Universidade Católica de Petrópolis

Novos alunos da UCP são recebidos pela Reitoria e coordenação em dia exclusivo para calouros

NOTÍCIAS UCP Novos alunos da UCP são recebidos pela Reitoria e coordenação em dia exclusivo para calouros 04 de agosto de 2022 O segundo semestre de 2022 começou nesta quarta-feira (03.08), na UCP, com a chegada dos novos alunos. Os estudantes participaram do tradicional receptivo, um momento exclusivo dos calouros para uma interação com a coordenação e Reitoria. O encontro aconteceu no Campus Dom Veloso, para alunos do CCJ, CTH, CCSA e Psicologia; e no Campus Dom Cintra para os estudantes dos demais cursos do CCS e CEC. “Hoje temos mais de 30 cursos, entre presenciais e à distância. Há 10 anos, quando assumi a Universidade, uma das minhas metas, exatamente pensando na qualidade dos cursos, era que alcançássemos 100% do nosso corpo docente de mestres e doutores. Este ano atingimos a meta. Todos os nossos professores são doutores ou pelo menos mestres. E isso é muito interessante, pois traz a vocês a possibilidade de um aprendizado sustentado de forma bastante científica e de maneira rigorosa, em questão do conhecimento técnico que vão precisar”, destacou o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao contar um pouco da história da Universidade e destacar o diferencial dos alunos formados na UCP. “Mas também coloquei nas minhas metas, que o estudante formado na UCP pudesse estar em grau de vantagens quando estivesse competindo com alguma vaga profissional. Por isso vocês terão aqui não só a qualidade técnica, mas também o conhecimento humanístico, que ajudará na questão do olhar da pessoa humana”, completou. Confira a galeria:

Curso de Educação Física da UCP recebe o fundador do método Ginástica Natural, Alvaro Romano

NOTÍCIAS UCP Curso de Educação Física da UCP recebe o fundador do método Ginástica Natural, Alvaro Romano 09 de maio de 2022 Na última sexta-feira (06.05), o fundador do método Ginástica Natural, Alvaro Romano compartilhou com os alunos de Educação Física e Fisioterapia da UCP, além do público em geral, sobre essa especialidade, que já foi aplicada no treinamento de soldados das forças especiais americanas e de agentes do FBI, DEA e SWAT em Washington, nos Estados Unidos, e aqui, no Brasil, faz parte do treinamento dos oficiais do exército brasileiro. O bate-papo sobre Ginástica Natural, empreendedorismo e novas tendências, promovido pela Universidade, aconteceu no Auditório III do Campus Dom Cintra. Alvaro é graduado em Educação Física e ficou conhecido por fundar e introduzir essa modalidade focada em exercícios que trabalham o peso do corpo do praticante, não sendo necessário o uso de aparelhos de musculação. Há 15 anos ele mora entre o Brasil e Estados Unidos, sendo um dos maiores especialistas em treinamento de atletas de alta performance, qualidade de vida, saúde e longevidade. Aos 66 anos, Alvaro reúne no currículo palestras para grandes empresas e está presente nas maiores convenções e eventos de Educação Física, Fisioterapia e bem-estar ao redor do mundo. Seu método é utilizado por campeões mundiais de surfe, como John John Florence e o brasileiro Adriano de Souza, e lutadores como Vítor Belfort e Rodrigo Minotauro. Romano ministrou cursos de certificação e palestras em 38 países ao redor do mundo. Na UCP, ele apresentou a modalidade aos alunos e contou sobre suas experiências e trajetória, despertando nos estudantes as oportunidades da área que podem surgir a partir de iniciativas empreendedoras com novas tendências. No sábado (07.05), alguns alunos ainda participaram do seminário prático realizado por Alvaro, que aconteceu no CT do Bairro no Prado, em Corrêas. O coordenador da graduação em Educação Física da UCP, Cristiano Queiroz, resumiu o que o nome Alvaro Romano representa nessa área. “O professor Alvaro foi o fundador desse método, desenvolvido por ele para melhorar o seu condicionamento físico, tendo em vista que ele era um lutador leve e já começou a lutar em uma idade avançada que os demais. Então ele viu a importância da preparação física para poder lutar de igual para igual com os atletas. Depois se formou em Educação Física e foi aprimorando o seu método, que foi sendo aplicado em atletas de luta e surfe, campeões mundiais”, explica Cristiano ao destacar a trajetória cercada de novos desafios. “Logo ele desafiado pelo fisioterapeuta do Ronaldo Fenômeno e Romário a trabalhar com reabilitação desses atletas e passa a desenvolver seu trabalho também para essa demanda. Aos 50 anos se muda para os EUA para levar a Ginástica Natural para o mundo. Em San Diego, na Califórnia, formou instrutores de Ginástica Natural de mais de 50 países e viajou por quase 40 países ensinando o método. Por isso que é relevante trazer um profissional que é um expoente na Educação Física e que tem uma interface muito bonita na Educação Física e Fisioterapia”, frisou o docente. Confira a galeria:

CCS da UCP promove ciclo de palestras sobre Políticas Públicas de Saúde

NOTÍCIAS UCP CCS da UCP promove ciclo de palestras sobre Políticas Públicas de Saúde 19 de novembro de 2021 Fazer um raio-x e saber como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) pode ajudar a entender onde ficam os gargalos desse que é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UCP promoveu um ciclo de palestras que abordarão temas relacionados a Políticas Públicas de Saúde. Os encontros on-line, abertos ao público, aconteceram nos dias 4,11 e 18 de novembro com transmissão ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube. O ciclo de palestras encerrou nesta quinta-feira (18.11) fazendo um Panorama da vigilância em saúde no município de Petrópolis. “Falar sobre a vigilância em saúde considero um debate importante até pela atualidade. Porque um dos pilares da vigilância em saúde é a vigilância epidemiológica, a quem está competindo nesse momento de pandemia o diagnóstico, planejamento das ações, controle e registro de casos da doença, assim como o monitoramento de outras doenças de notificação. E toda comunidade da saúde precisa saber quem são esses tipos de vigilância, tendo em vista que para atuar nesses vários tipos de vigilância em saúde você pode ter diversos profissionais”, explica o professor do CCS, o enfermeiro Ricardo Patuléa, que organizou as palestras com objetivo de apresentar aos alunos e toda comunidade um panorama real da saúde pública. https://www.youtube.com/watch?v=dlrcS2eMz_c&list=PLKZvwM-SzXYUUBVWpovZ9P2bELOo90O50&index=2 Os temas abordados nos demais encontros foram os Impactos da judicialização no Sistema Único de Saúde (SUS) e os Impactos dos modelos de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Os encontros fazem parte de uma ação integradora da disciplina de Políticas Públicas de Saúde, que abrange cursos do CCS, e vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela Universidade em oferecer aos alunos conhecimento além da sala de aula. Por meio dos professores, as aulas são enriquecidas com eventos que trazem profissionais atuantes no mercado a fim de compartilharem suas vivências. O ciclo de palestras do CCS pode ser assistido no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:

UCP se destaca no Guia da Faculdade, com cursos entre os melhores do estado

NOTÍCIAS UCP UCP se destaca no Guia da Faculdade, com cursos entre os melhores do estado 26 de outubro de 2021 Foram avaliados 23 cursos; graduação em Fisioterapia subiu no ranking e Música e Teologia estreiam com 4 estrelas Mais uma vez a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) comprovou a qualidade dos seus cursos na maior pesquisa de opinião do Ensino Superior brasileiro, o Guia da Faculdade, ficando entre as melhores do estado do Rio de Janeiro. A instituição petropolitana teve avaliadas 23 graduações, nas modalidades presencial e à distância, incluindo bacharelados e licenciaturas. O destaque deste ano foram os cursos de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que subiu no ranking recebendo agora 4 estrelas; e os de Música e Teologia, do Centro de Teologia e Humanidades (CTH), que estrearam no guia com essa mesma avaliação. Para participar da pesquisa, que é elaborada em parceria pelo portal Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, a instituição de ensino superior (IES) precisa ser cadastrada no Ministério da Educação; ter a titulação de bacharelado ou licenciatura e ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados. Mais de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro analisaram quesitos como qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura de cerca de 16 mil IES. Os cursos da UCP que receberam 4 estrelas foram Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Econômicas; Educação Física; Filosofia (bacharelado e licenciatura); História (presencial e EAD); Letras; Pedagogia (presencial e EAD); Psicologia e os destaques que foram o curso de Fisioterapia, que subiu no ranking; e os cursos de Música e Teologia, avaliados pela primeira vez. “Conseguimos empatar com as duas federais que oferecem esse curso no Estado do Rio e ficamos à frente das licenciaturas de diversas universidades públicas de outros estados. Apenas cursos de licenciatura em Música de duas universidades no Brasil tiveram avaliação acima da nossa. Parabéns a todos os professores, alunos do curso e a equipe UCP”, comemorou o maestro Antônio Gastão, coordenador do curso de Música da UCP. Compartilha com ele sobre a realização do trabalho desenvolvido no curso, a coordenadora de Fisioterapia, Prof.ª Ave Regina de Azevedo Silva. “Foi com muita alegria que recebemos essa avaliação de 4 estrelas no Guia da Faculdade. Toda a equipe da UCP está sempre empenhada para obter excelentes resultados”, disse. Com avaliação de 4 estrelas pelo terceiro ano consecutivo, a vice-diretora do CCS e coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Rosilene Ribeiro, atribui o resultado com satisfação por toda história e tradição de 68 anos da UCP e do curso, que completou 45 anos em 2021. “Estamos muito felizes e orgulhosos, pois é o reconhecimento pelo trabalho competente e dedicado que a UCP vem realizando ao longo de todos esses anos. Neste ano que o curso de Psicologia comemora 45 anos, não poderíamos receber melhor presente. Somos um curso que se envaidece por sua tradição e pelo seu compromisso com as transformações sociais e pelas grandes demandas sociais. E por isso contamos com a credibilidade e confiabilidade dos nossos estudantes e comunidade”, ressaltou. Os cursos que receberem 3 estrelas foram Biomedicina; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; as engenharias Civil; Elétrica; Mecatrônica; Mecânica; de Computação; de Produção e Relações Internacionais

Semana Acadêmica do CCS promove debates em diversas áreas em mais de 50 atividades

NOTÍCIAS UCP Semana Acadêmica do CCS promove debates em diversas áreas em mais de 50 atividades 30 de agosto de 2021 Programação on-line e aberta ao público aconteceu de 23 a 28 de agosto Mais de 50 atividades, entre palestras, mesas-redondas e minicursos, que abordaram diversos temas de diferentes áreas da saúde foram oferecidas para o público durante a Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da UCP 2021. Uma vasta programação, que aconteceu on-line com transmissão ao vivo pela TV UCP, o canal da Universidade no Youtube, e pelo Zoom terminou no último sábado (28.08). Durante seis dias, questões da Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia ficaram em foco na programação, que discutiu assuntos atuais, como a saúde mental do atleta de alto rendimento; Fisioterapia aquática para parkinsoniano; Epigenética Forense; Psicossomática Lacaniana; Neurociências e Olimpíadas; além de assuntos relacionados à covid-19 que não ficaram de fora. https://www.youtube.com/watch?v=fUu0FfikiwU&list=PLKZvwM-SzXYUKl3BZVl82W13eJtaMvF27&index=1 “É com muita felicidade e satisfação que realizamos nossa 15ª edição da Semana Acadêmica do CCS com temáticas atuais voltadas aos nossos cursos, visando a capacitação profissional e crítica dos nossos estudantes e ex-alunos da UCP. Nos honra a possibilidade de oferecermos esse evento de forma gratuita para toda comunidade, fazendo com que a Universidade realmente integre, capacite e gere conhecimento compartilhado com todo esse público”, destaca a diretora do CCS e coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Adriana Afonso. Os eventos oferecidos na Semana Acadêmica do CCS 2021 podem ser assistidos no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:

Ex-aluno da UCP é medalha de ouro nas Olimpíadas

NOTÍCIAS UCP Ex-aluno da UCP é medalha de ouro nas Olimpíadas 9 de agosto de 2021 O profissional de educação física Gustavo Leal levou a medalha como auxiliar técnico da seleção brasileira olímpica Pela primeira vez, um petropolitano fez história no esporte ao levar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio e o nome da Cidade Imperial para o mundo. Gustavo Leal é profissional de educação física formado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e conseguiu o feito como auxiliar técnico da seleção brasileira olímpica, que venceu a competição no último sábado (07.08). “Gustavo sempre foi um excelente aluno. Sempre teve foco na parte esportiva. Sempre gostou de futebol. Um aluno bastante dedicado e empolgado com a Educação Física. Eu ministrava várias matérias práticas e ele participava muito ativamente de todas as aulas. Quando fui orientá-lo na monografia, ele já estagiava nessa área e já tinha traçado que a carreira dele seria no futebol”, lembra Janine Meirelles dos Santos, professora da UCP e orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do treinador. Gustavo ingressou na graduação em Educação Física da UCP em 2005. A paixão pelo esporte, no entanto, vem desde a infância, ainda na escola. E o sonho de trabalhar com o que mais amava se concretizou. O petropolitano atuou como auxiliar técnico e treinador em diversos clubes, com passagens pelo Botafogo F. R., Serrano F.C., Quissamã F.C., Fluminense F. C., neste atuando como preparador físico, e até no exterior, com o STK Fluminense Samorin, que é uma filial europeia do Fluminense na Eslováquia. “Desde pequeno sempre soube que queria isso para a minha vida. Durante um período trabalhei com a natação também. Fui atleta durante um tempo e depois treinador. Voltei para o futebol em 2006 e nunca mais mudei”, conta o profissional de educação física ao lembrar que foi na graduação na UCP onde teve sua primeira oportunidade. “Foi através de um panfletinho que o coordenador da graduação levou para os alunos de um curso que teria em Xerém, de captação de estagiários para que pudéssemos ir lá. E foi ali a minha porta de entrada para um clube grande”, explica Gustavo, que fala da importância de uma formação sólida para alcançar os objetivos profissionais. “Para mim foi muito importante a graduação em Educação Física, pois foi o que me abriu as portas lá atrás, não só pelo conhecimento que eu tive, pela didática e pela certificação, mas também pelo network que eu fiz com os professores da graduação”, destaca Gustavo Leal. O ex-aluno da UCP já era uma promessa de sucesso para os professores que acompanharam desde o início a sua trajetória. “A lembrança que tenho do Gustavo é literalmente no futebol. O garoto do futebol. Tudo que você pode imaginar relacionado ao futebol, o Gustavo estava lá. Ele foi um dos meninos que fez uma das primeiras monografias falando sobre o futebol de campo. Um aluno sempre muito participativo, muito antenado com os eventos esportivos e da própria universidade. Sempre na liderança do que vertia sobre a prática do futebol dentro da universidade. Desde muito novo a gente já falava na faculdade que ele seria sucesso. Ficamos muito felizes”, comenta Fabiana Scartoni que também foi professora do medalhista.

Palestra na TV UCP fala de inclusão por meio da prática de esportes na natureza

NOTÍCIAS UCP Palestra na TV UCP fala de inclusão através da prática de esportes na natureza 24 de junho de 2021 A prática de esportes, além dos benefícios já conhecidos para a saúde, também é uma importante ferramenta de inclusão. O curso de Educação Física da UCP falou, nesta quarta-feira (23.06), sobre o tema, abordando a inclusão através da prática de esportes na natureza. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da universidade no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=-dzddCV_txg No evento on-line, a professora Andréa Rodrigues Portugal, compartilhou com o público um pouco da sua experiência com os esportes na natureza para pessoas com deficiência. Na palestra ela mostrou as possibilidades de desenvolvimento das modalidades no mar, como canoagem e standup padle para deficientes visuais, físicos, cognitivos e portadores de distúrbios mentais. A palestra Inclusão através da prática de esportes na natureza pode ser assistida no canal da Universidade no Youtube. Confira a galeria:

Faperj abre inscrição para bolsas de Iniciação Científica

NOTÍCIAS UCP Faperj abre inscrição para bolsas de Iniciação Científica 20 de maio de 2021 A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Faperj, já está com inscrição aberta para bolsas de Iniciação Científica destinadas a alunos da graduação. Esta será a única chamada neste ano, de acordo com o edital que a partir de agora prevê apenas uma seleção anual do programa. O objetivo do programa é estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural; além de incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado. Os interessados têm até 29 de junho para a submissão das propostas online. Mais informações no edital ou pelo e-mail propep@ucp.br.

UCP ganha nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

NOTÍCIAS UCP UCP ganha nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC 23 de abril de 2021 Instituição está entre as universidades privadas com maior nota no país; resultado foi divulgado oficialmente nesta sexta-feira (23.04) A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) está entre as universidades particulares do Brasil com maior nota – nota 4 – no Índice Geral de Cursos (IGC), uma avaliação anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que engloba todas as instituições de Ensino Superior do país, submetidas ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A nota máxima é 5. O resultado foi divulgado oficialmente nesta sexta-feira (23.04) pelo órgão do governo federal e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio dessa avaliação, é possível conhecer o desempenho das instituições – que incluem universidades, centros universitários, faculdades, além de institutos federais e centros federais de educação tecnológica. A Católica de Petrópolis é credenciada como universidade por oferecer cursos de graduação, programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorado), desenvolvendo obrigatoriamente, atividades de ensino e, também, de pesquisa e extensão. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições públicas e privadas, considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. O IGC é a média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação das instituições, baseada no último ciclo do Enade, que mensura o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação; e também leva em consideração outros dados como o corpo docente, organização didático pedagógica e infraestrutura. “A nota 4 que a UCP conquistou indica, efetivamente, o aumento da qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu”, comentou o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, destacando o empenho de todos dedicado à Instituição, que resultou na nota 4 do IGC. “É gratificante estar à frente de uma Instituição que cresce em qualidade a cada ano ao longo de quase sete décadas, fruto de uma educação católica comprometida com a formação integral da pessoa humana e o bem da sociedade, e do verdadeiro empenho e dedicação de nossos eficientes colaboradores, gestores e coordenadores dos cursos de graduação e de programas stricto sensu que, comprovadamente, são eficazes nos seus trabalhos. Em nossa Instituição, buscamos sempre a excelência, solidariedade, inovação, ética, verdade e tradição. São nossos valores. Nessa oportunidade agradeço a todos da comunidade UCP”, finalizou.

Docentes se preparam para início de mais um ano letivo

NOTÍCIAS UCP Docentes se preparam para início de mais um ano letivo 10 de fevereiro de 2021 O ano de 2020 pode ser resumido como um ano de desafios, mas principalmente de superação em todas as áreas, especialmente quando se fala em educação. Depois de vencer este ano tão marcante, os docentes da UCP se preparam para o início de mais um ano letivo, que teve início nesta quarta-feira (10.02), ainda de maneira remota. Durante três dias, os professores participaram de encontros e reuniões durante a Semana de Integração, que foi realizada virtualmente. A programação começou na segunda-feira (09.02) com a missa em ação de graças e uma reunião com a Reitoria, diretoria dos centros acadêmicos e dos cursos de pós-graduação. “Iniciamos nosso ano letivo e hoje, de maneira muito particular, a Semana de Integração a fim de que o Senhor possa iluminar nossa vida e nossas atividades inspirando de forma corajosa e criativa mais um ano com os desafios que se apresentam devido à pandemia com as suas consequências”, disse o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao abrir a reunião na segunda. Na ocasião, o Reitor fez um balanço do ano passado, desde o momento em que todos foram surpreendidos com a publicação do decreto que suspendia as aulas presenciais e todas as decorrências da pandemia, como as transformações que todos, colaboradores, professores e alunos, precisaram passar para se adequar às necessidades da situação. “Tivemos que nos reinventar diante dos novos desafios impostos pela covid-19. Desconcertados, tivemos que abandonar muitas coisas necessárias para lecionarmos até então. Tivemos que empreender caminhos rumo a um mundo pouco conhecido para muitos de nós. Mas, como a família de Nazaré, a família UCP não caminhou sozinha. Caminhamos na companhia de Jesus, guiados pelo Senhor com espírito confiante, abertos às novas tecnologias e avanços da ciência nos meios de comunicação”, lembrou o padre, destacando a atuação incansável de todos na busca da melhor forma de continuar com o ensino de excelência da UCP em todos os seus formatos, seja no presencial ou remoto. Como é tradição, as aulas dos novos alunos começaram nesta quarta-feira (10.02), em um dia exclusivo quando terão um encontro virtual com seus coordenadores, e na quinta-feira (11.02) terá início, oficialmente, o ano letivo para todos os alunos. Confira a galeria: