores prezaram pela qualidade do evento e ao final, atingiram com êxito seus objetivos”, destaca Sandro. Confira a galeria:

UCP se destaca no Guia da Faculdade com 15 cursos classificados com quatro estrelas

NOTÍCIAS UCP UCP se destaca no Guia da Faculdade com 15 cursos classificados com quatro estrelas 04 de novembro de 2025 Refirmando o compromisso com a excelência no ensino, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacou, mais uma vez, no Guia da Faculdade com 15 cursos sendo reconhecidos com quatro estrelas, sendo três deles os únicos de Petrópolis com essa classificação. A avaliação, divulgada no final de outubro, é a maior pesquisa de opinião do Ensino Superior brasileiro promovida pelo portal Quero Bolsas em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão). A instituição petropolitana teve 22 cursos avaliados, entre bacharelados e licenciaturas, nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD). Outras seis graduações da Universidade receberam três estrelas. “Participamos do Guia da Faculdade desde o início, sempre com resultados muito expressivos, comprovando os nossos esforços de mantermos a tradição da nossa Instituição, empenhados em oferecer uma formação de excelência aos nossos estudantes. E mais uma vez a avaliação mostrou isso. Nossos cursos estão entre os melhores do Estado e isso, para nós, é recompensador e motivador para aprimorarmos e melhorarmos sempre”, comenta o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani. Entre os destaques dos cursos da UCP que receberam quatro estrelas estão Publicidade e Propaganda, Fisioterapia e Psicologia, únicos de Petrópolis com essa classificação. Além deles, também receberam quatro estrelas os cursos de Administração (presencial e EAD), Ciências Econômicas, Filosofia (licenciatura e bacharelado), Relações Internacionais, Teologia (presencial), Educação Física, Engenharias de Produção e Mecatrônica, História (EAD) e Pedagogia (EAD). Os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharias Civil, de Computação e Elétrica receberam três estrelas.   Para participar, a instituição deve ser cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e ela será analisada a partir do seu projeto pedagógico, com as características da proposta de ensino do curso; o perfil dos professores vinculados ao curso e a infraestrutura, avaliando condições de materiais e equipamentos oferecidos. Nesta edição, foram avaliadas mais de 22 mil graduações em todo o Brasil.

Estudante de Educação Física da UCP é campeã sul-americana de LPO

NOTÍCIAS UCP Estudante de Educação Física da UCP é campeã sul-americana de LPO 08 de outubro de 2025 Com uma trajetória de atleta que já acumula vitórias, a estudante do 6º período de Educação Física da UCP, Júlia Satyro, conquistou recentemente mais uma. Ela é campeã sul-americana de Levantamento de Peso Olímpico (LPO). A jovem levou para casa nada menos que três medalhas – ouro no arremesso, prata no total olímpico e bronze no arranco – no Campeonato Sul-Americano Sub-20, que aconteceu no último dia 17 de setembro, em Guayaquil, no Equador. “Foi meu primeiro Campeonato Sul-Americano, o que deixou tudo ainda mais especial. Foi uma experiência inesquecível, porque além de representar o Brasil, consegui trazer resultados expressivos logo na minha estreia nesse campeonato, e me tornei medalhista internacional”, comemora a atleta federada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP). Júlia começou no esporte como ginasta, o que despertou o interesse pela carreira na Educação Física e no alto rendimento. Mas foi quando conheceu o CrossFit que foi apresentada ao Levantamento de Peso Olímpico e se apaixonou pela modalidade, que hoje é destaque. “Hoje sou campeã brasileira Sub-20 e vice-campeã brasileira adulta, além de ter competido o Mundial Sub-20 (6º lugar no arremesso) em Lima, no Peru. Cada etapa tem sido um aprendizado enorme e me motiva a continuar evoluindo”, comenta Júlia, que já tem disputa próxima em vista: o Campeonato Brasileiro Sub-20 que acontece em Três Rios, no Rio de Janeiro, no próximo dia 16 de outubro. E entre um campeonato e outro, a estudante da UCP se dedica em aprimorar a sua formação para unir as duas paixões: a Educação Física e o LPO. “Desde que fui ginasta, sempre tive o sonho de me formar nessa área. O esporte transformou minha vida, então escolhi o curso como forma de unir paixão e profissão. Estar na Educação Física me ajuda muito como atleta, porque consigo entender melhor os processos do treinamento, do corpo e da recuperação. O conhecimento que ganho na faculdade eu aplico diretamente na minha vida esportiva. Ao mesmo tempo, ser atleta me torna uma estudante e futura profissional mais completa, porque trago para a sala de aula a vivência prática de alto rendimento. É uma troca constante: o curso agrega ao meu esporte, e o esporte agrega à minha formação acadêmica”, afirma.

Semana Acadêmica do CCS reúne especialistas em áreas diversas em cerca de 30 atividades

NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CCS reúne especialistas em áreas diversas em cerca de 30 atividades 15 de setembro de 2025 Durante seis dias, o Centro de Ciências da Saúde da UCP reuniu especialistas das mais distintas áreas para momentos de muita troca e aprendizado com temas atuais na Semana Acadêmica, que encerrou no sábado (13.09). A programação com cerca de 30 atividades voltadas para os quatro cursos – Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física – aconteceu no Campus Dom Cintra, Centro Poliesportivo, no Bingen, e no Clube Petropolitano, no Valparaíso. A Semana Acadêmica do CCS teve início na segunda-feira (08.09) com a missa de abertura e a mesa-redonda interdisciplinar Inteligência Artificial no Contexto da Saúde: Limites e Oportunidades. Ao logo da semana, alunos, profissionais e interessados nas temáticas puderam conferir mesas-redondas, rodas de conversa, palestras, minicursos e oficinas práticas, como as de tênis, beach tennis e pickleball. A programação também contou com apresentação de trabalhos na Jornada de Iniciação Científica. “Oferecemos aos nossos alunos, professores e demais participantes excelentes atividades, com palestrantes reconhecidos em suas áreas por trabalhos científicos e práticos de alta qualidade. Mas o que realmente nos deixa realizados é a participação efetiva dos nossos discentes. Uma semana dedicada a eles e com o envolvimento dos mesmos, tanto na organização quanto na excelente presença durante as atividades”, destaca o diretor do CCS e coordenador do curso de Fisioterapia da UCP, Prof. Me. Sandro Emílio Vieira, ao destacar o envolvimento dos estudantes. “Além das participações nas apresentações, nossos alunos palestraram, apresentaram os palestrantes, apresentaram seus trabalhos científicos oralmente ou através de pôsteres, debateram em rodas de conversas ou mesas-redondas. Enfim, fizeram parte de todo processo. E assim, só podemos agradecer a todos os envolvidos por mais essa Semana Acadêmica”, disse. Confira aqui todos os momentos Confira a galeria:

Centenas de alunos do Ensino Médio vivenciam um dia no universo das profissões no UCP Portas Abertas

NOTÍCIAS UCP Centenas de alunos do Ensino Médio vivenciam um dia no universo das profissões no UCP Portas Abertas 02 de setembro de 2025 14ª edição do evento reuniu, nesta terça-feira (02.09), estudantes da rede pública e privada de ensino no Campus Dom Cintra Que tal ser, por um dia, perito criminal e solucionar um desaparecimento usando os conceitos da Biomedicina para seguir pistas e analisar evidências? Ou controlar um mini braço robótico apenas com gestos da mão, usando tecnologia de visão computacional. Essas foram algumas das experiências vivenciadas por centenas de estudantes do Ensino Médio, da rede pública e privada, que participaram, nesta terça-feira (02.09), do UCP Portas Abertas. A 14ª edição do tradicional evento de orientação de carreiras, promovido pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), aconteceu no Campus Dom Cintra, atraindo escolas do município e de outras cidades. Ao longo de toda a manhã, os estudantes puderam explorar em 30 espaços uma diversidade de mais de 40 atividades, com jogos, simulações, palestras e encontros práticos e dinâmicos envolvendo os 25 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Por meio de experiências imersivas, eles conheceram os cursos, seus coordenadores, alunos e o leque de possibilidades de profissões que cada um oferece.  “Não temos dúvida do papel social do UCP Portas Abertas como um programa educacional. O que, na verdade, para nós é um grande orgulho do que construímos ao longo de 14 edições e de como contribuímos na vida de tantos estudantes para uma escolha mais assertiva. Esse evento mostra, a tantos jovens, não apenas as possibilidades de ingressarem no Ensino Superior, com uma variedade de oferta de áreas com grande empregabilidade. Mas, sobretudo, de cursarem em uma instituição com tradição, valores e excelência no ensino”, destaca o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani. Evento ajuda jovens na escolha de suas carreiras As múltiplas possibilidades que o Ensino Superior oferece foi o que atraiu o aluno da 3ª Série do Ensino Médio do Ciep Cecília Meirelles, em Corrêas, Guilherme Volpato Pedroso. “É uma experiência muito boa para mim. Eu gosto muito da parte de Engenharia, principalmente a Mecânica, Mecatrônica e da Computação. E são muito interessantes. E aqui, a UCP ensinou sobre algumas áreas desses cursos. E uma das melhores experiências para mim foi a programação e aprender um pouco sobre a área de código, de HTLM e JavaScript”, contou o rapaz. Assim como ele, o estudante da 3ª Série do PRW, em Petrópolis, Lucas Senna, também veio ao UCP Portas Abertas para esclarecer as dúvidas sobre qual área da Engenharia seguir. “Aqui tem várias Engenharias que eu quero fazer. Estou achando a experiência muito legal. Várias coisas que eu não sabia. Tirei minhas dúvidas sobre matérias, tudo e mais um pouco. Está sendo uma experiência muito legal”, comemorou. Os 280 quilômetros de distância não foram empecilho para um grupo do Colégio Delta, em Quissamã, no Norte Fluminense, elencar a UCP como escolha para o seu futuro. As jovens da 2ª Série, Julia Neves, Analua Lopes e Julia Esteves, aproveitaram ao máximo a programação. “Achei muito incrível as atividades de Biomedicina, onde a gente soube um pouco mais sobre alimentos transgênicos. Teve premiação, ganhei minha bolsinha e o segundo lugar. Adorei! Uma experiência incrível”, disse Julia Esteves, que já tem interesse em Biomedicina e Relações Internacionais e considera a possibilidade de cursar a UCP. Mesmo já com um curso definido, o Direito, as estudantes da 3ª Série, Flávia Marinho e Maria Amália Lopes, fizeram questão de explorar a programação. Elas são do Colégio Delta, da unidade de Três Rios, presente em outras edições do Portas Abertas. “Nós sempre quisemos vir no evento. Porque aqui, a UCP deixa a gente aproveitar bastante. Podemos ir em qualquer área que a gente quiser e sempre é muito bom. Queremos o Direito, mas Biomedicina despertou interesse”, disseram. Confira aqui os momentos! Confira a galeria: